sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Crítica de Cinema - O Último Mestre do Ar

O Último Mestre do Ar, The Last Airbender, EUA, 2010.
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Noah Ringer, Dev Patel, Aasif Mandiv, Jackson Rathbone, Shaun Toub, Nicola Peltz.

Desde quando M. Night Shyamalan lançou Sinais eu já vinha perdendo a confiança no diretor, confiança que se esvaiu de vez com o péssimo A Dama da Água e com o ainda pior Fim dos Tempos, confesso portanto, que fui ver O Último Mestre do Ar com má fé, pronto para falar mal, algo que não me orgulho, e por isso mesmo tenho que admitir, apesar de longe de ser uma obra prima, o filme tem mais qualidades que problemas, por outro lado, os problemas residem justamente nas escolhas do diretor.
Assisti poucos episódios do desenho, portanto não posso dizer se o roteiro do próprio Shyamalan é fiel, mas visualmente ficou muito parecido, na trama, o mundo é dividido em quatro nações: a Nação do Fogo, o Reino da Terra, a Tribo das Águas, e os Nômades do Ar. Os habitantes de cada nação possuem a habilidade de controlar o elemento que lhes corresponde, mas a cada geração surge uma pessoa que pode controlar os quatro elementos, o Avatar. Logo nos primeiros minutos, sabemos que o jovem Aang é o Avatar, que retornando após um "descanso" forçado de 100 anos encontra o mundo ameaçado pela dominação da ambiciosa Nação do Fogo.
Dessa vez, Shyamalan se mostrou mais comedido na direção, rapidamente reconhecemos os seus enquadramentos característicos e bem trabalhados e a preferência por planos-sequência, mas felizmente não abusou dos longos close-ups que testaram a paciência do espectador em seus últimos trabalhos, assim, as sequências de ação são beneficiadas, os planos mais longos, diferente da edição frenética tão comum nos filmes de ação atuais, permitem que observamos cada detalhe das batalhas, uma pena que sejam tão poucas, o que demonstra o primeiro grande erro de Shyamalan que parece não compreender as preferências do público alvo.
O roteiro demonstra dificuldades em condensar as informações de uma temporada inteira do desenho em um longa de 90 minutos, o que torna tudo muito didático, os diálogos não surgem para desenvolver os personagens e sim para explicar o que está acontecendo, mas o maior erro reside no tom demasiado sério que o diretor emprega, a escassez de humor é incompatível com uma obra de fantasia infanto-juvenil.O elenco de desconhecidos (para se ter uma idéia o mais conhecido é Dev Patel, protagonista de Quem quer ser um Milionário? que interpreta o príncipe Zuko da Nação do Fogo) se sai razoavelmente bem sendo prejudicados mais pelos diálogos do que por falta de talento, mas o garoto Noah Ringer que protagoniza a história é muito competente tanto nas sequências de luta quanto nas mais intimistas.
Foi um exagero as críticas absurdamente negativas que o filme recebeu inclusive do público, a narrativa é envolvente e os efeitos especiais são muito bons, portanto é evidente que a antipatia crescente ao estilo do diretor contribuiu para a "malhação" do filme, mas nem todas as críticas são infundadas, afinal é o erro no tom empregado pelo diretor que não permitiu que O Último Mestre do Ar fosse melhor, Shyamalan deveria ter abrido mão do roteiro e passado a bola para alguém com mais habilidade para o mainstream, perdeu a chance de dar a volta por cima por causa do ego.

13 comentários:

  1. Como você mesmo ressaltou, as críticas sobre este filme não estão muito boas, muito pelo contrário. Acho que a mais positiva até agora, foi a sua.
    Não sei se verei o filme no cinema, o mais provável é esperar em DVD.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, tbém estranhei qndo escolheram o Shyamalan pra ser o diretor e sabia q algo desse tipo poderia acontecer. E justamente com o "verdadeiro" AVATAR!! Ouvi falar q esse filme vai ter ainda 2 outras partes mais se as críticas forem tao ruins assim acho q não passa dessa

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti ao desenho, mas curti o trailer deste filme. Gosto de filmes com atores desconhecidos. Os caras costumam dar o melhor de si para ficarem famosos logo... e acabam se saindo bem melhores do que as figurinhas carimbadas do cinema.

    Também já li mtas críticas negativas a este filme por aí, mas este post acabou me dando vontade de assistir ao filme.

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  4. Assisti o filme ontem, e concordo com sua opinão geral. Achei que ia chegar no cinema e ver um desastre total. Mas eu gostei muito do que ví.

    Não achei que o Shymalan teve dificuldade em condensas as temporadas, muito pelo contrário, acho que ele conseguiu muito bem.

    Umas das coisas que me incomodou foi a firulagem que dobradores faziam para realizar duas dobras. Faziam um kati quase inteiro e só no último movimento é que o elemento se manifestava.

    Mas eu gostei e rezo forte para uma continuação.

    ResponderExcluir
  5. Não olhei esse filme, mas olhei todos os desenhos e uma coisa que eu pude perceber nos trailes é que o protagonista não parece ser muito carismatico, tá sempre sério e no desenho ele sempre dava risada e tal.
    E acho que o certo seria dividir em 4 filmes, como no desenho que são 4 "livros" Aguá, Ar, Terra e Fogo, assim poderia ter menos dialogos explicando o que se passa e sim se aprofundando nas histórias dos personagens, que são cruciais para o desenho.

    ResponderExcluir
  6. Poisé eu assistia o desenho e sou muito fã quando anunciaram o filme fiquei bem empolgada meu unico medo era de perder parte do humor q o desenho tinha e pelo q vc escreve foi exatamente o q aconteceu,mas ainda assim estou ansiosa para conferir,por mais q falem mal do Shyamalan gosto do trabalho dele e acredito q o resultado mesmo com tantas criticas negativas tenha ficado bom

    ResponderExcluir
  7. M. É um ótimo diretor "dama da água" é um exelente roteiro! Não da pra dizer que ele esta em decadencia ou coisa parecida... Os critocos americanos q c @#$%! O cara tem otimos filmes como "sexto sentido", "Corpo fechado" E ETC!
    Se M. Night Shyamalan fosse um fracaço o filme não renderia 380Mil. em bilheteria mundia sendo que o filme custou 150M.
    M. Night Shyamalan É um EXELENTE DIRETOR! Eu confio, gosto do trabalho e indico!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Vcs falam do M. mas não percebem a merda que "James Cameron" fez em "AVATAR". Não vi nada d mais no filme um roteiro pobre

    ResponderExcluir
  9. BOb, no meu ponto de vista Shyamalan está sim em decadência, quando vc citas os ótimos filmes do diretor, voce cita justamente os priemrios que foram bons,o Sexto Sentido é excelente, Corpo fechado é muito bom, Sinais é bom, A Vila é Regular e A dama da água e Fim dos Tempos são péssimos! E não são só os cr´ticos americanos que acham isso, o p[ublico em geral também, os filmes do diretor estão faturando muito pouco.

    380 milhões no mundo para um filme que custou 150 é muito pouco, na hora de dividir os ganhos não se paga, o filme tem que esperar a venda de dvds e blu-rays pra se pagar nesse caso, e só faturou isso por que é baseado num desenho de sucesso, se não, acredito que o resultado teria sido pior, mesmo o filme sendo bom.

    ResponderExcluir
  10. Realmente o resultado não foi o esperado, mas c repararmos os filmes baseados em desenhos e jogos... cara ficou muito bom. Os promeiros 30min de filme eu achei cansativo, depois! Ele colocou cenas do desenho q ficaram espetaculares. Eu não vi nenhum filme baseado em desenho ou jogo q fosse perfeito, essa adptação no meu ponto de vista ficou muito boa, não o esperado. Um exemplo: resident evil nossa o filme rende pakas e é um lixo! Eles conseguiram acabar cm a história toda.

    Não qis ser rude no meu comentario acima... desculpa de fui! Adoro filmes e tenho um grande afeto pelo "M" sou um grande fã. Por isso me desculpe c fui meio rude... pois como disse sou um grande fã do "M".
    Vlw

    ResponderExcluir
  11. Bob,
    Que isso, vocÊ não foi rude, eu apenas coloquei o meu ponto de vista sobre a obra do Shyamalan que eu adorei no inicio e depois me decepcionei, conheço muita gente qu ainda curte o diretor, não tem problema algum nisso, é tudoquestões de ponto de vista!

    Reparei que vc comentou em um monte de criticas! rsrsrs
    Obriga por frequentar o blog e enriquecer o conteudo com a sua opinião, volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. q isso cara! Me tornei um seguidor do seu blog! E vou estar sempre aki sou um apaixonado por filmes! Vlw

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...