sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Papo de Cinema: Por que tanto remake de filme Hollywood?

Está ficando cada vez mais difícil de aturar as refilmagens sem noção de filmes estrangeiros por Hollywood, a febre que se intensificou com as refilmagens de filmes de terror oriental, agora alcança filmes de de todos os cantos do mundo e de todos os gêneros, se tornou uma prática tão comum que já foi até endossada pela a academia que premiou Os Infiltrados como o Melhor Filme do Ano, um ótimo filme, mas que não traz nada de diferente do excelente original que na verdade é até mais enxuto e com um final mais apropriado.
Essa semana foi anunciada a versão americana do maravilhoso argentino O Segredo dos Seus Olhos, um filme tecnicamente perfeito como eu já falei nesse post, um roteiro impecável e com atuações brilhantes de todo o elenco, mas principalmente do comediante Guillermo Francella e lógico do protagonista Ricardo Darín, um dos melhores atores da atualidade. Mas para Hollywood o filme tem um defeito gravíssimo, é falado em Espanhol, e somente isso justifica para os produtores americanos refilmá-lo.

O Segredo dos Seus olhos, a mais nova vítima.

A barreira do idioma é um problema sério, se no Brasil muita gente prefere ver filme dublado, com a desculpa de que não dá para ler e prestar atenção no filme ao mesmo tempo, imagine num país onde a população é extremamente etnocêntrica e egocêntrica, prestar atenção em um filme falado em espanhol ou japonês é praticamente um atentado aos bons costumes.
Então entra outra questão, por que apenas não dublar os filmes? Como exemplo, posso citar as duas produções de Stephen Chow, o excelente Shaolin Soccer e o ótimo Kung-Fusão, eles foram lançados nos EUA dublados e com um trilha mais americanizada e foram muito bem nas bilheterias, principalmente o segundo, do ponto de vista artístico a dublagem pode não ser a melhor das opções, mas é muito mais honesta do que descartar o trabalho inteiro de um cineasta e refazê-lo como se a obra fosse menor.
A versão dublada de Kung-Fusão foi um sucesso nos EUA.

O motivo dos americanos não investirem na dublagem dessas produções, pode ser explicado pela anedota do programa espacial (que pode muito bem ser verdade) que diz o seguinte, nas primeiras viagens espaciais tripuladas, a NASA encontrou um problema, as canetas falhavam na gravidade zero, então a agência gastou 2 milhões de dólares no desenvolvimento de uma caneta que não só funcionava em gravidade zero, como de cabeça para baixo, dentro da água, sobre altíssimas pressões e outras super funções. Já a União Soviética se deparou com o mesmo problema, eles resolveram usando lápis.
Os norte-americanos são megalomaníacos, e por isso não conseguem vislumbrar caminhos mais fáceis, por isso refilmam o que não precisa ser refilmado gastando dezenas de vezes mais do que gastariam apenas com uma boa campanha de marketing por achar que podem fazer melhor, esse é o principal motivo e não a falta de criatividade como muitos pensam, idéias originais tem aos montes, o que existe é o medo de apostar em material novo.
Existem casos em que o remake é até justificado que é quando existe a transposição do conceito original para uma realidade diferente, como é o caso de Sete Homens e um Destino baseado em Os Sete Samurais, o drama japônes e o faroeste americano tem a mesma premissa, mas a refilmagem ganhou vida própria.
Sete Homens e um Destino, um remake justificado.

Só que a maioria é completamente inútil, e eu posso ser vaiado por isso, mas até Os Inflitrados entra nesse quesito, o elenco, a direção e a montagem são espetaculares, mas não apresenta nada de novo com relação ao original Conflitos Internos, Scorcese inclusive refilmou quadro a quadro as melhores seqûencias, se ele tivesse criado um material novo em cima do conceito original seria melhor, a única coisa nova e positiva foi o personagem de Mark Walhbergh, mas o que me irritou foi que o filme acabou levando os prêmios que o original merecia ganhar.
Foi justo Os Infiltrados receber o Oscar sendo um cópia de Confliots Internos?

Vamos a um breve lista das refilmagens mais inúteis dos últimos anos:

Quarentena - Refilmagem de REC que ainda faz o desserviço de revelar o final no trailer.
Vannila Sky - Cameron Crowe fez uma verdadeira confusão, e o filme passou longe da elegância de Abre los Ojos de Alejandro Amenábar.
O Grito - que foi refilmado inclusive pelo mesmo diretor do original que já não era lá essas coisas, Ju-On
Imagens do Além - Refilmagem de Espíritos - A Morte está ao seu lado, e o pior quando assisti a esse troço nem sabia que era refilmagem quando percebi, ôpa! Eu já vi isso em algum lugar.
O Olho do Mal - refilmagem capenga do aterrorizante original The Eye.
Uma Chamada Perdida - Sugado de Chakushin Ari. Completa a lista das piores refilmagens de terror oriental, dos quais eu só gostei de duas, O Chamado e Água Negra, ambos do mesmo nível do original.
Funny Games - Também refilmado quadro a quadro pelo diretor do original Michael Haneke.
Táxi - Refilmagem do Francês que também não era grande coisa.
Godzilla - O que deu na cabeça de Roland Emerich para transformá-lo num ser hermafrodita, pegou mal para c...
Morte no Funeral - É ainda mais sem sentido porque o original lançado apenas três anos antes também é falado em inglês e também teve participação americana na produção, foi refilamdo apenas para uma versão mais comercial com Chris Rock.
Deixa ela Entrar - Ainda não estreou, mas definitvamente o filme sueco não precisava passa por isso.

E eu nem citei no post as refilmagens de filmes da própria casa, nem a nova mania dos Reboots de filmes de super-heróis: O Incrível Hulk, X-Man: First Class, Homem-Aranha e até O Quarteto-Fantástico já terá um novo recomeço. Isso pode esperar por outro momento.

O que mais pode ser lembrado, ou melhor lamentado, quanto a refilmagens de filmes estrangeiros, graças a deus, desistiram de refilmar OldBoy, espero que desistam também de O Segredo dos Seus Olhos.

18 comentários:

  1. concordo plenamente com você! nao há necessidade nenhuma de refilmar um filme jah lançado, salvo pelos motivos q vc flw. um remake q eu odiei e vc nao mencionou foi psicose, do hitchcock. ele foi refilmado em 1998, se nao me engano. adoro psicose,mas nao tinha interesse em ver o remake. porem esses dias, tive a chance de assisti-lo. é filmado quadro a quadro e eles conseguiram deixar o ápice do filme (o final) engraçado, ao invés de um suspense "mother fucker" com uma explicaçao fundamentada e q agrada o publico, como é a versão original de 1960. o ator q fez o norman bates no remake acabou com o personagem, nao conseguiu expressar os tiques e o comportamento psicotico que o anthony perkins fez com maestria. ngm merece...

    ResponderExcluir
  2. Realmente as refilmagens estão absurdas, refilmar um filme com menos de 2 anos depois do lançamento do antigo foi totalmente desnecessário (o caso de Let the right on in). E concordo com o que você disse que foi uma intervenção divina a não refilmagem de OldBoys já que não tem como um filme de Hollywood chegar nem próximo do clima do original. O que está faltando é criatividade dos roteiristas de Hollywood para criar novos e bons filmes, o que os leva a ter que pegar (roubar) idéias de filmes estrangeiros, porém mesm ao fazer um remake os roteiristas não tem tido a capacidade de recriá-lo de forma mais interessante ou com alguma melhora no roteiro para justificar a cópia. Os remakes podem acontecer, mas tem que ser bem adaptados, já que a estória do filme importa, mas o que mais importa é a forma como ela é contada.

    Wagner

    ResponderExcluir
  3. "... se no Brasil muita gente prefere ver filme dublado, com a desculpa de que não dá para ler e prestar atenção no filme ao mesmo tempo, imagine num país onde a população é extremamente etnocêntrica e egocêntrica, prestar atenção em um filme falado em espanhol ou japonês é praticamente um atentado aos bons costumes."

    Tirou as palavras da minha boca. Confesso que não preciso tanto da legenda nos filmes em ingles, mas nem por isso eu coloco dublado num filme em mandarim... É um crime! Perde-se mais de 70% da atuação do ator...

    ResponderExcluir
  4. Atualmente eles fazem muitos remakes porque seus diretores tem se tornado cada vez mais enfadonhos e sem criatividade.

    ResponderExcluir
  5. Eu fui assistir à versão americana de Morte no Funeral crente que eles tinham mudado alguma coisa. Mera ilusão. Mesmas cenas, mesmas falas, atores mais fracos.

    ResponderExcluir
  6. Sem falar no exemplo mais classico :
    O Rei Leão, the foi uma copia descarada
    do japones Kimba the leon

    ResponderExcluir
  7. Estou esperando pra ver como vai ser "Deixa ela Entrar" americano, pois o sueco é fantástico.Pode colocar ai na lista, Hollywood vai fazer as versões americanas da trilogia sueca "Millenium".

    ResponderExcluir
  8. "Deixa ela entrar" é um bom filme de vampiro.
    Totalmente dark, e ao mesmo tempo com crianças.
    E "REC" é uma obra de arte do terror/suspense. Não merecia ser escrachado pelos americanos.

    ResponderExcluir
  9. Acho que outra explicação pra tantos remakes fracos é o medo dos produtores em apostar em projetos novos. Por isso preferem investir naquilo que já está pronto. Agora temos a nova moda dos remakes de filmes da decada de 80, principalmente filmes de terros, revisados com uma tematica mais teen. Mas acho que esses dão um post à parte.

    ResponderExcluir
  10. Tem também a refilmagem do filme coreano "Medo", que se chamou "O Mistério das Duas Irmãs", mudou pouca coisa.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a história da NASA e eu não duvido que realmente seja verdade! hehehehe!
    E concordo com a sua opnião é isso que você falou e o medo de investir em ideias originais.

    ResponderExcluir
  12. Cara muito bom mesmo seu post. O "Olho do Mal" remake de "The Eye" (um dos melhores terror que vi), foi extremamente absurdo de ruim. E O QUE MAIS ME IRRITA É QUE O POVO BRASILEIRO GOSTA DE TUDO O QUE É AMERICANIZADO, FALAM HORRORES DO ORIGINAL, E QUANDO ASSISTEM AOS REMAKES DIZEM SER ÓTIMOS FILMES. DIGO ISSO PQ TRABALHEI 2 ANOS EM LOCADORA E OUVIA MUITO DISSO, CLIENTES DIZENDO QUE NÃO GOSTAVA DE FILME ORIENTAL, FILME EUROPEU,ETC. SÓ DIGO UMA COISA PARA ESSE TIPO DE GENTE, "SUCESSOS AMERICANOS SÃO PLÁGIOS".

    ResponderExcluir
  13. O motivo é simples. Um filme novo com atores conhecidos para o público dos EUA (e do mundo) costuma faturar muito muito muito mais do que um original sueco com atores desconhecidos.

    E de povo etnocêntrico já basta o brasileiro, que também não é lá muito globalizado.

    ResponderExcluir
  14. Pois é, isso quando nao é um remake nao autorizado nem creditado, como o caso do também argentino "hombre mirando al sudeste" e "K-PAX". Vergonha total...
    Só cuidado os que estao comentando falando que o sucesso de holywood é mentira e tal. A qualidade dos filmes de holywood é insuperável em diversos aspectos. O que da bronca é que isso ofusque obras primas de qualquer outro país. Comecemos nós a assistir mais filmes nao só nacionais, mas latino-americanos em geral. Posso ser suspeito para falar, já que minha tese do doutorado foi toda baseada em filmes latinoamericanos, mas tenha a certeza que aqueles que se dedicarem a estudar um pouco do cinema argentino, brasileiro e mexicano (para este ultimo, principalmente dos ultimos 15 anos) nao vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  15. Tem outro filme argentino que considero excelente e que teve refilmagem nos Estados Unidos, é o filme Nove Rainhas que também não precisava de refilmagem, pois o filme é muito bom, a versão americana por aqui se chamou 171 e é uma porcaria!

    ResponderExcluir
  16. 9 rarinhas foi refilmado? pultz, mas é perfeito já a versão argentina! afff

    ResponderExcluir
  17. nossa. adorei o tópico! me revoltei com esses remakes de hollywood depois de "deixa ela entrar" e quando fiquei sabendo da refilmagem da trilogia millenium! foi ai que comecei a me tocar no tanto remakes que os americanos fazem. Um absurdo os caras simplesmente ignorarem o trabalho das equipes das outras versões.

    ResponderExcluir
  18. Fazer o que??? Se os americanos gostam de fazer remakes e assim estragar tudo vide o novo Robocop meu Deus está mais para G.I. Joe do que o clássico de 1987. Estão refilmando também Evil Dead que é excelente com o Bruce Campbell como Ash, com certeza irão estragar tudo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...