quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Papo de Cinema: Vale a pena refilmar um filme estrangeiro?

Decidi ampliar a discussão sobre o por que das refilmagens de filmes estrangeiros por Hollywood iniciada nesse post, agora a pergunta é: Vale a pena refilmar? O leitor Daniel Bender postou nos comentários que o motivo é que uma refilmagem com atores americanos é mais chamativa para o público, portanto garantiria um faturamento muito maior, concordo com o argumento, esse é sim um dos motivos, mas analisando o retrospecto nas bilheterias* das refilmagens recentes podemos ver que isso não se reflete na realidade.
Segue a bilheteria de algumas refilmagens de produções estrangeiras em comparação com o seu custo de produção, lembrando que para começar a gerar lucro, um filme tem que faturar pelo menos o dobro do seu custo (devido aos gastos com publicidade e com a parcela do exibidores).


A versão original de Morte no Funeral custou apenas 9 milhões de dólares e faturou mais de 46 milhões, a refilmagem custou 21 milhões e faturou até agora apenas 49 milhões.
Não encontrei os valores do Taxi original, mas a versão americana custou 25 milhões e faturou apenas 34 milhões, pouco mais de 60 milhões no mundo todo.
Não encontrei os valores de Funny Games original, nem o custo da nova versão, mas com certeza a versão americana custou mais que o 1,2 milhão arrecadado pela produção (7 milhões no mundo todo).
Não encontrei os custos de produção de 171, mas com certeza também foi mais que os 900 mil dólares arrecadados, o original e excelente Nove Rainhas faturou 1,2 milhão nos EUA, e cerca de 12 milhões no resto do mundo.
Uma Chamada Perdida custou 20 milhões de dólares e arrecadou apenas 26 milhões.
Não encontrei o valor da refilmagem de The Eye, O Olho do Mal mas deve ter custado um pouco mais que Uma Chamada Perdida (em torno de 25 a 30 milhões) porque tem uma atriz famosa, Jessica Alba, no elenco, faturou apenas 31 milhões.
Não encontrei os valores de produção de Imagens do Além, refilmagem de Espíritos - A Morte está ao seu lado, mas também deve girar na média de Uma Chamada Perdida (já que é um valor praticamente padrão liberado para esse tipo de produção), o filme faturou apenas 25 milhões.
A refilmagem de Água Negra custou em torno de 20 milhões e faturou apenas 25 milhões.
Quarentena, custo de 12 milhões faturamento de 30 milhões.
Vanilla Sky, custou 70 milhões e faturou apenas 100 milhões.

Entre os sucessos verdadeiros, eu lembro apenas de O Chamado que custou em torno dos 40 milhões e faturou 130 milhões e O Grito que embalado pelo sucesso de O Chamado faturou 110 milhões tendo custado apenas 10 milhões.
Os Infiltrados não foi tão bem nas bilheterias, custou 90 milhões e faturou apenas 132 milhões, mas gerou outros benefícios para o estúdio em forma de prêmios.


Kung-Fusão que foi lançado em sua versão original dublada nos Estados Unidos faturou 17 milhões (100 milhões ao redor do mundo) mesmo abrindo em pouquíssimas salas, o que certamente foi mais lucrativo para o estúdio que comprou os direitos de exibição do que uma refilmagem que não sairia por menos de 100 milhões de dólares devido ao grande número de efeitos especiais.

*Os dados sobre bilheteria foram obtidos pelo Box Office Mojo.

Como podemos ver, não é assim tão lucrativo para Hollywood refilmar filmes estrangeiros o que já reflete algumas ações de mercado, as refilmagens de terror oriental, por exemplo, já foram deixadas de lado porque visivelmente não está mais trazendo retorno, ainda sim, os produtores de Hollywood continuam exercendo sua prepotência em achar que podem fazer melhor, e ao mesmo tempo apostando também em refilmagens de produções da própria casa, reboots em virtude de um incompreensível medo de idéias originais
Para se ter uma idéia, entre os blockbusters do verão americano desse ano, apenas 3 são histórias originais, A Origem, Os Mercenários e Encontro Explosivo, apenas o último foi um fracasso, portanto o balanço acaba sendo positivo. Os outros filmes eram ou refilmagens, ou continuações ou adaptações.
O argentino O Segredo dos Seus Olhos é a mais nova refilmagem anunciada, o filme já faturou nos EUA até agora 6 milhões de dólares sendo exibido em pouquíssimas salas, então, não seria mais interessante ampliar o número de salas, gastar um pouco com alguma inventiva campanha de marketing e fornecer cópias dubladas? Com certeza o boca a boca positivo (porque o filme é excelente) iria elevar e muito as bilheterias por um custo muito pequeno, mas Hollywood prefere ignorar a obra original, produzindo uma nova versão gastando muito mais e com grandes chances de estragar uma boa história.Leiam também a primeira parte da discussão: Por que tanto remake em Hollywood?

7 comentários:

  1. Já vi muitas refilmagens. Até hoje a única que gostei e achei "útil" foi Vicio Frenético. O resto, é caça-níquel barato.

    ResponderExcluir
  2. Bom, dentre vários re-makes que assisti nenhum deles se compara ao trabalho medíocre do John Dowdle quando comparado ao seu original REC. Sinceramente um dos re-makes mais mal direcionados que já vi.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto está confuso. Quem não conhece os filmes mencionados, não sabe qual é refilmagem de qual.

    Se você organizasse as informações em algum tipo de tabela ou em uma lista, seria muito mais facil comparar original x refilmagem.

    ResponderExcluir
  4. Funny Games e um filme americano, que foi dirigido pelo mesmo diretor do original, as falas, cenário tudo foi idêntico ao original ou seja o custo é o mesmo(ou aproximadamente )

    ps: tu n sabe de porra nenhuma

    ResponderExcluir
  5. O Funny Games foi refilmado pelo mesmo diretor, mais o original é austriaco seu demente! Vá se informar primeiro antes de críticar os outros.

    ResponderExcluir
  6. BLoG do CHARQuE,
    Tem certeza que só porque foi filmado no mesmo lugar e ter as mesmas falas o custo de produção é o mesmo?
    Será que utilizar equipamentos mais modernos e ter uma estrela do peso de Naomi Watts no elenco não faz diferença alguma no orçamento do filme?

    Ps: tu n sabe de porra nenhuma

    ResponderExcluir
  7. Eu fico pensando como os americanos vão fazer pra colocar a "ditadura argentina" como pano de fundo do remake de "O Segredo dos Seus Olhos". Sim, porque, apesar de ser sutil na trama, o contexto histórico (a dtadura), é importantíssima para o filme...

    Abraços,
    PMCarv

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...