sábado, 31 de outubro de 2009

Lista de Cinema 09 - Frases Marcantes de início de Filmes

Obs. Essa lista talvez, seja a mais estranha que eu já postei, mas ela é interessante para mostrar que alguns filmes ganham o nosso interesse, conseguem levar-nos à uma imersão total a história logo no primeiro diálogo, talvez tenham outras até melhores, porquê é bem difícil de lembrar de diálogos específicos, mas são essas frases que logo me vieram a mente assim que pensei na lista.

TOP 5 - Frases/Diálogos iniciais marcantes de filmes.

5º - Beleza Americana, American Beauty, EUA, 2000 - "Meu nome é Lester Burham. Está é a minha vizinhaça e está é minha casa. Tenho 42 anos de idade. Em menos de um ano estarei morto. É claro que ainda não sei disso. De certa maneira, eu já morri." Iniciar uma história contando o final, já se tornou clichê, mas nesse caso, da um destaque especial a trajetória que o personagem de Kevin Spacey irá percorrer durante o filme!
4º - Amadeus, Iden, EUA, 1984 - "Mozart! Mozart! perdoe o seu assassino! eu confesso, eu o matei!, sim, eu o matei! ...Mozart! me perdoe! perdoe ao seu assassino! Mozart!" Este fascinante filme de Milos Forman, já começa nos apresentando de maneira complexa e intrigante o seu protagonista, sim, apesar do filme ser uma biografia de Wolfgang Amadeus Mozart, o centro da história é o amor/ódio que Antonio Salieri sente pelo compositor.
3º - Apocalypse Now, Iden, EUA, 1979 - "Saigon... Merda! Ainda estamos em Saigon!" Depois de iniciar com a excelente canção "The End" do grupo The Doors, Coppola nos prende a atenção de vez com essa frase que dará o tom infernal do resto do filme!


2º - Trainspotting, Iden, Inglaterra, 1996 - "Escolha uma vida, escolha um emprego, escolha uma família, uma carreira, uma televisão bem grande, máquina de lavar, carros, cd player, abridor de lata elétrico... por que eu ia querer isso? preferir não ter uma vida, preferir ter outra coisa! E os motivos? Não há motivos, pra quê motivos se você tem heroína?" Imagine que este é o primeiro parágrafo de um livro que você começou a ler agora, e aí? você já não está interessado na história?
1º - O Poderoso Chefão, The Godfather, EUA, 1972 - "Eu acredito na América" (Coppola novamente! ) a frase aparentemente simples que abre o melhor filme de todos os tempos, ganha imensa proporção quando analisada ao fim da trilogia, que além de ser um estudo sobre a maior instituição da humanidade (não estou falando da máfia, e sim da família) é também uma brilhante analogia com a história dos Estados Unidos da América.

E então? quais outros filmes iniciam com frases marcantes?

17 comentários:

  1. Hum... excelente seleção!
    Tem o brasileiro, "Memórias póstumas de Brás Cubas", a versão cinematográfica do clássico machadiano!
    __
    http://planetabandonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Prefiro a frase do Primeiro Chefão, de todas pra mim é amelhor.

    ResponderExcluir
  3. Me identifico muito com a frase de Beleza Americana,bem o clima dos meus contos lá no http://oficinamissoes.blogspot.com/ .
    Cara vou te linkar lá meu.Sou muito reticente quanto a isso,pois sou um chato.Tenho uma meia duzia no máximo(quatro de amigos mesmo),mas venho acompanhando teu blog e realmente gostando muito das postagens acerca de cinema,desde o nome,esse classico do horror.Não sei se ja postou mas as melhores trilhas sonoras do cinema caem bem.Abrç!

    ResponderExcluir
  4. não podia faltar magnolia! as frases iniciais do narrador são incriveis, mas concordo com trainspotting no segundo lugar e poderoso chefão no primeiro. sublimes filmes, ótima lista :)

    ResponderExcluir
  5. Nina,
    Bem lembrado, a narração inicial de magnólia (que aliás é um dos meus filmes prediletos) é perfeita e merecia um lugar na lista, fica então a menção...

    ResponderExcluir
  6. O texto do "Beleza Americana" é ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Isso disperta curiosidade em quem ainda não os assistiu (eu)... Mas eu acho que seria interessante se vc colocasse frases de reflexões, que poderia se enquadrar não apenas nos filmes em que são ditas...
    Ah, isso não é uma critica, mas um pedido ;)
    Adoro frases de filmes..

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. muito legal essas frases ,

    dentro todas gosto mas a de Amadeus e do Poderoso Chefão

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a lista. Acho essencial para um filme começar com uma grande fala ou uma grande música. É a forma mais rápida e direta de conquistar o espectador desde o princípio, e daí até ele embarcar no resto da história que você quer contar é um pulo.

    ResponderExcluir
  10. cliquei só pra ver se poderoso chefão estava em primeiro. ;D lembrei na hora do filme

    ResponderExcluir
  11. A única coisa que mudaria na lista é colocar Trainspotting em primeiro. Ainda não assisti Amadeus.

    ResponderExcluir
  12. em Vanilla Sky

    "open your eyes"

    ResponderExcluir
  13. Tenho mais um para se reunir aos do Coppola:

    "Meu nome é Don juan DeMarco. Sou o filho do grande espadachim Antonio Garibaldi DeMarco, tragicamente morto defendendo a honra de minha mãe, a bela Doña Inez Santiago y San Martin.
    Sou o maior amante do mundo.
    Fiz amor com mais de mil mulheres.
    Fiz vinte e um anos na terça-feira".


    As frases seguintes também despertam atenção, mas esta já garante interesse desde o início...

    H.C.C.Reis
    www.hellenstuffs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. a frase no começo de senhor das armas tinha que estar ai....

    ResponderExcluir
  15. Acrescentaria ainda o início de Laranja Mecânica que é épico, só a câmera sem fala alguma já prenderia a todos absurdamente

    ResponderExcluir
  16. Beleza americana, trainspotting e CLube da Luta. Melhores filmes que eu já ví.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...