segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Elementos químicos fictícios

Eu estava fazendo uma pesquisa sobre novos "filmes B" (para postar futuramente com o lançamento de Machete), e acabei percebendo que o filme Núcleo - Missão ao centro da Terra conta com um liga de metal fictícia chamada Unobtanium, o mesmo nome que James Cameron batizou o metal precioso do planeta Pandora. Homenagem, plágio, ou coincidência? Afinal uma tradução de Unobtanium, como disse Pablo Villaça em sua crítica significa algo como "inconseguível", algo que se encaixa bem no filme Avatar, mas divago.
O fato é que fui levado a pesquisar outros metais, substâncias ou elementos químicos que só existem nos filmes, vamos relembrar alguns em ordem alfabética:

Adamantium - O metal mais resistente conhecido com o qual o esqueleto do mutante Wolverine foi revestido, visto nos filmes dos X-Men.

Afraidium - Metal visto no filme de animação Robôs, um metal amarelo e com gosto de galinha.

Balthorium - Elemento químico utilizado pela Rússia para a produção do dispositivo do Juízo final no filme Dr. Fantástico.

Beerium - O átomo responsável pela espuma da cerveja no filme O Jovem Einstein.

Borophyll - Na verdade não existe nem no cinema, é apenas uma frase do filme Billy Madson, ao conhecer a substância Clorofila na sala de aula, Madson diz que parece mais com "Bore-ophyll" algo como "chaticefila". Mas é óbvio que os nerds de plantão da Internet, não iam deixar essa passar batido, e trataram de criar um anel aromático que representa a substância.

Byzanium
- Elemento radioativo extremamente perigoso que teria afundado junto com o Titanic, visto na pérola Levantem o Titanic.

Carbonite - Material com o qual Han Solo foi congelado em O Império Contra-ataca.

Etherium - Mineral capaz de repelir a gravidade responsável por manter o castelo no ar na animação japonesa Castle in the Sky (será que as montanhas de Avatar também apresentam os mesmos minerais encrustados?).

Kryptonite - O universo Marvel trouxe o adamantium, e a DC Comics trouxe a Kriptonita vista nos filmes do Superman.

Mithril - Outra liga de metal extremamente resistente vista na trilogia O Senhor dos Anéis.

Nitrotrinanium - Um ingrediente parte da composição de um energético russo ilegal capaz de transformar uma banheira em uma máquina do tempo, vista no filme Hot Tube Time Machine, que no Brasil ganhou o péssimo título A Ressaca (que por outro lado, deveria ter sido o título de Se beber, Não case!, jamais vou entender esses equivocadas traduções).

Matéria Vermelha - Em contato com material radioativo é capaz de criar um buraco negro, pode ser vista no novo Star Trek de J. J. Abrams.

Solibonite - é uma substância encontrada nos raios de Sol e que se desencadeada pode destruir o universo, vista em Plano 9 do outro Espaço, criação da mente insana de Ed Wood, considerado o pior diretor da história do cinema.

Tridium - Mineral raríssimo que o Dr. Octopus necessita para recriar a energia do Sol em Homem-Aranha 2, é uma variação de tritium ou trítio que realmente existe.

Turbidium
- Mais uma liga de metal produzida em Marte que serve tanto para fins bélicos quanto para extrair oxigênio do Planeta Vermelho, visto no filme O Vingador do Futuro.

Unobtanium - Já citado no início do post, pode ser entendido como um material extremamente raro e fisicamente impossível nos dois filmes no qual ele aparece.

Uma dica para quem está se graduando em química, alguma engenharia e etc. Esse assunto daria um ótimo artigo científico, sério!

19 comentários:

  1. Caramba, se meu curso fosse química com certeza minha monografia seria sobre o adamantium. Se bem que em fisioterapia bem que eu poderia falar acerca da utilização terapêutica do adamantium na reconstrução óssea de pacientes vítimas de osteoporose ou algum doença degenerativa articular, haha! Dessa vez eu viajei mesmo, mas vamos voltar pra realidade. Ótimo artigo, sempre com informações divertidas e curiosas. Mas diz aí, deu um trabalho danado pra pesquisar isso, hein? Eu imagino com que keywords você achou tanta coisa boa no Google, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Tem tbm o elemento que o homem de ferro sintetiza, mas eu não sei o nome, ou esse realmente existe??

    ResponderExcluir
  3. @Matheus,
    Mo primeiro é o Paladium onde ele usa na "peça do peito" e no segundo é o elemento Terra como substituto do Paladium que o estava envenenando.

    ResponderExcluir
  4. tem a do resident evil aquela substancia das trevas

    ResponderExcluir
  5. Caro autor, só uma correção o elemento que o Dr. Octopus utiliza não é "Tridium" mas sim o Tritium(em português Tritio) que se trata do isotopo radioativo do hidrogênio que possui dois neutrons.

    ResponderExcluir
  6. Tem aquele metal do Avatar,que eles buscam em Pandora,que não me recordo o nome agora. :)

    ResponderExcluir
  7. Tem tbm o vibranium que junto com o adamantium e as substâncias que é feito o escudo do capitão america

    ResponderExcluir
  8. Nota sobre a matéria vermelha: Pode ser encontrada em historias de "Tormenta", um cenario de rpg que aparece em livros como "O inimigo do mundo" entre outros. Basta procurar por Tormenta de Arton.

    ResponderExcluir
  9. Vinicius, vale uma revisão no artigo hein... Ou então assistir ao filme Avatar. Você questiona se Etherium não seria o mineral presente nas montanhas flutuantes de Pandora, mas esquece que é justamente o Unobtanium que causa esse efeito.

    E pergunta besta, além de Avatar, qual é esse outro filme que você não menciona o nome, onde aparece o Unobtanium?

    ResponderExcluir
  10. Johnny C
    Como não menciono?
    Tá lá no incio do texto!

    E sim eu lembro que é o Unobtanium que permite o "suspensão" das montanhas", eu coloquei sobre a possibilidade de etherium nas montanhas apenas como uma forma de unificar a ficção em um unico universo, assim como o unobtanium existe em mais de um filme outros elementos poderiam aparecer! Apenas um questionameto nerd!

    ResponderExcluir
  11. Para os nerds de plantão, vou fugir um pouco do assunto e apresentar não uma substância ou elemento químico, mas uma "entidade" que, para vocês, é uma grande incógnita e pela impossibilidade natural do jovem nerd de atrai-lo pode ser considerada por muitos como um mito, uma "criatura" inexistente fora do imaginário virtual dos websites ou páginas de revista específicas... Chama-se buceta! Este "ser", em interação com determinadas partes do seu corpo pode causar reações extremamente intensificadas em comparação à sua já fatigada mão. Vale a pena desligar o computador, fechar o livrinho de rpg ou o mangá e sair à sua caça!
    Na atualidade, existem portadoras desta maravilha que podem te oferecer as sensações do contato com ela de forma bastante fácil ou através de um pequeno desembolso fiduciário, se você desconsiderar o invólucro que o carrega, que pode não ser dos mais aprazíveis quando se faça disponível para alguém como você.

    ResponderExcluir
  12. Ia dar o grito mas já falaram: O senhor esqueceu o Vibranium! =D

    Metal muito importante na marvel!

    ResponderExcluir
  13. Cacofonia,
    o seu comentário chegou uns 20 anos atrasado! Hoje os Nerds já aprenderam a domar isso que você chama de "ser"!

    ResponderExcluir
  14. Faltou também a trioxina, d'A Volta dos Mortos-Vivos!

    ResponderExcluir
  15. Mithril é a armadura em sí...e não um tipo de metal

    ResponderExcluir
  16. Não, Mithril é uma liga de metal raríssima forjada pelos mestres anões em Moria! E não apenas a a armadura que Bilbo presenteia Frodo, existem outros equipamentos feitos com Mithril, mas são raros.

    ResponderExcluir
  17. galera só pra constar o paládio existe mesmo, por isso não costa ai, e quem assistiu o filme homem de ferro 2, tony diz para nick que já tentou toda a combinação da tabela periodica para substituir o paládio, o paladio na tabela periodica é representada pela letras Pd, pesquisem antes de falar alguma coisa

    ResponderExcluir
  18. Tem tambem uns dos dungeons and dragons. Que os alquimistas usam

    ResponderExcluir
  19. Como é o nome do elemento químico que Tony Stark que ele encontrou no Homen de Ferro 2?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...