quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cinema na Sala de Aula - 02

Indicado para professores que desejam incrementar suas aulas, mas você que é aluno pode recomendar para o professor, e ganhar a confiança dele! rsrsrs.

Disciplina: História
Assunto: Pré-História
Filme que você deve utilizar: A Guerra do Fogo, 1981, dirigido por Jean-Jacques Annaud


Por quê utilizar: É o filme que apresenta os primeiros passos para a civilização humana da maneira mais realista possível, acompanhando a descoberta do fogo por um grupo de neanderthais, o filme tem o cuidado de mostrar, que não foi um evento isolado, mostrando corretamente que a descoberta surgiu em vários grupos de nômades, em diferentes épocas, assim Annaud apresenta diferentes raças humanas coexistindo (hoje apenas nós, Homo Sapiens Sapiens sobrevivemos, mas já convivemos com o neanderthal e outras raças que foram extintas), inclusive com diferentes níveis de tecnologia, assim uns já tem o domínio do fogo, enquanto outros grupos sabem manusear, mas não sabem "criar" dependendo de incêndios naturais ou de "roubar" a chama de outras tribos, os produtores tiveram inclusive o cuidado de contratar especialistas em linguagem para criar dialetos rústicos para serem utilizados pelas diferentes tribos, tornando o filme essencialmente visual, sem diálogos compreensíveis. talvez todo professor de História já conheça ou tenha ouvido falar de A Guerra do Fogo, portanto eu resolvi comentá-lo, mais como uma forma de não esquecerem a existência dele, visto que recentemente, estreou uma super produção sobre o tema, que pode ofusca-lo, este filme é o que eu comento agora.

Filme que você não deve utilizar: 10.000 A.C., 2008, Dirigido por Roland Emerich


Por quê não utilizar: Este talvez, seja o caso do filme que mais assassina a história da humanidade, distorcendo e criando situações absolutamente inverossimeis, para começar a tribo protagonista do filme, diferente do capricho da outra produção, fala inglês! argh..., em determinado momento somos apresentados a um tigre dente de sabre bem maior do que ele era na realidade, e acompanhamos a construção das pirâmides do egito 7.000 anos antes de tal fato ter ocorrido e com a ajuda de mamutes que não existiam na região, além de se equivocar geograficamente, já que a tribo do filme segue em uma jornada na direção norte, chegando em um destino impossível de ser alcançado por aquele caminho, em fim, o filme é até meia-boca se você se diverte com efeitos especiais bacanas como eu, mas se o que você pretende é educação, passe longe dele, e fique com A Guerra do Fogo.

Um comentário:

  1. rs é verdade...informação verídica passa lonnnnnge. Mas o filme até que dá para assistir...tem uma certa dose de emoção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...