segunda-feira, 29 de março de 2010

A Magia do Cinema (02) - Os Filmes que Revolucionaram os Efeitos Especiais

Pode-se dizer que os filmes abaixo foram os essenciais para a história dos efeitos especiais no cinema e que permitiram Cameron vislumbrar e criar o fenômeno Avatar:

A Viagem à Lua (1902)
O Primeiro efeito especial do cinema que se tem registro aconteceu no filme A Execução de Mary, A Rainha da Escócia de 1893, com a cena da decapitação da rainha, onde na hora em que a cabeça seria corta, simplesmente pararam a filmagem, e substituíram a atriz por um boneco, mas foi o genial George Mélies que mostrou como o cinema pode ser utilizado para criar coisas inimagináveis, como inflar uma cabeça humana como se fosse um balão ou levar o homem à Lua em seu filme mais conhecido, que também foi a primeira ficção científica do cinema, algumas de suas principais inovações foi o uso de pinturas de fundo, perspectiva forçada, fusão de imagens e o uso de uma primitiva filmagem quadro a quadro, vovó do Stop-Motion. Todos os seus filmes podem ser vistos no YouTube, imperdivel para qualquer cinéfilo.

Metrópolis (1927)
Depois de duas décadas onde os efeitos especiais existentes no início do século foram aprimorados, o filme alemão Metrópolis, surge com um grande avanço, o processo Schüfftan que empregava espelhos para inserir atores em cenários em miniatura, a gigantesca metrópole criada em miniatura com ricos detalhes também pode ser considerada uma verdadeira revolução influenciando filmes como King Kong, e o processo Schüfftan também foi utilizado em vários clássicos principalmente dos anos 30, como Tempos Modernos, E o Vento Levou... e o Mágico de Oz.

O Preocesso Schüfftan

King Kong (1933)

Como disse acima, Mélies já utilizava o Stop-Motion, mas foi Willis O'Brien quem transformou a técnica em algo revolucionário, avô do cinema catástrofe, ele já tinha feito um grande trabalho em 1925 com O Mundo Perdido, onde apresentou os dinossauros aos cinéfilos do mundo todo, mas foi com o Gorila de 12 metros, que na verdade tinha 45 centímetros que ele conseguiu apavorar e apaixonar milhões de pessoas ao juntar várias técnicas de efeitos como animação, maquetes e bonecos de uma maneira única, uma prova do grande trabalho realizado aqui está no DVD duplo lançado em 2005 (junto ao lançamento da nova versão de Peter Jackson), alguns do maiores especialistas do ramo na atualidade, não conseguem decifrar como ele consegui realizar certas sequências.

O esqueleto original de King Kong.

O Ladrão de Bagdá (1940)

Diferente de King Kong e Metrópolis que possuem efeitos que impressionam até hoje, Os efeitos de O Ladrão de Bagdá hoje soam risíveis, mas foi o primeiro a utilizar aquele que estará presente em praticamente todos os filmes até os dias atuais, o Blue Screen ou Chroma Key, veio para substituir o efeito Schüffter ao filmar os atores em um fundo azul ou verde que depois poderia ser substituído por qualquer outro cenário, se tornou muito popular por baratear o custo de produção, porque tudo poderia ser filmado em estúdio, sem que toda a equipe precisasse viajar para uma locação. Hoje o efeito é praticamente imperceptível, quando você ver um filme ou série de TV se passando em qualquer cidade do mundo, pense duas vezes antes de acreditar que os atores realmente viajaram.

Star Wars (1977)
Antes de Star Wars, é muito provável que somente King Kong tenha provocado tanto alvoroço no quesito efeitos especiais, da mesma forma que o filme do Gorila, George Lucas colocou no filme todos os efeitos existente e ainda criou novos, foi o primeiro filme a utilizar computadores, ainda que de forma arcaica, para compor algumas das sequências, e ainda trouxe inovações práticas para aumentar o realismo como filmar as explosões das naves, como a Estrela da Morte posicionando a câmera em baixo dos modelos, assim os destroços pareciam voar em direção a tela, aumentando a emoção e simulando melhor a falta de gravidade.

Tron (1980)

Star Wars foi pioneiro no uso de computadores, mas Tron, foi o primeiro a utilizar a computação gráfica para criar modelos e cenários, o filme da Disney foi um grande passo, e inspirou Cameron a desenvolver seus primeiros trabalhos com computação gráfica em o Segredo do Abismo e Exterminador do Futuro 2.

Jurassic Park
(1993)
Por muito pouco os dinossauros de Jurassic Park não foram feitos em Stop-Motion, alguns testes com essa animação chegaram a ser feitos, até Spielberg ser convencido de que a computação gráfica tinha evoluído o suficiente para criar monstros realistas, foi então que pela primeira vez, a junção de robôs animatrônicos com computação gráfica se tornou praticamente imperceptível, é só comparar o exterminador de metal liquido feito por Cameron no ano anterior com qualquer dinossauro do filme e você verá o assustador avanço que o filme trouxe.

Matrix
(1999)
O Bullet-Time empregado aqui, trouxe inúmeras possibilidades e influenciaram todos os filmes de ação desse início do século XXI.

Trilogia Senhor dos Anéis (2001-2003)
Trouxe pelo menos duas grandes evoluções, o desenvolvimento do software que permite criar batalhas com milhares de soldados de maneira orgânica, onde cada soldado virtual tem inteligência artificial individual para agir como bem entender durante as cenas e o Performance-Capture técnica que deu vida ao personagem Gollum/Smeagol.
Performance-Capture.

Avatar (2009)

O último grande passo dado pelo cinema foi Avatar, que repetiu o mesmo entusiasmo visto em King Kong e Star Wars, seguindo o mesmo passo dos predecessores, utilizou tudo que existia de mais moderno no campo de efeitos especiais e ainda trouxe suas próprias inovações, as modificações que Cameron efetuou nas câmeras, permitiu que Avatar fosse o primeiro filme 100% 3D sem que isso, levasse os espectadores a ter convulsões.

Um post meio atrasado, eu sei, mas senti vontade de fazer.

12 comentários:

  1. Olha muito bacana o post !
    De todos o que eu mais gosto é STAR WARS !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post.Todos esse filmes revolucionaram sem duvidas o mundo do cinema,para mim o que mais revolucionou foi Star Wars,claro não deixando os méritos dos outros,Senhor dos Aneis,King Kong ( A versão do Jackson ficou sensacional ) e Jurassic Park com os efeitos dos dinossauros( não é so o Alan Grant que arregala os olhos quando ve esse "bichinho",eu tbm ) rs !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom o seu Post e não, não está atrasado. Artigos bons não têem validade ...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo post! por sua "culpa" assisti um dos melhores filme da minha vida : Metropolis

    ResponderExcluir
  5. Obrigado você Gustavo!
    Você assistiu Metropolis agora foi?
    ótimo, nada melhor do que ver um clássico pela primeira vez! Metropolis é um filme fabuloso!

    ResponderExcluir
  6. Aqui podem ler sobre os homens que estão revolucionando actualmente os efeitos espediais www.coisasdocd.blogspot.com

    Espero não ser nem deselegante nem inoportuno.Pode ser um bom complemento para que gosta de ler sobre efeitos especiais.

    ResponderExcluir
  7. Logicamente dois filmes que moldaram também os efeitos é O Segredo do Abismo e O Exterminador 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olvir dizer que o filme o segredo do abismo tinham partes um pulco complicadas para cerem feitas na quela epoca.
      por isso eles pediram ajuda a produçao do star wars

      Excluir
  8. A matéria foi muito boa em nível de curiosidade, sem dúvida os efeitos especiais tiveram um papel não apenas revolucionário ao cinema enquanto arte, mas também libertador à mente humana. Haja vista que até então a literatura fornecia apenas elementos descritivos da imaginação humana, inserida numa narração de modo a cada um criar sua própria "imagem mental", enquanto que o cinema assim como o teatro se limitava bastante a reproduzir os dramas e as comédias da humanidade, desta forma, antes disso o cinema se confundia com uma apresentação de teatro filmada... Sendo assim, podemos afirmar que os efeitos especiais representaram o principal elemento de emancipação do cinema enquanto arte (se desassociando em definitivo do seu irmão cênico, o teatro). Isto é, só a partir do advento dos efeitos especiais o homem pode compartilhar efetivamente na íntegra as referidas "imagens mentais" que até então estavam invariavelmente confinadas em sua mente.

    Mas o que me espantou nesta matéria, foi o verdadeiro sacrilégio figurado na ausência de "2001: uma odisséia no espaço" como uma das mais honrosas manifestações dos efeitos especiais no cinema. Magnífica obra de Kubrick de 1968 que para época causou efeitos desconcertantes no público quanto as suas deslumbrantes imagens sobre o universo, muito embora o programa espacial mundial ainda fosse incipiente, de tal forma que Iuri Gagarim só havia feito uma breve viagem ao redor da terra em 1961 e o homem só viria a pisar na lua em 1969. Para àquela época em especial este filme incorporou todos os méritos citados anteriormente dos efeitos especiais, o filme forneceu um vislumbre sui generis do Universo (em cores!) que muitas pessoas até então acreditavam ser digno apenas dos astronautas da época... Particularmente posso dizer, que "2001: uma odisséia no espaço" é o melhor filme de ficção científica já realizado. Além de ainda hoje (42 anos depois!) causar um tremendo impacto visual e auditivo, apresenta um enredo profundamente reflexivo e hermético. Onde não podemos deixar de mencionar que foi um "autêntico filme de cinema", haja vista o seu roteiro ser original, portanto foi escrito naquela conjuntura e idealizado como um desafio técnico pelo Kubrick, diferente da maioria dos filmes de ficção-científica (que valham a pena) de hoje em dia, que remetem seus méritos a autores clássicos da literatura, onde os seus cineastas apenas o adaptaram para as telonas após se sentirem seguros profissionalmente para isto, ou seja, após a tecnologia já estar testada e aprovada para isso, desta forma então sem o ar vanguardista e desafiador de "2001...".

    Despeço-me o parabenizando pelo seu blog, que aglutina informações preciosas referentes à curiosidades do cinema, que até então eu não encontrava em lugar algum.
    Sou o mesmo aficionado admirador de cinema que lhe postou o comentário recente sobre "Um estranho no ninho". (Edvan)

    ResponderExcluir
  9. Caro Edvan,
    Fico feliz pelos elogios, e quero dizer que considero '2001' não só a melhor ficção científca, mas como o melhor filme de todos, é cinema em sua essência mais pura. E eu realmente poderia lembrá-lo na retrospectiva pelo impacto causado, mas eu quis colocar apenas filmes que "lançaram" técnicas novas, e 2001 utilizou tudo que se tinha disponível de uma maneira primorosa mas não criou técnicas novas (pelo menos eu não li nada a respeito), talvez tenha sido o primeiro a utilizar técnicas de simulação de falta de gravidade (também não sei), mas de todo modo, não é um efeito que passou a ser de extrema utilizadade para o mundo do Cinema, deu para compreender?
    Por isso eu coloquei O Ladrão de Bagdá, os efeitos são risíveis e eu poderia ter colocado filmes da mesma época que utilizaram melhor a técnica do Chroma Key, mas coloquei ele por ter sido o primeiro. Espero ter conseguido justifcar a ausência da obra-prima de Kubrick.

    ResponderExcluir
  10. Cada 2001 Uma odisseia no espaço ? Filme dos anos 60.

    ResponderExcluir
  11. star wars foi o primeiro filme de efeitos especiais e bateu o record de venda de engresos no mundo.
    satr wars foi o primeiro filme de efeitos especiais do mundo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...