sábado, 20 de fevereiro de 2010

Papo de Cinema: Grandes cineastas e suas longas pausas

O trecho a seguir é de um texto que escrevi para o blog Cinemando e gostaria de compartilhar com vocês:

Nos últimos dois meses, um dos principais assuntos dos cinéfilos do mundo todo, foi o retorno arrasador de James Cameron que depois de uma longa espera de 12 anos, voltou com mais um fenômeno de bilheteria, Avatar. E isso me trouxe a mente outros cineastas que passaram longos períodos longe das câmeras, ou por serem perfeccionistas demais ao ponto de dedicar
anos a finco pensando em um projeto (categoria no qual Cameron se inclui) ou simplesmente por decidirem tirar “férias” da profissão.

James Cameron passou tanto tempo para lançar algo, porque depois do sucesso de Titanic, sabia que tinha que fazer algo único para se superar. Outro grande cineasta que vivia dilema semelhante, era Stanley Kubrick, perfeccionista ao extremo (tanto que detestava externas, pois no estúdio ele tinha total controle de tudo que filmava) passava cada vez mais tempo para lançar um novo projeto, nos anos 60, foi um filme a cada dois anos, já nos anos 70 foram apenas dois filmes, Laranja Mecânica (1971) e Barry Lindon (1975), o mesmo se repetiu nos anos 80, O Iluminado (1980) e Nascido para Matar (1987), foi então, que ele teve a idéia para o filme Inteligência Artificial, mas assim como Cameron adiou Avatar por falta de tecnologia, Kubrick também adiou a história do menino robô. No início dos anos 90 ele chegou a encomendar um robô animatrônico de Stan Winston antes de paralisar o projeto, após ver Jurassic Park percebeu que podia fazer o filme com o auxílio da computação gráfica, mas também percebeu que o amigo Steven Spielberg era mais indicado a dirigir o filme, passando o projeto para ele e ficando apenas como produtor. Em 99, filmou De Olhos Bem fechados, 12 anos após o anterior, e infelizmente faleceu enquanto estava finalizando a edição do filme.
Charles Chaplin também passou a demorar cada vez mais a lançar novos filmes...Continue Lendo.
Para ler o resto da coluna, acessem o ótimo blog
Cinemando do parceiro Adriano Martins, colunista de cinema do Sedentário Hiperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...