sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Papo de Cinema: Os Ignorados do Oscar 2012

Todo ano isso acontece, mas sempre convém lembrar a lista de grandes filmes ou nomes esquecidos ou simplesmente ignorados pelo Oscar. Vejam abaixo as ausências mais sentidas, e eu cito apenas filmes que tiveram repercussão fora do restrito circuito de arte.


Na categoria animação, é um absurdo As Aventuras de Tintim ficar de fora, não sei se é preconceito quanto a técnica de captura de movimentos, mas o filme é tecnicamente uma das/senão a mais perfeita animação já realizada, e só por isso já merecia a indicação, no entanto, o filme vai além, sendo uma deliciosa aventura de Steven Spielberg que não víamos desde os anos 80, o filme ainda merecia indicações pelo menos em montagem (a sequência das lembranças do Capitão Haddock é genial) e Ator Coadjuvante para Andy Serkis.


Nas categorias de atores, Ryan Gosling, foi a ausência mais sentida tendo atuações marcantes em Drive e Tudo pelo Poder. Meu pitaco no início do ano passado era que o ator do ano seria Michael Fassbender, pois depois do badalado papel em X-Men, ele ainda seria destaque em 'Um Método Perigoso' e Shame, mas também ficou de fora, assim como Albert Brooks que também merecia por Drive e o já citado Andy Serkis. DiCaprio não surpreende no fraco J. Edgar, portanto sua falta não foi sentida, pelo menos por mim. Entre as mulheres, foi uma grande injustiça Kirsten Dunst não ser indicada por Melancolia.

Na categoria direção, Lars Von Trier, David Fincher ou até mesmo George Clooney por Tudo pelo Poder, mereciam mais que Alexander Payne, mas realmente seria difícil retirar qualquer outro dos 4 restantes.

Na categoria filme, Melancolia, Drive e Precisamos falar sobre Kevin mereciam bem mais que os fracos Cavalo de Guerra, Os Decendentes e Histórias Cruzadas, pior para Melancolia que acabou não lembrado em nada, provavelmente em virtude das palavras indigestas do seu diretor em Cannes. E já que são até 10 indicações, porque não lembrar também do melhor do ano? A Separação.


Esses são os títulos e nomes que eu senti falta, e para vocês? A Academia vacilou em que dessa vez?

2 comentários:

  1. Acho que faltou a indicação de A Separação por melhor roteiro também.

    Achei imperdoável as ausência de Tilda Swinton e Michael Fassbender nas categorias de atuação.

    Também senti falta de Precisamos Falar Sobre Kevin e Drive em melhor filme.

    Minhas apostas para o Oscar já estão no ar, acesse: http://peliculacriativa.blogspot.com/2012/02/bolao-do-oscar-2012-previsoes.html

    ResponderExcluir
  2. Mas A Separação foi indicado ao Oscar de roteiro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...