Aproveitei o feriadão para me atualizar com relação a alguns filmes e finalmente assisti ao maravilhoso argentino vencedor do Oscar de filme estrangeiro, O Segredo dos Seus Olhos de Juan José Campanella, se não bastasse o esplêndido roteiro e as magnificas atuações, Campanella ainda nos brinda com um plano-sequência de tirar o fôlego (nem preciso dizer que ele é um diretor brilhante, quem assistiu O Filho da Noiva sabe disso).
Para quem ainda não está habituado aos termos técnicos do cinema, uma rápida explicação, plano, ou take em inglês, é um registro ininterrupto de um trecho do filme, entre um e outro corte, e sequência é a junção desses planos, seria o equivalente fílmico a um capítulo de um livro, plano-sequência portanto, é uma sequência completa filmada em um único plano ininterrupto, sem cortes, nem preciso dizer que é uma técnica narrativa difícil, mas que felizmente, grandes diretores sempre buscam aumentar ainda mais a sua complexidade.
É o que Campanella faz em O Segredo dos Seus Olhos, sugiro assistir ao filme inteiro, mas vocês podem ver a sequência abaixo, que dura pouco mais de cinco minutos, inicia em uma tomada aérea que se aproxima aos poucos de um estádio, atravessa o campo até chegar na tumultuada arquibancada, então, se transforma numa perseguição pelos túneis de acesso dos torcedores terminado no gramado, obviamente existe pelo menos um corte, entre a tomada aérea e a arquibancada que foi unida com o auxílio de CGI, no entanto só deixa explícito ainda mais o apuro técnico envolvido:
Como bom cinéfilo, vibrei com a sequência como se estivesse vendo uma partida de futebol, e ao término do filme, comecei a lembrar de outras vezes em que um plano-sequência foi utilizado com perfeição, vamos ver ou rever a seguir.
Orson Welles ficou famoso por dirigir quando ainda era muito jovem, o filme Cidadão Kane, considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, entretanto, creio que a sequência mais genial que ele já dirigiu se encontra em outro filme, é a cena de abertura do filme A Marca da Maldade, nem preciso dizer que não seria qualquer diretor que conseguiria fazer, em plena década de 50, a câmera percorrer o caminho que ela percorre aqui:
Brian de Palma também adora o recurso, e creio que em Olhos de Serpente ele criou a sua tomada mais complexa, ela dura no total, se não me falha a memória, quase 20 minutos:
O Tailandês O Protetor, já seria excelente apenas pelas geniais coreografias de luta, mais é ainda mais espetacular porque uma delas foi filmada em plano-sequência, o resultado é inacreditável:
O meu plano sequência preferido é o presente no clímax de Filhos da Esperança, o diretor Alfonso Cuarón adora o recurso e o domina com perfeição, ele já tinha feito um belíssimo na refilmagem de Grandes Esperanças, e em Filhos da Esperança ele faz vários, mas dois são incríveis, um que se passa dentro de um automóvel com a câmera se movendo com incrível facilidade entre os passageiros e o outro do final, como já disse, é simplesmente inacreditável, a câmera na mão acompanha o personagem de Clive Owen enquanto ele avança em um campo de batalha urbano que se torna cada vez mais complexo com a participação de centenas de extras, a lente vai se sujando aos poucos com poeira e sangue, é tanta coisa que acontece nos quase 10 minutos que a cena dura que eu acho impossível ela ter sido filmada de uma só vez, deve haver alguns cortes escondidos, mas se existem são imperceptíveis:
Existem muitas outras sequências memoráveis, Martin Scorcese (assistam os Bons Companheiros) e Paul Thomas Anderson (assistam Boogie Nights) adoram o recurso, Gaspar Noé fez cenas perturbadoras em Irreversível utilizando planos-sequências, Alexandr Sukurov foi além, e fez o fillme a Arca Russa inteiro em um único plano sequência de 90 minutos, embora Alfred Hitchcock já tenha feito o mesmo na década de 40 em Festim Diabólico (no filme até existem cortes disfarçados, mas porque os rolos de filme não passa de 10 minutos de duração e precisavam ser trocados, como a Arca Russa foi filmado em digital, não teve esse problema.
É o que Campanella faz em O Segredo dos Seus Olhos, sugiro assistir ao filme inteiro, mas vocês podem ver a sequência abaixo, que dura pouco mais de cinco minutos, inicia em uma tomada aérea que se aproxima aos poucos de um estádio, atravessa o campo até chegar na tumultuada arquibancada, então, se transforma numa perseguição pelos túneis de acesso dos torcedores terminado no gramado, obviamente existe pelo menos um corte, entre a tomada aérea e a arquibancada que foi unida com o auxílio de CGI, no entanto só deixa explícito ainda mais o apuro técnico envolvido:
Orson Welles ficou famoso por dirigir quando ainda era muito jovem, o filme Cidadão Kane, considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, entretanto, creio que a sequência mais genial que ele já dirigiu se encontra em outro filme, é a cena de abertura do filme A Marca da Maldade, nem preciso dizer que não seria qualquer diretor que conseguiria fazer, em plena década de 50, a câmera percorrer o caminho que ela percorre aqui:
Brian de Palma também adora o recurso, e creio que em Olhos de Serpente ele criou a sua tomada mais complexa, ela dura no total, se não me falha a memória, quase 20 minutos:
O Tailandês O Protetor, já seria excelente apenas pelas geniais coreografias de luta, mais é ainda mais espetacular porque uma delas foi filmada em plano-sequência, o resultado é inacreditável:
O meu plano sequência preferido é o presente no clímax de Filhos da Esperança, o diretor Alfonso Cuarón adora o recurso e o domina com perfeição, ele já tinha feito um belíssimo na refilmagem de Grandes Esperanças, e em Filhos da Esperança ele faz vários, mas dois são incríveis, um que se passa dentro de um automóvel com a câmera se movendo com incrível facilidade entre os passageiros e o outro do final, como já disse, é simplesmente inacreditável, a câmera na mão acompanha o personagem de Clive Owen enquanto ele avança em um campo de batalha urbano que se torna cada vez mais complexo com a participação de centenas de extras, a lente vai se sujando aos poucos com poeira e sangue, é tanta coisa que acontece nos quase 10 minutos que a cena dura que eu acho impossível ela ter sido filmada de uma só vez, deve haver alguns cortes escondidos, mas se existem são imperceptíveis:
Existem muitas outras sequências memoráveis, Martin Scorcese (assistam os Bons Companheiros) e Paul Thomas Anderson (assistam Boogie Nights) adoram o recurso, Gaspar Noé fez cenas perturbadoras em Irreversível utilizando planos-sequências, Alexandr Sukurov foi além, e fez o fillme a Arca Russa inteiro em um único plano sequência de 90 minutos, embora Alfred Hitchcock já tenha feito o mesmo na década de 40 em Festim Diabólico (no filme até existem cortes disfarçados, mas porque os rolos de filme não passa de 10 minutos de duração e precisavam ser trocados, como a Arca Russa foi filmado em digital, não teve esse problema.
Em fim, existem muitos, algum leitor lembra de outros que eu esqueci de citar?
four rooms...a tomada do tarantino!!!hilaria por sinal!
ResponderExcluirA palavra certa é ininterrupto.
ResponderExcluirVocê poderia fazer um post sobre planos sequência frustrados, que não ficaram com um efeito assim tão bom ou acabaram sendo desnecessários e mal-feitos.
ResponderExcluirAssista ao filme Arca Russa "Russkiy Kovcheg", 2002 de Aleksandr Sokurov. aí sim é um plano-sequência. Sem esquecer do clássico Soy Cuba, 1964 de Mikhail Kalatozov. E o termo é esse mesmo Plano-sequência.
ResponderExcluirSim Sim Daniel, já assisti Arca Russa e citei no post!
ResponderExcluirFiquei triste porque meu plano-sequencia favorito ficou de fora no texto.
ResponderExcluirÉ o de Desejo e Reparação (Atonement) de Joe Wright. Vale a pena conferir, é lindo.
Muitos dos planos citados no texto não conheço, o que é ótimo porque estou um pouco sem criatividade para buscar novos filmes que ainda não vi.
Abraço.
Existe também o brasileiro "Ainda Orangotangos" de Gustavo Spolidoro, que acredito ser o primeiro filme inteiramente em plano-sequência do Brasil.
ResponderExcluirE aí Vinicius!
ResponderExcluirFILHOS DA ESPERANÇA é um filme que não canso de elogiar. Esse O PROTETOR eu já havia ouvido falar, principalmente dessa cena, no NERDCAST.
E o SEGREDO DOS SEUS OLHOS é realmente belíssimo. Vi um making off dessa cena e me surpreendi porque, além de tudo, eles só tinham parece que 200 pessoas, para simular o estádio cheio.
abraço!