sexta-feira, 23 de julho de 2010

Critica de Cinema - Predadores

Predadores, Predators, EUA, 2010.
Direção: Nimrod Antal
Roteiro: Alex Litvak, Michael Finch.
Elenco: Adrian Brodya, Alice Braga, Topher Grace, Laurence Fishiburne, Danny Trejo.


Sem muitas pretensões de acrescentar novos conceitos ao universo apresentado nos filmes protagonizados por Schwarzenegger e Glover, o filme diverte mais que as bobagens de Paul W. Anderson (não confundir com o excelente Paul T. Anderson), os dois Aliens Vs. Predador, no entanto, isso não quer dizer muita coisa, Predador, não foge do caráter de "produto descartável" principalmente pela falta de personagens cativantes.
A trama inicia com um grupo de pessoas de várias partes do mundo e que não se conhecem caindo de para-quedas numa densa e inóspita selva, logo descobrimos que eles são guerrilheiros, soldados, mercenários, fugitivos, ou seja, os melhores representantes da "diplomacia" terrestre e que eles estão em um planeta distante.
Estranhamente o roteiro trata com um certo suspense o motivo deles estarem ali, demorando um bom tempo para "apresentar" a raça de predadores que obviamente levou o grupo para lá com o intuito de caça-los. Se ao menos o visual das criaturas concebidas pelo mestre Stan Winston tivessem sido alteradas, ou se esse tempo de espera fosse utilizado para desenvolver o personagens, isso seria justificável, mas não, as criaturas são as mesmas que já nos habituamos e os personagens são todos unidimensionais. Também não pode-se dizer que o suspense era para apresentar os seres a nova geração, vistos que eles já foram apresentados nos filmes baseados no video game.
O único novo elemento introduzido, são os "predadogs", uma espécie de cão de estimação dos predadores que ajuda nas caçadas, nem digo o planeta como um novo elemento, porque o filme podia muito bem se passar em qualquer selva terrestre e não mudaria em nada o enredo. Algo que é até positivo, a graça dos filmes originais consistia no duelo entre a caça e o caçador e a constante troca de posição entre os dois, o universo dos alienígenas não tinha a menor importância e continua não tendo, quem espera por isso, é muito melhor assistir a Star Wars, Star Trek ou Avatar.

O elenco é encabeçado por Adrian Brody (nunca imaginei que após o Oscar por O Pianista ele se ia se tornar herói de ação), a brasileira Alice Braga num papel típico de Michelle Rodriguez, Topher Grace que interpretando um médico, é o único que aparentemente destoa do resto do grupo, e conta também com uma rápida e curiosa participação de Laurence Fishiburne. Não chega a ser como em Alien Vs. Predador cujo, os seres humanos apresentados são tão estúpidos que torcemos pela suas mortes, mas como eu já disse, a graça dos originais estava no duelo, e para isso, aqueles filmes contavam com o carisma de Arnold Schwarzenegger e Danny Glover, algo que faz muita falta agora.
Nada de eficiente pode ser dito sobre a direção em piloto automático, que abusa de planos batidos, como aquele em que um assassino se levanta lentamente por trás da vítima antes de atacar, nem do roteiro, que inclui uma reviravolta boba envolvendo um personagem na reta final que nada acrescenta a narrativa, mas creio que ninguém espera por uma obra-prima, nesse sentido o filme funciona bem como entretenimento, e cumpre o pouco que promete.


2 comentários:

  1. Vinícius,fazia algum tempinho que não passava aqui no teu blog que é um dos meus preferidos,não falo melhores pois isso é muito subjetivo,mas adorei o novo layout,muito mais prático para passear. Esse Predadores aí não curti.É incrível como a indústria do cinema raspa até o último centavo no sentido de arrecadar em cima de um grande sucesso.Cara me aventurei no Pimenta Zen a passar minha impressão do filme 3 Homens em Conflito e gostaria da tua opinião de especialista sobre o post. De qualquer maneira grande abraço e continue fazendo a galera cinemeira feliz com teu blog.
    Fábio Zen

    http://pimentazen.blogspot.com/2010/08/adoravel-trapaceiro.html

    ResponderExcluir
  2. Acho q só a cena do samurai da yakuza lutando q valeu a pena. Bons atores desperdiçando seu tempo em uma tentativa totalmente... Sem folgo pra comentar! Sou fã dos "Predadores"

    Qro ver o comentario sobre Repo Men com nada mais nada menos q: Jude Law, Forest Whitaker, Alice Braga.Umas das melhores atuaçoes do Jude Law!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...