sábado, 20 de março de 2010

Criaturas cinematográficas que deixariam Darwin confuso

Esta semana estreou o filme Criação (bem "mais ou menos" por sinal), sobre os anos em que Charles Darwin escreveu o livro A Origem das Espécies, aproveitando o momento, vou postar aqui algumas criaturas imortalizadas no cinema que deixariam (ou não) o famoso cientista confuso:

E.T.
Como poderia uma criatura tão desengonçada, com pernas curtas, pescoço longo e corpo frágil, evoluir para o estágio tecnológico? Sem falar do coração literalmente brilhante, que o tornaria uma presa fácil para qualquer predador, talvez num passado distante, E.T. não fosse tão diferente de nós seres humanos, mas com o passar dos séculos, com a estabilização do seu planeta, sem guerras, conflitos, e dedicação total a ciência, seus corpos se tornaram cada vez mais frágeis, a vida no espaço, sem gravidade, tornaram suas pernas dispensáveis e elas foram encurtando, é uma hipótese, mais poderia precisar de algumas décadas de estudo.

Jabba The Hut
Ausência de pernas, braços curtos, dificuldade de locomoção, obesidade extrema, talvez fosse um predador eficaz se vivesse nos oceanos, mas em terra firme? Darwin provavelmente daria um tiro na testa, procurando entender como essa criatura se tornou inteligente.

Godzilla
Uma criatura com 50 metros de altura necessitaria de toneladas e toneladas de alimento por hora e uma área de domínio imensa só para ele, o que torna estranha sua predileção por Tóquio, afinal o Japão é um país pequeno e insular com pouca variedade de recursos, mas ele pode ser considerado uma falha da natureza, sofreu mutação pela alta radiação, portanto é muito provável que seja infértil e único, tornando impossível a proliferação da espécie.

Saskwat ou Pé Grande
Uma espécie de macaco gigante com hábitos noturnos poderia ter evoluído na América antes mesmo da chegada dos indígenas? Seria muito difícil, pois o animal mais próximo, o Gorila, sequer saiu da África, mas ele poderia ser da família dos ursos e não dos símios, que podem ter adquiridos hábitos familiares, vivendo em grupos pequenos em meio as florestas temperadas da América do Norte, podem também ter adquirido o hábito de enterrar os corpos dos mortos, o que dificulta, até mesmo a possibilidade de pesquisadores encontrar ossadas, e herdado dos ursos a preguiça para a cópula, o que os tornam a beira da extinção, antes mesmos de serem descobertos. Se encontrasse um, Darwin não teria dificuldade de explicar a sua origem.

O Monstro da Lagoa Negra
Vivendo nos confins da Amazônia em locais ainda inexplorados pelo homem moderno, seria um elo perdido na evolução entre peixes, anfíbios e mamíferos, pois possui características dos três tipos de vertebrados, é praticamente impossível explicar como ele chegou a aparência humanóide seguindo uma linha tão diferente dos primatas, Darwin provavelmente seria levado a a acreditar na possibilidade de um plano divino, aumentando o seu conflito interior entre fé e ciência, resultado, tiro na testa.

Banshee
Criatura do planeta Pandora, onde existem colinas altas e montanhas flutuantes, além de árvores gigantes, o que torna perfeitamente provável que algumas criaturas desenvolvessem asas para para aproveitar os recursos naturais desses locais, Darwin não teria dificuldade de explicar a origem deles.

Alien
O Alien pode ser considerado uma criatura perfeita, no auge do seu estágio evolucionário, exímio assassino capaz de correr, saltar e nadar com extrema facilidade, possui um arcabouço ósseo e couro altamente resistente, capaz de suportar a sua saliva ácida o seu sangue ácido, e ainda possui membros superiores avançados, com direito a polegar opositor que permite um excelente manejo de ferramentas. A sua única desvantagem é a necessidade de um hospedeiro para se multiplicar, porém, enquanto parasita ele tem a capacidade de absorver características do dna do hospedeiro aumentando sua variabilidade genética, outro trunfo para quem quer sobreviver por mais tempo. Darwin ficaria encantado se conhecesse e sobrevivesse a um encontro com um Alien.

Consultoria do próprio Darwin através do Skype celeste.

13 comentários:

  1. Eu tbm ia adorar ficar frente a frente com um alien,rs !,muito bom esse post !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu Ri ! kkkkkkk

    Mais sério, muito bom o post...agora odeio o GODZILlA, peguei ódio dele...
    auhsauhsuhausha

    ResponderExcluir
  3. hehehe Muito bom! Citaria também a criatura mais bizarra de todos os tempos, o inominável Giant Claw. E também o Stay Puft Marshmallow man, vá. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal o Post! Mas como fã da série cabe uma correção, no Alien não é a Saliva que é ácida e sim seu Sangue. Ainda assim parabéns pelo Blog, sempre passo por aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sei não viu... Muitos acham que Dawin foi pro inferno! ;P

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mas Mark, O inferno é uma subsidiária do céu, o ramal do inferno passa por lá tbm! rsrsrs!
    valeu Ialan, vou corrigir!

    ResponderExcluir
  7. Qria ver Darwin explicar os pokemons, ai sim fomos surpreendidos novamente!

    ResponderExcluir
  8. Como assim, mano? O cara da lagoa negra tinha até celular... totalmente High Tec!

    ResponderExcluir
  9. hahahaaha.. Nossa junto com a ecolução de Darwin dá pra notar tb a evolução dos efeitos especiais no cinema..
    kkkkkkkkkkkk
    Seria bom que Darwin encontrasse os "explicáveis primeiro" vai que ele dá um tiro na testa sem contribuir o máximo q poderia pra ciência! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Hum, dessa vez não curti. Basicamente, mexeu com o ET, mexeu comigo, ahahaha. Qualquer ser que seja vivente é evoluído. Por exemplo, tanto uma ameba quanto um primata são evoluídos, já que ambos conseguem sobreviver nos seus respectivos ambientes. Ou seja, Darwin COM CERTEZA conseguiria explicar todos esses seres que vc lista.
    Mas a intenção foi legal... Pra quem não entende muito de evolução, rs :P

    ResponderExcluir
  11. Ju,ok, não sou biólogo, então voce pode dizer que eu não entendo tanto do assunto, mas ao menos já li o livro de Darwin, e conheço muitos biólogos que sequer folhearam o livro! rsrsrsrsr! mas não foi isso que eu quis dizer quanto ao E.T., logicamente que todo ser vivo é evoluído, eu quis dizer evoluir para o estágio tecnológico que possibilite viagens interplanetárias, o E.T. de Spielberg é um ser que se surgisse na terra por exemplo seria extinto rapidamente por ser um presa fácil a predadores impossibilitando que ele chegasse ao estado tecnológico e discordo que ele conseguiria explicar todos, alguns são inexplicáveis como o Godzilla e Monstro da lagoa negra, até pq ambos foram criados sem nenhuma consultoria cientifica surgido damente de cineastas insanos dos anos 50! tais epécies seriam impoissíveis de acontecer, pelo menos na terra.

    ResponderExcluir
  12. HAHAHA! Gostei demais da foto do Monstro da Lagoa Negra. Parece que ele tá no celular falando: OK, eu levo as mulé, vc leva a cerva, ok?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...