segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A publicidade deve ser conservadora?

Nos últimos dias me deparei com duas polêmicas campanhas publicitárias, que buscam através do choque direto, chamar atenção para o tema, a primeira da WWF, faz uma comparação entre o número de mortes provocados pelos atentados de 11 de Setembro e a Tsunami de 2006, mostrando uma chuva de aviões caindo sobre Manhatan.


A outra mais recente sobre a Aids, trás de volta à vida Hitler e Saddan em selvagens cenas de sexo, com os dizeres: Aids uma assassina em massa!



Admito serem polêmicas, e com alto poder de incomodar certas pessoas, mas não posso deixar de negar que conceitualmente elas são perfeitas, geniais, mesmo quando distorcem a realidade, no caso da WWF, eles induzem as pessoas a acreditar que a Tsunami também foi, de certa forma, provocada pelos atos dos homens contra o meio ambiente, o que não é verdade, foi um evento sísmico natural.
Mas nem por isso deixa de ser bem pensada, é uma pena portanto que o conservadorismo da sociedade imponha tentativas de censuras a verdadeiras obras de arte! Sim, por que hoje com a chuvarada de cursos de publicidade, a quantidade de péssimas campanhas é assustadora, fazendo com que as boas pareçam um novo segmento artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...