Lembro que o crítico de cinema Pablo Villaça falou certa vez que o Antigo Testamento é como uma versão de O Senhor dos Anéis em que Deus é ao mesmo tempo Gandalf e o Olho de Sauron, um "personagem" esquizofrênico que do ponto de vista literário seria fascinante, o problema é que passados mais de dois mil anos, esse retrato de um Deus intolerante ainda é utilizado por muitos para causar temor nas pessoas, como agora nas eleições, quando um pastor disse que se os brasileiros elegessem petistas, Deus iria se vingar do Brasil como se vingou de Sodoma e Gomorra, o mesmo dito pelos conservadores americanos na eleição de Barack Obama que segundo eles tinha idéias socialistas. Lembro de um diálogo do filme O Nevoeiro, quando a repugnante Sra. Carmody, uma fundamentalista, incita o medo através da ira divina, um sujeito se revolta e diz: - "O meu Deus não é esse sujeito sádico e sedento de sangue que você prega". penso do mesmo jeito.
Abaixo, algumas passagens bíblicas que não condizem com um Deus que defende o livre-árbitrio e que ama incondicionalmente a sua criação:
I. Um grupo de meninos malcriados zombou da calvície do profeta Eliseu. Pra quê! Na hora, dois ursos famintos saíram de um bosque e comeram as crianças (2 Reis 2:24).
II. Cercado por um exército de filisteus, o herói Sansão apanhou a mandíbula de um jumento morto. Usando o osso como arma, ele massacrou mil inimigos (Juízes, 15:16).
III. O profeta Elias convidou os sacerdotes do deus Baal para uma competição de orações. Era uma armadilha: Elias incitou o povo, que linchou os pagãos (1 Reis 18:40).
VI. Os judeus haviam perdido a fé e começaram a adorar um bezerro de ouro. Moisés ficou furioso e mandou sacerdotes levitas matar 3 mil infiéis (Êxodo 32:19). A nação dos amalequitas disputava o território de Canaã com os judeus. O Senhor ordena que todos os amalequitas sejam chacinados (1 Samuel 15:18).
V. Como o faraó não libertava os hebreus, o Senhor radicalizou: matou, numa só noite, todos os primogênitos do Egito. “E houve grande clamor no país, pois não havia casa onde não houvesse um morto” (Êxodo 12:30). Essa foi a última das dez pragas do Egito.
VI. Desgostoso com os pecados de Sodoma e Gomorra, Deus destruiu as duas cidades com uma chuvarada de fogo e enxofre (Gênesis 19:24).
VII. Para punir as desobediências do rei Davi, o Senhor enviou uma doença não identificada, que matou 70 mil homens e 200 mil mulheres e crianças (2 Samuel, 24: 1-13).
Essa aqui é a minha preferida pelo alto teor de humor negro divino, digno do melhor (ou pior) Trash:
VIII. Quando a nação dos filisteus roubou a arca da Aliança, onde estavam guardados os 10 Mandamentos, o Senhor os castigou com um surto de hemorróidas letais. “Os intestinos lhes saíam para fora e apodreciam” (1 Samuel 5:9). Hemorróidas Jeová? Sério, que puta falta de sacanagem.
Veja também as passagens eróticas da Bíblia.
Fonte: Superinteressante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário