sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As melhores cidades fictícias do Cinema

Com o lançamento de O Bem Amado, que tem como palco, Sucupira, uma das cidades fictícias mais famosas do Brasil, o tema me veio a mente, e como eu sempre tento aproximar qualquer assunto da sétima arte, vamos relembrar agora as mais emblemáticas cidades fictícias do Cinema:

Começo pela autocrática e imensa Metropolis do filme homônimo de Fritz Lang que concebida em 1927 não envelheceu nada, ela é perfeitamente crível e atual.


Por falar em imensa, não podemos esquecer de Coruscant, a cidade-planeta de Star Wars, apesar disso não ser abordado nos filmes, sempre que eu a vejo, imagino os milhares e milhares de anos de desenvolvimento e processo de conurbação de milhares de cidades, metrópoles e megalópoles que foram necessários para Coruscant chegar ao estado visto na saga (Além de cinéfilo, sou geógrafo, o que explica esse interesse).

Saindo das grandes cidades, para as pequenas e acolhedoras, temos Pleasantville, a típica cidade interiorana e alienada dos Estados Unidos dos anos 50 que ao poucos, com a interferência de dois irmãos forasteiros, vai ganhando cores ao se livrar do conservadorismo.

No caminho reverso de Pleasantville, temos a cidade de Denton de Rocky Horror Picture Show, é a cidade, lar de um cientista maluco e travesti, que modifica a vida conservadora de duas pessoas que a visitam.

Da ingênua Pleasantville e da estranha Denton, vamos para a ainda menor, mas assustadoramente opressiva, Dogville, idealizada por Lars Von Trier, onde a personagem Grace que fugindo da máfia acaba caindo nas garras dos habitantes mesquinhos do lugar, o curioso nela, é na verdade a cidade é representada apenas por traços de giz no chão e alguns objetos de cena, recurso brilhante de Trier que a partir desse conceito explora diversas metáforas e ainda permite que cada espectador imagine Dogville como bem entender.

Ainda nas pacatas cidades, a britânica Sandford nunca mais foi a mesma após a chegada do implacável policial Nicholas Angel em Chumbo Grosso.

As animações da Pixar também trouxeram a vida cidades curiosas como Radiator Springs habitada por carros e Monstropolis que abastece sua rede elétrica com os gritos das crianças, e Shrek da PDI trouxe Never-Never Land.

Seahaven de O Show de Truman, é um primor de cenografia, e é fictícia duas vezes, pois dentro da realidade do filme ela também é ficcional.

Mas a minha preferida, sem dúvida é Hill Vallley do filme De Volta para o Futuro, ao longo dos três filmes nós a conhecemos em cinco épocas diferentes, 1885, 1955, 1985, 1985 alternativo e 2015, o que torna a cidade um dos personagens do filme, e umas das coisas que eu mais gosto de fazer, todas as vezes que revejo os filmes é observar o crescimento da cidade, o que existe em todas as épocas, etc.
Hill Valley em 1885
Hill Valley em 2015

Existem muitas outras cidades, eu poderia citar Springfield, Gothan City, Rivendell entre outras, mas eu procurei citar apenas cidades originalmente feitas para o cinema, e não vindas de outras mídias, de qualquer forma, o espaço de comentários serve justamente para vocês acrescentarem outras sem restrições, fiquem a vontade.

5 comentários:

  1. Cara, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho medo de DOGVILLE, acho a cidade assustadora, rs!

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post!
    realmente, nunca havia pensado assim das cidades de filmes...
    Mas se há algo q eu goste de fazer quando vejo uma cidade é tentar estimar o preco gasto para fazê-la e quanto de dinheiro circula nela... (sou economista, e adoro trabalhar com números e expectativas xD)

    abraSS e sucesso

    ResponderExcluir
  4. caro vinicius. meu nome é vladimir adoro o blog...olhando pra foto de 2015 de devolta para o futuro 2...me lembro dessas roupas coloridas de algum lugar de 2010...seria restart com influencia mundial??? e o diretor fez uma precisão do mundo colorido da banda restar???? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!
    mas faltou a cidade de Silient Hill!
    =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...