TOP 5 - Livros considerados infilmáveis (mas que alguém ousou filmar).
5º Lugar - Na Estrada.
O livro de Jack Kerouac passou pelas mãos de vários cineastas que julgaram impossível imprimir nas telas a complexidade da narrativa, que transcorre em vários anos, sem comprometer a sua essência Beat e sem transformá-la em um road-movie episódico. Walter Salles assumiu o desafio, e o resultado, infelizmente ainda não conferi para opinar.
4º Lugar - Ensaio Sobre a Cegueira.
Considerado infilmável pelo próprio autor, José Saramago, a direção de Fernando Meirelles conseguiu superar os obstáculos da adaptação abusando de uma luz branca intensa e de enquadramentos assimétricos que tentam simular as dificuldades da falta de visão. Paradoxalmente, apesar de visualmente perfeito, o filme falha em desenvolver as indagações filosóficas da obra.
3º Lugar - Perfume - A História de um Assassino.
Os grandes cineastas, Martin Scorsese e Stanley Kubrick, sonharam em adaptar a obra do alemão Patrick Süskind, mas julgaram impossível retratar na tela as fascinantes descrições de odores do texto, mas o também alemão Tom Tykwer provou ser possível, para isso mergulhou numa fotografia de cores intensas e em incríveis planos-detalhes de peixes, cadáveres e pétalas de rosas que quase tornam o odor palpável para o espectador.
2º Lugar - O Senhor dos Anéis.
Dada a escala e a infindável gama de personagens e detalhes sobre o universo criado por Tolkien presentes na obra e a insistência dos estúdios em querer dividir a trama em no máximo duas partes de 2 horas para não "cansar" o público e principalmente baratear a produção, muitos embarcaram na ideia para em seguida abandoná-la, até que o neozelandês Peter Jackson conseguiu convencer a "pequena" New Line Cinema a bancar três filmes com a ousada proposta de filmar tudo de uma só vez e em um único país onde todas as paisagens necessárias estavam disponíveis, a própria Nova Zelândia. O resultado todos conhecem, uma obra aclamada por público e crítica com nome garantido na história do cinema.
1º Lugar - A Saga Crepúsculo.
Quando a obra de Stepheine Meyer virou um best-seller, por algumas horas, produtores acharam que seria impossível transpor para a tela toda a estupidez, misoginia e "insossidade" do livro, mas a corajosa diretora Catherine Hardwicke, em parceria com a roteirista Melissa Rosenberg, aceitou o desafio e com um brilhantismo impar conseguiu criar a mais irrelevante história de amor de todos os tempos, créditos também para a até então promissora Kristen Stewart que mergulhou tão intensamente na personagem Bella Swan que acabou se tornando inexpressiva até hoje.
O primeiro lugar é o mais divertido.
ResponderExcluirgay
Excluirhahaha
ResponderExcluirae, isso q eu ta pedindo, as boas e velhas listas do calligari
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMandou bem demais!!!! =D
\0/
;) Valeu João, vou tentar voltar com elas com mais frequencia.
ResponderExcluirNa Estrada ficou bonito visualmente, mas acho que não conseguiu passar muito a ideia do livro, ficou parecendo só que é um monte de adolescente tosco que se droga e faz sexo e mais nada além disso, sem contar o ritmo lento do filme que fez com que muitas pessoas saíssem antes do termino do filme na sala do cinema em que eu estava.
ResponderExcluirMaravilhoso o primeiro lugar! Curioso que Stewart aparece duas vezes na lista!
ResponderExcluirgay
ExcluirPreciso assistir Perfume.....os outros eu adorei. Perfume eu já consegui cópia, agora preciso de tempo.
ResponderExcluirfalar mal de crepusculo tem que ser muito recalcado mesmo, é porque nunca amou de fato, que o amor rompe barreiras, até mesmo da morte... que jesus abençoe sua vida porque voce nao sabe o que é amor de verdade verdadeira porque o cara era vampiro nao era culpa dele nem dela so queriam amar e voce nao entende o amor seu monstro sem amor
ResponderExcluirPronto...não basta ser crente. ainda precisa gostar de crepúsculo ao ponto de achar que quem não gosta daquele filme ruim "é um monstro que não sabe o que é o amor"...bleargh!!!
ExcluirGanhou o prêmio "comentário mala sem alça do ano"
ASPDOKASPODKAPSOKDPASOKDPAOSDPOASKDPAOKDPA
ExcluirVocê é do tipo que quando alguem não gosta de certa banda, ator ou outra celebridade quevc curte, comenta que é inveja. E acredite, pessoas com bom gosto para filmes sabem amar, não são só as adolescentes com retardo mental que tem esse direito.
ExcluirASPDOKASPODKAPSOKDPASOKDPAOSDPOASKDPAOKDPA²
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que lixo! Aposto que vc fica esperando um vampiro-purpurina na sua vida tb!
ExcluirLeva a mal não mas achei, o filme, perfume uma droga!
ResponderExcluirQuer dizer então que se alguém não gosta de Crepúsculo, quer dizer que não sabe amar? Genial o primeiro lugar, morri de rir.
ResponderExcluirMuito boa lista. Morri de rir no "Saga Prepúcio", ops, "Crepusculo", hahaha
ResponderExcluirEnsaio Sobre a Cegueira é excelente, claro que não se compara ao livro mas vale muito à pena assistir.
ResponderExcluirVERDADE VERDADE NUNCADEVERIAM TER FILMADO O PERFUME E ENSAIOR SOBRE A CEGUEIRA NUNCAAAAAAAAAAA
ResponderExcluirNoooossa, senhor dos anéis é demais mesmo... trilogia sensacional, tanto os livros quanto os filmes! Mal posso esperar pelo O Hobbit!
ResponderExcluirGame of Thrones, oi?
ResponderExcluirGame of thrones é serie, e não filme.
ExcluirCADE HARRY POTTER NO 1 LUGAR ?CREPUSCULO É UM LIXO
ResponderExcluirA mais IRRELEVANTE estória de amor, ótimo adjetivo para o filme, acho que os fans desse filme não conhecem o significado desta palavra.
ResponderExcluirO primeiro lugar é uma piada, comprometeu o resto da porcaria da lista.
ResponderExcluirCrepusculo?????1° lugar-para quem realmente gosta de cinema e já deve ter assistido vários filmes de vampiros (dracula-bram stoker), (entrevista com vampiro) etc, sabe que crepusculo é uma aberração,q levou aos cinemas os emos atuais,digo emos atuais todas as crianças abaixo de 23 anos que tiveram a educação mais bizarra já existente e que provavelmente é uma geração perdida,já era,nada produzirão.
ResponderExcluirYou don't say...
ExcluirNão percebeu que era piada.
O 1º e Cornoooooooooooo e nao toma banho! e tambem o viadinho da branca de neve!
ResponderExcluiresse anonimo que chama todo mundo de gay eh meio estranho neh.... desde quando uma historia entre HOMEM E MULHER EH COISA DE GAY??????? pra mim eh algo mal resolvido na vida desse cara... ou ele ja foi abusado pelo cabeleireiro kkkkkkkkkk
ResponderExcluirTodos falam mal de crepúsculo, já fiquei com sérias dúvidas sobre o filme, "será que é algo tão ruim assim?", mas enfim, acabei por assistir alguns filmes e ler um dos livros (não consegui terminar, sério)e fiquei com uma opinião meio formada sobre crepúsculo em si.É muito ruim, mesmo, mas não ao ponto de tantas ofensas e esses blablabla chato pra caralho que todo mundo já tá enjoado e de saco cheio de ouvir/ler.Não recomendo a saga para ninguém, é uma história inexpressiva (é assim que se escreve essa palavra?), monótona, e com um claro apelo à atração de crianças que ainda sonham com um príncipe encantado (ou um vampiro que tomou banho de purpurina, no caso).Mas se você é desses que xingam meio mundo por conta do filme, e ainda não assistiu, recomendo que assista.
ResponderExcluirNão creio que tem gente que não percebeu o sarcasmo por "Crepúsculo" estar em 1º. Meu Deus...
ResponderExcluirAcho que tem gente que não consegue interpretar oq lê. A lsta não é sobre os melhores filmes, mas sobre livros que foram considerados difíceis de filmar.
ResponderExcluirAdorei o post! Agora há pouco estava refletindo como On The Road pode ser adaptado. E pioooor: com a Alice Braga e a Kristen Steweart! Me recuso a acreditar. :/
ResponderExcluirEnsaio sobre a cegueira é um filme visualmente maravilhoso, gostei bastante, mas pra conhecer o Saramago só lendo mesmo. Perfume me impressionou por não terem alterado o final. Eu não conseguia imaginar direito aquelas cenas no filme, haha.
Beijos,
allstarejeans.blogspot.com
Esse filme,Perfume,me deixou com os cabelos em pé!
ResponderExcluir