terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Contraste Azul - Laranja, a tara dos designers de Postêres

O blog Internacional Slashfilm notou algo interessante, os designers que produzem os pôsteres de filmes têm uma verdadeira obssessão pelo contraste entre as cores azul e laranja, vejamos algumas dezenas de exemplos:

Para ninguem achar que é loucura, procurei os cartazes dos filmes que estreiam esse final de semana no Brasil, e encontrei nada mais nada menos, que dois novos exemplos:

Sei que isso não muda em nada nossas vidas, mas que é curioso isso é!

13 comentários:

  1. Sabe porque isso? O azul é cor de compra certa (veja as marcas de produtos e supermercados mais populares...) e o laranja exprime necessidade e desejo... Os marketeiros sabem disso e colocam muito dos filmes com essa tonalidade, pode ver que na maioria dos cartazes são filmes "blockbusters", daqueles que o povo vão assistir só por assistir...

    ResponderExcluir
  2. Grande Vinícus, pois sempre que venho de Juazeiro para Petrolina no final do dia (quase sempre) me deparo com as luzes alaranjadas da ponte constrastando com o tom azulado do céu e penso: "que contraste lindo". Já cheguei a bater fotos, com meu celular, desse efeito.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. De fato, até o novo poster do Homem de Ferro tem esse toque azul. heheeh

    http://maniabrasil.com/mb/?p=3011 <-- poster aqui

    ResponderExcluir
  4. não me leve a mal...
    mais o seu post ficou com cara de incompleto, vc iniciou o assunto, deu voltas e não explicou nada...
    podia ter deixado o amigo do comentario de cima postar então,na boa ele soube explicar melhor do que vc!

    ResponderExcluir
  5. Teoria das cores. As cores azul e vermelho são mais chamativas e despertam desejo nas pessoas. São mais vivas, e dao um contraste mais bonito, mesmo para quem não gosta delas

    ResponderExcluir
  6. Eu não tive a intenção de explicar nada nem dei voltas, fiquei no mesmo tema, a intenção era mostrar a curiosa semelhança entre os cartazes e só! fiquei nisso, ótimo que o amigo a cima tenha explicado um provável motivo, completa o post, e pronto!

    ResponderExcluir
  7. Além do que foi dito sobre o marketing das cores, o azul e o amarelo (ou laranja) são complementares, daí ser comum aparecerem juntas.

    Mas bem visto.

    ResponderExcluir
  8. Azul e Laranja são cores opostas no círculo de cores. Isso se chama contraste máximo. O mesmo ocorre com o verde e vermelho, ou o lilas e amarelo.

    ResponderExcluir
  9. isso é expressionismo
    começou com van gogh, podem ver os quadros dele.

    ResponderExcluir
  10. O outro nome para isso é mediocridade. A composição cromática precisa dialogar com o filme. Mas aí seria preciso pesquisar, pensar, explorar possibilidades... enfim, é um fenômeno de marketing.

    ResponderExcluir
  11. Eu como designer diria que é difícil fugir desse contraste para destacar. Caso contrário iremos para linhas pontualmente definidas, como tons pastéis para um clima mais "requintado", multicolorido para linguagem "pop" ou infanto-juvenil, assim por diante.

    Muito bom esse post. Boa observação e montagem do material.

    Abraços.
    LPM/designer

    ResponderExcluir
  12. Concordo com Luizmonteiro.

    Não considerem "clichê" usar essas cores... Azul/Laranja é o contraste mais famoso da natureza: "O por do Sol"
    É basicamente o conraste entre o dia e a noite. Azul/Laranja é algo MUITO natural, por isso ele fica tão agradável nas capas.

    E como o Luiz citou, tem varias pontualidades já definidas além dessa... Mas não são regras, são simplesmente estudos de combinações "harmoniosas".

    E quando alguém tenta fugir demais dessas harmonias acaba criando algo que incomoda os olhos e nem sabe porque...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...