terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cinema na Sala de Aula - 01

Em minha ainda pequena experiência como Professor, eu já percebi a utilidade de recursos audiovisuais, principalmente filmes, como complemento aos assuntos transmitidos, mas também já percebi que geralmente ocorre uma má utilização desse recurso, com a utilização de filmes inapropriados que são incapazes de gerar uma discussão, um debate posterior, o que acaba tornando a experiência apenas em mais uma forma de "encher linguiça" por parte do professor!
Portanto, resolvi criar a coluna "Cinema na Sala de Aula" onde periodicamente vou fazer um comentário sobre um filme que pode ser utilizado em determinado assunto, abordando o que o professor deve explorar, e sempre que possível, postar um que não se deve em hipótese alguma ser utilizado. Espero que seja útil para você que é docente, e se você é aluno, recomende para o seu professor. vamos ao primeiro filme.

Disciplina: Biologia
Assunto: Genética
Filme que você deve utilizar: Gattaca - Experiência Genética, 1997, dirigido por Andrew Niccol.


Por quê utilizar: O filme aborda um futuro próximo no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios como forma de excluir qualquer tipo de má formação ou risco de adquirir doenças futuras, as pessoas concebidas de maneira natural são consideradas "inválidas", sofrendo exclusão pela sociedade. O personagem principal Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque como astronauta em uma agência espacial, escondendo sua verdadeira origem.
A partir do enredo do filme, é possível começar um ótimo debate sobre as implicações morais e éticas que a manipulação genética de seres humanos podem causar, no caso do filme , esse sistema criou novas espécies de castas e divisões sociais, onde os "perfeitos" assumem os cargos de melhor valor agregado, e os "imperfeitos" acabaram sendo relegados aos serviços inferiores, como os faxineiros da empresa em que vincent trabalha.
Por isso, também é uma boa sugestão para uma aula de Sociologia, onde seria possível provocar nos alunos uma analogia entre as divisões de classes existentes hoje, e também entre o sistema de controle-social imposto pelo governo representado no filme, com os muitos exemplos de totalitarismo que já presenciamos.

Filme que você não deve utilizar: A Ilha, 2003, dirigido por Michael Bay.


Quem já assistiu o filme já sabe que ele pouco ou nada tem de interessante para o assunto, é apenas um longa de ação razoável que utiliza o tema clonagem humana como argumento, mais acreditem, já soube de professor de Biologia que o utilizou em sala de aula, e sabe qual foi o comentário feito por ele para os alunos ao término do filme? "- Já pensou se existissem tantos clones assim no mundo?" e só, portanto não cometam o erro de aceitar recomendações sobre esse filme, porque eu sei que professor também tem isso, pode surgir alguma coisa que o impeça de dar aula, então para não dispensar os alunos, resolve passar um filme, quando não tem opção, passa o primeiro filme que cair em suas mãos.

2 comentários:

  1. gattaca é muito bom, principalmente pelo clima de retro-futurismo dele....os realizadorem afirmaram mais tarde, porém, que o retro-futurismo do filme se deve ao fato da falta de verba para realização do mesmo... = /

    ResponderExcluir
  2. é verdade, o diretor era estreante, não consegui verba suficiente, mas conseguiu ótimos atores que é bem melhor!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...