segunda-feira, 28 de junho de 2010

A beleza do Plano-sequência!

Aproveitei o feriadão para me atualizar com relação a alguns filmes e finalmente assisti ao maravilhoso argentino vencedor do Oscar de filme estrangeiro, O Segredo dos Seus Olhos de Juan José Campanella, se não bastasse o esplêndido roteiro e as magnificas atuações, Campanella ainda nos brinda com um plano-sequência de tirar o fôlego (nem preciso dizer que ele é um diretor brilhante, quem assistiu O Filho da Noiva sabe disso).
Para quem ainda não está habituado aos termos técnicos do cinema, uma rápida explicação, plano, ou take em inglês, é um registro ininterrupto de um trecho do filme, entre um e outro corte, e sequência é a junção desses planos, seria o equivalente fílmico a um capítulo de um livro, plano-sequência portanto, é uma sequência completa filmada em um único plano ininterrupto, sem cortes, nem preciso dizer que é uma técnica narrativa difícil, mas que felizmente, grandes diretores sempre buscam aumentar ainda mais a sua complexidade.
É o que Campanella faz em O Segredo dos Seus Olhos, sugiro assistir ao filme inteiro, mas vocês podem ver a sequência abaixo, que dura pouco mais de cinco minutos, inicia em uma tomada aérea que se aproxima aos poucos de um estádio, atravessa o campo até chegar na tumultuada arquibancada, então, se transforma numa perseguição pelos túneis de acesso dos torcedores terminado no gramado, obviamente existe pelo menos um corte, entre a tomada aérea e a arquibancada que foi unida com o auxílio de CGI, no entanto só deixa explícito ainda mais o apuro técnico envolvido:

Como bom cinéfilo, vibrei com a sequência como se estivesse vendo uma partida de futebol, e ao término do filme, comecei a lembrar de outras vezes em que um plano-sequência foi utilizado com perfeição, vamos ver ou rever a seguir.

Orson Welles ficou famoso por dirigir quando ainda era muito jovem, o filme Cidadão Kane, considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, entretanto, creio que a sequência mais genial que ele já dirigiu se encontra em outro filme, é a cena de abertura do filme A Marca da Maldade, nem preciso dizer que não seria qualquer diretor que conseguiria fazer, em plena década de 50, a câmera percorrer o caminho que ela percorre aqui:


Brian de Palma também adora o recurso, e creio que em Olhos de Serpente ele criou a sua tomada mais complexa, ela dura no total, se não me falha a memória, quase 20 minutos:


O Tailandês O Protetor, já seria excelente apenas pelas geniais coreografias de luta, mais é ainda mais espetacular porque uma delas foi filmada em plano-sequência, o resultado é inacreditável:


O meu plano sequência preferido é o presente no clímax de Filhos da Esperança, o diretor Alfonso Cuarón adora o recurso e o domina com perfeição, ele já tinha feito um belíssimo na refilmagem de Grandes Esperanças, e em Filhos da Esperança ele faz vários, mas dois são incríveis, um que se passa dentro de um automóvel com a câmera se movendo com incrível facilidade entre os passageiros e o outro do final, como já disse, é simplesmente inacreditável, a câmera na mão acompanha o personagem de Clive Owen enquanto ele avança em um campo de batalha urbano que se torna cada vez mais complexo com a participação de centenas de extras, a lente vai se sujando aos poucos com poeira e sangue, é tanta coisa que acontece nos quase 10 minutos que a cena dura que eu acho impossível ela ter sido filmada de uma só vez, deve haver alguns cortes escondidos, mas se existem são imperceptíveis:

A incorporação do vídeo foi cancelada pelo youtube, mas vocês podem vê-lo aqui.

Existem muitas outras sequências memoráveis, Martin Scorcese (assistam os Bons Companheiros) e Paul Thomas Anderson (assistam Boogie Nights) adoram o recurso, Gaspar Noé fez cenas perturbadoras em Irreversível utilizando planos-sequências, Alexandr Sukurov foi além, e fez o fillme a Arca Russa inteiro em um único plano sequência de 90 minutos, embora Alfred Hitchcock já tenha feito o mesmo na década de 40 em Festim Diabólico (no filme até existem cortes disfarçados, mas porque os rolos de filme não passa de 10 minutos de duração e precisavam ser trocados, como a Arca Russa foi filmado em digital, não teve esse problema.

Em fim, existem muitos, algum leitor lembra de outros que eu esqueci de citar?

8 comentários:

  1. four rooms...a tomada do tarantino!!!hilaria por sinal!

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  2. A palavra certa é ininterrupto.

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  3. Você poderia fazer um post sobre planos sequência frustrados, que não ficaram com um efeito assim tão bom ou acabaram sendo desnecessários e mal-feitos.

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  4. Assista ao filme Arca Russa "Russkiy Kovcheg", 2002 de Aleksandr Sokurov. aí sim é um plano-sequência. Sem esquecer do clássico Soy Cuba, 1964 de Mikhail Kalatozov. E o termo é esse mesmo Plano-sequência.

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  5. Sim Sim Daniel, já assisti Arca Russa e citei no post!

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  6. Fiquei triste porque meu plano-sequencia favorito ficou de fora no texto.

    É o de Desejo e Reparação (Atonement) de Joe Wright. Vale a pena conferir, é lindo.

    Muitos dos planos citados no texto não conheço, o que é ótimo porque estou um pouco sem criatividade para buscar novos filmes que ainda não vi.

    Abraço.

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  7. Existe também o brasileiro "Ainda Orangotangos" de Gustavo Spolidoro, que acredito ser o primeiro filme inteiramente em plano-sequência do Brasil.

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  8. E aí Vinicius!
    FILHOS DA ESPERANÇA é um filme que não canso de elogiar. Esse O PROTETOR eu já havia ouvido falar, principalmente dessa cena, no NERDCAST.
    E o SEGREDO DOS SEUS OLHOS é realmente belíssimo. Vi um making off dessa cena e me surpreendi porque, além de tudo, eles só tinham parece que 200 pessoas, para simular o estádio cheio.
    abraço!

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