Bacana essas imagens que mostram como foram criados os Banthas, aqueles animais enormes que vivem nos desertos de Tatooine vistos no primeiro Star Wars, como eu já disse outras vezes, sempre preferi a capacidade de improvisação para fazer os efeitos especiais no set, sem o uso de computação gráfica, embora admita que muitos filmes seriam inviáveis sem o uso do CGI, o que eu não gosto é do abuso do recurso, sempre que for possível utilizar um efeito mecânico, ele deveria ser utilizado (por isso vibrei quando percebi que Christopher Nolan realmente fez um caminhão capotar daquele jeito nas ruas de Chicago em Batman - Cavaleiro das Trevas, apenas para citar um exemplo recente do bom uso dos efeitos mecânicos). Confira as imagens:




Via: SuperPunch.
De fato, a criatividade baseada na capacidade de recriar elementos dentro da realidade é muito mais empolgante, diria até muito mais inteligente, do que simplesmente filmar "nas coxas" e pensar que o computador fará toda mágica.
ResponderExcluirCGI é uma ferramenta útil em certos casos, no entanto, em tantos outros, apenas uma demonstração de falta de senso artístico. Por exemplo a cena da videoconferência no carro em Solaris (Solyaris, de Tarkovsky), gravada em Tóquio com os carros e condições da época, mas com um simples toque de montagem e som que nos transporta para o futuro, sem a necessidade de criar algo que não estivesse ali.
E com relação ao caminhão de Nolan, foi uma adaptação da cena de Os Guardiões da Noite (Nochnoi dozor, de Bekmambetov, o louco de O Procurado). O trailer de 'Nochnoi dozor' comprova, não que desmereça a adaptação, pois Nolan é um bom realizador, embora conforme suas tramas tornem-se mais emboladas a coerência da história fique mais débil.
ResponderExcluirAbraço!
Mas antes de O guardião da Noite Johnathan Mowston já tinha feita tambem aolgo parecido em Exterminador do Futuro 3, só que usandoi CGI ao invés de efeito mecânico.
ResponderExcluir