O primeiro post deste blog não poderia ser outro, um breve comentário sobre o filme que dá nome ao blog, dirigido por Robert Wiene em 1919, é o pai do cinema de horror, fazendo parte da corrente artística denominada de expressionismo, que falando genericamente buscava imprimir em suas obras o estado emocional do ser humano, ao invés da realidade, tem como representante mais famoso o quadro de Edvard Munch, O Grito, e na minha humilde opinião, O Gabinete do Dr. Caligari é o equivalente cinematográfico daquele quadro.
Tudo em Caligari é expressão: os cenários, pintados por artistas expressionistas são distorcidos, e confusos, o roteiro foi baseado nas experiências traumaticas do autor durante a primeira guerra mundial, as atuações pra quem não está habituado, soarão exageradas ao extremo, caricatas, mas também faz parte do contexto, afinal o nome do movimento advém de "expressão".
Ideal para professores utilizarem em sala de aula (em literatura ou história
Como o filme já está em domínio público, você pode assistí-lo completo clicando aqui, abaixo a sinopse:
Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.
Toda semana, novas recomendações de filmes!!!
Só passando para dizer que adorei teu blog! Acabei de descobrir ele e já li todos os posts "numa tacada só"!
ResponderExcluirSaudações de uma admiradora da sétima arte, em especial de expressionismo alemão e Tim Burton (e das relações entre eles)!!