quinta-feira, 4 de março de 2010

Guia de auto-ajuda para vencer o Oscar

Existem certas premissas que podem levar alguém a faturar um Oscar, segui-las pode ajudar bastante, até mais que o próprio talento dos envolvidos, a história de 80 anos da premiação esta aí como prova. Abaixo tentarei exemplificar como ter melhores chances nas principais premiações, que são as de "Melhor Filme" e "Melhor Ator/Atriz".

Como vencer em Melhor Filme:

- Invista em dramas, mais de 1/3 dos vencedores desde 1929 aos dias de hoje são dramas, e se incluirmos filmes dos sub-gêneros guerra, biografias, westerns e épicos, os dramas representam 70% dos vencedores. Thrillers, policiais, comédias e fantasias representam uma parcela pequena de vitórias e costumam ser ignorados até mesmo entre os indicados. resumindo, faça todo mundo chorar.

- Invista no marketing: Os irmãos Weinstein já foram os maiores figurões no assunto, mas passaram a ser criticados demais, o que prejudicou a influência deles nos últimos Oscars, mas quem não se lembra da milionária campanha que deu 7 Oscars para o insosso Shakeaspere Apaixonado?

- Tente reviver um estilo ou gênero que há muito tempo não era utilizado: Gladiador por exemplo é um filme medíocre, mas trouxe de volta os épicos romanos esquecidos a décadas, O Senhor dos Anéis (esse merecedor) trouxe de volta a fantasia para o cinema, Chicago também venceu porque há muito tempo a academia não premiava um musical e Quem quer ser um Milionário apresentou Bollywood ao ocidente.

- Invista em Super-Produções: além de investir em dramas, esses dramas devem ser caros, a academia adora premiar super-produções, a onda de premiar filmes menores, quase independentes como Beleza Americana, Crash e Quem quer ser um Milionário é recente e passageira, por um simples motivo, premiar grandes produções que enchem as salas do cinema, vai dar mais audiência a noite da premiação, os anos em que filmes independentes saíram consagrados foram os anos de menor audiência, a academia já percebeu e quer voltar a faturar com isso, essa por exemplo, é a maior vantagem que Avatar tem sobre Guerra ao Terror esse ano, mas tem a desvantagem de ser uma fantasia, e eu não sei se academia pretende dar mais um prêmio ao gênero.

- Faça um filme sobre Judeus: Se você quer apelar mesmo, além de fazer uma super-produção dramática, utilize com tema o holocausto ou qualquer outro coisa que envolva a comunidade judaica, todos sabem que os maiores figurões de Hollywood tem origem judaica, então é sempre uma boa sacada.

Como vencer em Melhor Ator/Atriz:

- Faça biografias: personifique grandes personalidades nas telas e garanta pelo menos indicações, todo ano algum ator que interpretou algum personagem real é indicado e muitas vezes já levaram, somente nos últimos 5 anos, tivemos quatro vencedores que interpretaram figuras reais, Jamie Foxx (Ray Charles), Sean Penn (Harvey Milk), Forest Whitaker (Id Amin) e Philip Seymor Hoffman (Capote) e três vencedoras, Marion Cotillard (Piaf), Reese Whiterspoon (June Carter) e Helen Mirren (Rainha Elizabeth II).

- Fique Feia: Por mais talentosa que as atrizes sejam, elas terão mais chance se ficarem feias, muitas atrizes admiráveis só levaram o Oscar quando se "desembelezaram" como Nicole Kidman (As Horas) e Kate Winslet (O Leitor), outros exemplos são Charlize Theron (Monster) e Julia Roberts (Erin Brokovich) e esse ano Meryl Streep está bem "feinha" como Julia, o que aumentará as suas chances. (Meryl está parecendo a Susan Boyle, aliás falando nela, esta aí uma boa dica para vencer o Oscar, interprete Susan Boyle nos cinemas).

- Interprete minorias, pessoas com deficiência ou doença terminal: uma rápida conferida nas listas de indicados e vencedores das últimos duas décadas, e você verá homossexuais, esquizofrenicos, doentes mentais, cegos e etc.

- Faça belos discursos: o Oscar além de ser a maior, é a última premiação da temporada, então para todos os prêmios que você vencer antes do Oscar, principalmente os televisionados como o Globo de ouro, prepare um discurso elegante, emocionante e se possível contido, acredite ficar berrando de tanto chorar vai te tirar votos.

4 comentários:

  1. Vejo sempre seus post e geralmente concordo plenamente com suas críticas, mas falar que gladiador é um filme medíocre feriu um épico que considero como um dos grandes espetáculos do cinema, contendo todas as características de um merecedor do oscar de melhor filme.

    ResponderExcluir
  2. pois é, sempre que eu falo mal de gladiador, eu aperto o calo de alguem! rsrsrsrs!
    concordo em partes com voce, o filme apresenta realmente muitas caracterisitcas de um vencedor, mas justamente porque ele foi todo pensado para agradar, é uma história de superação que academia adora, reviveu os grandes épicos ha muito tempo esquecidos, e tem Russel Crowe (a melhor coisa do filme) esbanjando força e presença, mas ao meu ver isso não o torna merecedor, é maniqueísta e pouco original, é praticamente uma refilmagen de Spartacus, assassina a história, tem uma edição confusa, um vilão fraco, mesmo sendo imperador, ele está sempre atrás da somra do herói, em fim, eu posso citar dezenas de falhas no filme que não o fazem merededor! mas é assim mesmo, é questão de gosto e de se deixar levar pela história, no caso de Galdiador, eu não fui levado pela história, aliás, estória, visto que ali não tem nada de veridico!

    ResponderExcluir
  3. Se judeus fazem ajudam a ganhar o Oscar, tomara que o Quentin Tarantino leve dessa vez, porque ele super merece. Ou será que o fato de nesse filme os judeus acabarem com vantagem, e não sofrendo o filme todo, como de costume, vai atrapalhar?

    ResponderExcluir
  4. Tem aquela também "faça um CGI de videogame que dure 2 horas, com tecnologia que vai fazer o Playstation 3 ficar com inveja, requente uma tecnologia antiga que já foi motivo de risada de audiências passadas, mastigue para audiência um conflito dramático e mostre para eles o caminho que eles devem apoiar (vilão é vilão, herói é herói)e, assim, faça o filme mais rentável de todos os tempos e, de lambuja, leve uma indicação para melhor roteiro original".
    Só essa faltou na lista :)
    Obs: Gostei muito do item dos judeus, Spielberg que o diga!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...