domingo, 13 de dezembro de 2009

As Semelhanças entre os clássicos da Disney

O lançamento do mais recente filme em animação tradicional 2D da Disney, A Princesa e o Sapo, me trouxe a lembrança uma curiosidade que eu descobri há um bom tempo na Net, e vou colocar aqui para quem ainda não viu. São as semelhanças, ou melhor, a reutilização de cenas que o estúdio faz em seus filmes, muito deles clássicos.
A maioria não são apenas parecidos, literalmente são utilizados os mesmos modelos, muitas vezes mudando apenas as cores dos personagens, acrescentando uma roupa diferente, e alterando o fundo. Vejamos alguns interessantes exemplos:

Branca de neve e os Sete Anões e um curta-metragem estrelado pelos anões feitos anos depois, possuem a mesma sequência de tombo: Uma cena é de Alice no País das Maravilhas, outra é de Pinóquio, reparem que os peixes em primeiro plano que observam o que acontece ao fundo são os mesmos, só a cor que muda:
Essa, entre Puff - O Ursinho Guloso e Mogli - O Menino Lobo é ótima, até o tronco por onde eles estão andando é o mesmo:
Agora a semelhança é entre A Espada era a Lei e Mogli, só mudaram a cor do cachorro, podiam ter pelo menos mudado a raça não é mesmo?
Robin Hood e Mogli
Dois filmes com gatos protagonistas, e lógico que tinha que ter mais semelhanças, os filmes são Aristogatas e Todo Mundo quer a vida que um gato tem.
Para Não dizer que são só filmes antigos, essas são semelhanças entre Irmão Urso 2 e Mulan:
As duas Maiores histórias de amor do estúdio, também não escapam, A Bela Adormecida e a Bela e a Fera:
Branca de Neve e Robin Hood:
Esse também é interessante, as duas cenas idênticas, se passam no mesmo filme, A Espada era a Lei:
Existem dezenas de outras semelhanças, procurem pela Net que vocês vão encontrar, o vídeo abaixo mostra algumas das sequências, é interessante e deixa ainda mais clara a utilização dos mesmos movimentos:


Uma das explicações é a utilização da técnica de Rotoscopia, onde se utiliza uma filmagem real de um modelo vivo como referência, no caso, a maioria dos filmes que reutilizam são filmes menores, então para baratear os custos, eles utilizaram as filmagens de referências de arquivo, ao invés de criarem novas, mas isso não explica o por que das semelhanças entre os traços dos personagens, nem o fato de cenas inteiras serem feitas da mesma maneira, é possível que seja uma auto-homenagem ou simplesmente uma brincadeira interna, e vocês o que acham?

22 comentários:

  1. Claro que é muito interessante atentar para esses detalhes. É sempre bom nos manter informados sobre o que nos é apresentado. Penso que seja uma brincadeira, mas também falta de criatividade.

    ResponderExcluir
  2. Ow Povo preguiçoso, reutilizar imagens para baratear o custo do filme, é pa acabar !
    Isso pra mimé um relaxo dos grandes !

    ResponderExcluir
  3. Cara, esses recursos são amplamente usados em estúdios de ilustração e animação, por uma questão bem clara, TEMPO.

    Eu mesmo ilustro e diversos de meus backgrounds são modulares, eu reaproveito muitos objetos de cena, modificando apenas alguns aspectos para dar conta da produção.

    Na época da branca de neve, imagina, sem os recursos digitais que proporcionam a cópia rápida, vc ter que refazer cenários? Loucura total...rs

    Sobre o traço e posições, tb é uma forma de manter a coesão do estúdio, talvez o maior objetivo de quem meche com ilustração é manter no traço a sua identidade.

    Muitas posições são moduladas tb, afim de agilizar processos, àpartir de esquemas prontos vc pula etapas.

    A disney antes de ter abandonado o 2d em 2004, pensava muito nessa modulação, agora eles lançaram um novo filme em 2d, e não acho que tenham abandonado esse costume.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. A proposito, é a Bela Adormecida, A Bela e a Fera, ai vem a Bela Adormecida e Cinderella!!

    Adorei o post, curiosidades curiosas mesmo!

    ResponderExcluir
  5. já tinha visto isso, é interessante :P

    eu sou suspeita p falar da disney pq adoro todas as produções =~~, eu ñ acho q isso tire a credibilidade de suas obras, se da pra aproveitar certa cena otimo, facilita o trabalho dos desenhistas \o

    uma coisa que achei interessante ,que li dia desses, são as verdadeiras origens dos contos de fadas, da uma olhada aqui ^^:
    http://www.justlia.com.br/2009/07/a-verdade-e-a-origem-dos-contos-de-fadas/

    e sim..., favoritei esse blog no meu ^^

    ResponderExcluir
  6. A Disney sempre foi sinonimo de qualidade, para não avacalhar na qualidade que sempre foi o ponto alto do estudio eles tinham que usar outros recursos, afinal ninguém vive de ar, é preciso ganhar um dinheiro né.

    Animações levam anos para ficarem prontas, e qualquer um que olhar esses trechos dos filmes verá o quanto que o movimento dos personagens é absurdamente real e natural.

    Sobre os personagens, bem elefante é elefante, urso é urso... é normal ficar parecido, o traço disney é bem característic por isso se reconhece os personagens em outros as vezes

    ResponderExcluir
  7. Ta, e daih?
    Isso eh usado em todo lugar. Ja ouviu falar em template? Quer dizer, alguem nao ouviu falar?
    E copiar isso vale um post no ocioso?
    Jah foi muito melhor...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a economia de tempo, mas acho que cenas tão parecidas fazem vc lembrar e fixar os desenhos na cabeça.Não que esse seja o motivo, acredito muito na economia de tempo pois em animação é sempre bom aproveitar trabalhos já feitos, mas com certeza essas cenas ajudam a conectar todos os desenhos na cabeça.

    ResponderExcluir
  9. Emepete,
    Não é só questão de Urso é urso e elefante é elefante, por isso fica parecido, se vc ver o video, vai perceber que não é só o desenho que é parecido, todos os movimentos são os mesmos.

    Anônimo,
    E daih que em se tratando da Disney que sempre teve a característica perfeccinonista de seu criador Walt Disney a ponto de passar anos para concluir uma única cena, isso é no minimo curioso e com certeza vale um post, isso é realmente utilizado em outros lugares, ao assistirmos um desenho do Tom e Jerry por exemplo, facilmente vemos as mesmas cenas em ocasiões distintas, mas nas superproduções da Disney é totalmente diferente.

    Thiago,
    acho que é realmente por aí, talvez seja uma maneira do estúdio imprimir sua marca mesmo que de maneira subliminar!

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha visto umas imagens bem parecidas nesse link aqui:

    http://www.animations.com.br/viewtopic.php?f=4&t=346&start=15

    tem até umas a mais lá, se o pessoal achar interessante.

    =D

    ResponderExcluir
  11. O importante é que os filmes seja bons.

    ResponderExcluir
  12. Vinicius Colares, o principal que falei foi mais ou menos o que falaram antes, eles filmavam cenas de pessoas dançando e atuando e então construíam a cena por cima.

    Isso tudo leva tempo demais, eles então refaziam as cenas para os novos filmes com base em imagens já usadas , por isso a semelhança.

    De qualquer forma eles tinham que fazer a animação tudo de novo, menos no uso dos cenários.

    ResponderExcluir
  13. Vinicius Colares, o principal que falei foi mais ou menos o que falaram antes, eles filmavam cenas de pessoas dançando e atuando e então construíam a cena por cima.

    Isso tudo leva tempo demais, eles então refaziam as cenas para os novos filmes com base em imagens já usadas , por isso a semelhança.

    De qualquer forma eles tinham que fazer a animação tudo de novo, menos no uso dos cenários.

    ResponderExcluir
  14. Então, Emepete, isso eu sei, o nome dessa técnica é rotoscopia e eu a cito no post, mas eu me referi ao que vc disse que elefante é elefante então vai sempre parece igual independente do filme, mas no caso, o que é curiso, é que se fosse reutilizar somente para baratear os custos e ganhar tempo, ele podiam ao menos alterar o desenrolar das cenas ou fazer uma mudança mais drástica nas características, o que acontece, por exemplo na sequencia de dança entre Robin Hood e Mogli, ou entre Robin Hood e Branca de neve, é que toda a sequencia é completamente identica, e se não fosse a mesma produtora, poderia ser facilmente considerado plágio, portanto ao meu ver, não é simplesmente para baratear custo ou ganhar tempo, até porque os filmes da Disney feitos para o cinema duram cerca de 3 anos para serem produzidos. Ao meu ver é uma brincadeira interna do estúdio fazendo auto referências!

    ResponderExcluir
  15. Esse lance de rotoscopia para baratear a produção antigamente, tudo bem. Mas em tempos de computação gráfica (tipo A Bela e a Fera) acho isso meio inadmissível. Afinal de contas, estamos falando da Disney, né?

    ResponderExcluir
  16. Rotoscopia é a técnica de o animador pegar um video live-action, traçar o desenho de cada frame (ou geralmente dos principais)e depois redesenhar alterando o 'model' do personagem. Ou seja, faz a pessoa dançando virar um gato ou uma raposa, por exemplo. Não é tão fácil e sempre acaba sofrendo alterações do animador para que a animação fique mais fluída e interessante (ao contrário do que pode se pensar, retraçar perfeitamente os movimentos do filme live-action deixa a animação estranha e sem peso, por isso é necessária a intervenção do animador).

    Porém, nem tudo aí é rotoscopia, muita coisa é animação 'de verdade', sem uso de rotoscopia! E o que acontece aí é um reuso brutal mesmo, onde altera-se somente o model e o cenário (o que já é um puta trabalho)como foi dito e faz-se pequenas alterações de animação como 'overlapings', 'arcos' e 'follow-throughs' (que eu não tô a fim de expilcar o que é aqui, foi mal rsrs). Não pode ser chamado de rotoscopia porque são usados originais animados para o reuso e não uma referência live-action. Mas na prática é quase a mesma coisa, só não tem um termo pra isso rsrs..

    Mas só pra concluir, essa era uma política de alguns produtores da Disney, que recorriam à esse recurso não só por economia, mas também era uma homenagem aos animadores destas cenas, que tinham um puta trabalho e muitas vezes a cena era tão complicada de fazer e demorava tanto que estas acabavam sendo suas únicas contribuições para o filme.
    E convenhamos, não é porque esses filmes são chapados de reuso que tira-se a qualidade destas produções, pra mim elas são eternamente maravilhosas!

    Assistam os extras dos dvds do 101 dálmatas e do pinoccio, lá tem bastante informação sobre esses processos. Quanto à livros, "The Illusion of life: Disney Animation" é uma ótima referência também.

    2D rules!

    ResponderExcluir
  17. Eu sei que nem todos os exemplos são de Rotoscopia, por isso eu disse que uma das explicações é o uso dessa técnica, e obrigado pelas informações mais detalhadas, concordo que essas repetições não diminuem a importância das obras, que na maioria são obras-primas!
    eu vejo tudo isso como uma auto-homenagem mesmo dos profissionais do estúdio!

    ResponderExcluir
  18. **Agora a semelhança é entre A Espada era a Lei e Mogli, só mudaram a cor do cachorro, podiam ter pelo menos mudado a raça não é mesmo?

    Desculpe, mas você está errado... não só mudou de raça, mudou de espécie:
    Um cachorro e um Lobo...
    e pode notar o focinho do cão é mais caido o do lobo é mais alongado, o cão tem as orelhas para trás e a cabeça diferente da do lobo... entre outras coisas... XD
    Otimo post...

    ResponderExcluir
  19. Acho que nenhum de vocês assistiu o Livro da Selva ._.
    Não são dois cachorros, nem um cachorro e um lobo ¬¬"
    A segunda cena é o Mogli e o urso Balu D:

    ResponderExcluir
  20. Só uma coisa, aquela princea beijando a cabeça do rei é a cinderela!!

    ResponderExcluir
  21. "Agora a semelhança é entre A Espada era a Lei e Mogli, só mudaram a cor do cachorro, podiam ter pelo menos mudado a raça não é mesmo?"
    Eles mudaram, na cena do filme A Espada era a Lei se trata realmente de um cachorro, porém, a cena do filme Mogli se trata de um lobo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...