sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Preview 2012

Como de costume, para fechar o ano, um mega post com as principais estréias do próximo ano e alguns pitacos pessoais sobre cada filme, o Preview 2012 acabou sendo o maior até agora com 104 filmes, por enquanto.

Início do ano, mas sem data definia.

O Artista, [The Artist, França, 2011], de Michel Hazanavicius.
O filme que encantou o mundo em 2011 ainda não tem data de estréia definida, mas deve ficar em meados de Fevereiro/Março.

Killer Joe
[EUA, 2011], de William Friedkin.
O veterano cineasta voltou a entusiasmar as platéias com este thriller de humor negro, o filme também não tem data de estréia definida, mas deve ocorrer nos primeiros meses do ano.

JANEIRO


06 de Janeiro.

Alvin & os esquilos 3 [Alvin and the Chipmunks: Chipwire, EUA, 2011], de Mike Mitchell.
Ainda não assisti nenhum da série.

As aventuras de Agamenon, o repórter [Brasil, 2011], de Victor.
Marcelo Adnet merecia algo melhor que essa vergonha alheia.

Cavalo de Guerra [War Horse, EUA, 2012], de Steven Spielberg.
Spielberg emocional. Eu tenho medo.

Drive [EUA, 2011], de Nicolas Wind Refn.
Já assisti, e é cult level 'Pulp Fiction'.

13 de Janeiro
.

O abrigo [Take Shelter, EUA, 2011], de Jeff Nichols.
Atormentado por uma série de visões apocalípticas, um homem não sabe se deve proteger sua família da tempestade que se aproxima ou dele mesmo. Pelo menos uma bela interpretação de Michael Shannon é garantida.

O espião que sabia demais [Tinker, Tailor, Soldier, Spy, EUA, 2011], de Tomas Alfredson.
Vem passando batido na temporada de premiações.

A hora da escuridão [The Darkest Hour, EUA, 2011], de Chris Gorak.
Ficção científica americana no estilo russo de Timur Bekmambetov.

Sherlock Holmes: O jogo das sombras [Sherlock Holmes: A Game of Shadows, EUA, 2011], de Guy Ritchie.
O trailer mostra um filme bem mais barulhento que o primeiro, o que pode não ser um bom sinal.

20 de Janeiro.

As aventuras de Tintim: O segredo do Licorne [The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, EUA, 2011], de Steven Spielberg.
Com uma equipe espetacular na direção, produção e roteiro, foi maravilhosamente bem na Europa, não tão bem nos EUA. Ou seja, grandes chances de ser excelente.

Red Tails [20 de Janeiro, EUA, 2012], de Anthony Hemingway.
George Lucas produz essa adaptação de visual cartunesco sobre aviadores negros da Segunda Guerra Mundial.

27 de Janeiro.

A Coisa [The Thing, EUA, 2011], de Matthijs van Heijningen Jr.
Esse re-remake que na verdade é um premake de mesmo nome que o orignial foi um fracasso na bilheterias americanas e adiado uma dezena de vezes por aqui, é capaz da estréia ser cancelada e o filme ser lançado direto em Home Video.

À beira do abismo [Man on a Ledge, EUA, 2011], de Asger Leth.
Um thriller envolvendo uma tentativa de suicídio e um roubo de diamantes.

Os descendentes [The Descendants, EUA, 2011], de Alexander Payne.Payne e Clooney já valem o ingresso.

Homens que não amavam as mulheres [The Girl with the Dragon Tatoo, EUA, 2011], de David Fincher.
Fincher e uma classificação NC-17 também já valem o ingresso.

J. Edgar [EUA, 2011], de Clint Eastwood.
Antes mesmo do filme começar a ser produzido, DiCaprio já era cotado para o Oscar de melhor ator, mas após lançado nos EUA, o filme vem passando sem alarde, deve dar no máximo a indicação.

A separação [Nader az Simin, Irã, 2011], de Asghar Farhadi.
Já assisti, obra-prima iraniana.

FEVEREIRO

3 de Fevereiro
.

Coriolano [Coriolanus, Inglaterra, 2011], de Ralph Fiennes.
Estréia de Ralph Fiennes na direção.

A Dama de Ferro [The Iron Lady, Reino Unido, 2011], de Phyllida Lloyd.
Se J. Edgar não garantirá o Oscar para DiCaprio, esse está quase certo para Streep.

Histórias cruzadas [The Help, EUA, 2011], de Tate Taylor.
Também já assisti, e não entendi os elogios, é bobo, reacionário e metido a bom.

The Inkeepers [EUA, 2011], de Ti West.
Terror de visual convidativo que trás de volta as telonas Kelly McGillis.

O homem que mudou o jogo [Moneyball, EUA, 2011], de Bennet Miller.
Filmes sobre beisebol não costumam me agradar, mas em fim, Brad Pitt vem sendo elogiado pelo papel.

Journey 2: The Mysterious Island [EUA, 2011], de Brad Peyton.
'The Rock' vem assumindo tudo quanto é continuação ou eu estou delirando?

10 de Fevereiro.
Cada um tem a gêmea que merece [Jack and Jill, EUA, 2011], de Dennis Dugan.
O horror! O horror!

Habemus Papam [Itália/França, 2011], de Nanni Moretti.
Outro que já assisti, excelente história sobre um Papa recém eleito que precisa de terapia, mas os melhores momentos estão no conclave.

Um método perigoso [A Dangerous Method, Canadá/Reino Unido/Alemanha, 2011], de David Cronenberg.
Era um dos filmes que eu mais esperava para o ano passado, foi adiado e teve uma recepção morna da crítica, mesmo assim, continuo curioso.

A mulher de preto [The Woman in Black, Reino Unido/Canadá, 2012], de James Watkins.
Daniel Radcliffe pós-Harry Potter.

Star Wars: Episódio I – A ameaça fantasma 3D [Star Wars Episode I – The Phantom Menace, 2011], de George Lucas.
Lucas relançando pela centésima vez sua saga em busca de mais alguns trocados. E é lógico que trouxas como eu enriquecerão ainda mais o sujeito.

17 de Fevereiro.

Anônimo [Anonymous, EUA, 2011], de Roland Emmerich.
Emmerich dando uma de Oliver Stone com uma teoria conspiratória sobre Shakespeare.

Beleza adormecida [Sleeping Beauty, 2011, Austrália], de Julia Leigh.
Emily Browning nua praticamente o filme todo. Vale o ingresso.

A invenção de Hugo Cabret [Hugo, EUA, 2011], de Martin Scorsese.
O mestre Scorsese se aventurando em um filme infantil, imperdível.

O Motoqueiro Fantasma 2 – 3D [Ghost Rider: Spirit of Vengeance, EUA, 2012], de Mark Neveldine e Brian Taylor.
Como o primeiro foi bem fraquinho, tem sempre uma boa chance de ser melhor, ou não.

Reis e ratos [Brasil, 2011], de Mauro Lima.
Comédia passada em meados do golpe de 64, resultado imprevisível.

Shame [Reino Unido, 2011], de Steve McQueen.
Mais polêmico que mamilos.

24 de Fevereiro.

Gone [EUA, 2012], de Heitor Dhalia.
Mais um diretor brasileiro debutando em Hollywood, adoro Dhalia e ele não deve decepcionar.

My Week With Marilyn [EUA, 2011], de Simon Curtis.
A julgar pelos trailers e fotos, Michelle Williams não conseguiu emular o brilho que transparecia em Marilyn, no entanto, isso seria impossível, ela era única.

Guerra é guerra [This Means War, EUA, 2012], de McG.
Romance de guerra dirigido por McG? Á menos que tenha um boca-a-boca positivo, passarei longe.

MARÇO

02 de Março
.

Anjos da noite 4 [Underworld 4, EUA, 2012], de Mans Marlind e Bjorn Stein.
Já está no quarto?

Jovens adultos [Young Adult, EUA, 2011], de Jason Reitman.
Jason Reitman é superestimado, mas mesmo que não sejam excelentes, seus filmes são no minimo bons.

Tão forte e tão perto [Extremely Loud and Incredibly Close, EUA, 2011], de Stephen Daldry.
Daldry é outro superestimado, os roteiros que ele pega, geralmente são melhores que sua direção, são são sempre ótimos filmes justamente pelo peso da narrativa. Provavelmente manterá a proeza de ter todos os seus filmes indicados ao Oscar de melhor filme.

09 de Março.

Aqui é o meu lugar [This Must Be The Place, EUA, 2011], de Paolo Sorrentino.
Só pelo visual de Sean Penn já vale o ingresso.

O corvo [The Raven, EUA/Espanha/Hungria, 2012], de James McTeigue.
Ficção que coloca o poeta Edgar Allan Poe perseguindo um serial killer. Sounds good.

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios [Brasil, 2011], de Beto Brant e Renato Ciasca.
Sim, eu receberia.

16 de Março.

The Grey [EUA, 2012], DE Joe Carnahan.
Liam Neeson, o ator badass do momento contra lobos selvagens.

23 de Março.


Jogos Vorazes [The Hunger Games, EUA, 2011], de Gary Ross.
Jenniffer Lawrence volta a ser protagonista depois da revelação em Inverno da Alma nessa ficção científica.

John Carter [EUA, 2012], de Andrew Stanton.
Mesmo que o filme seja excelente, pelo tema, acredito que será o maior fracasso do ano. Espero estar enganado.

30 de Março.

The Pirates! 3D [EUA, 2012], de Peter Lord.
Que Jack Sparrow que nada, essa é a nova produção da Aardman! Fuck Yeah!

ABRIL

06 de Abril.

Espelho, espelho meu [Mirror, Mirror, EUA, 2011], de Tarsem Singh.
Soa melhor que a outra versão da história que também estréia em 2012.

Titanic 3D [EUA, 2012], de James Cameron (Fox).
James Cameron que sempre criticou a conversão, realizando a sua. Hipócrita.

Xingu [Brasil, 2011], de Cao Hamburger.
Aventura brazuca sobre os irmãos Vilas-Boas.

13 de Abril.

Warth of the Titans [EUA, 2012], de Jonathan Liebesman.
Outro trailer barulhento, o que quase nunca é um bom sinal.

20 de Abril.

American Pie: O reencontro
[American Pie: Reunion, EUA, 2012], de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg.
Mais um filme pra lembrar que eu estou ficando velho.

Haywire [EUA, 2011], de Steven Soderbergh.
Soderbergh dirigindo um thriller de espionagem. Bastante atrativo.


27 de Abril.

The Avengers – Os Vingadores [The Avengers, EUA, 2012], de Joss Whedon.
Que filme é esse hein?

Corações sujos [Brasil, 2011], de Vicente Amorim.
Espero que não destruam mais uma obra de Fernando Morais como fizeram com Olga. Pelo menos o diretor é melhor.

MAIO

04 de Maio.
Os 3 Patetas [EUA, 2012], de Bobby Farrelly e Peter Farrelly.
O elenco seria Sean Penn, Benício Del Toro e Jim Carrey, alguma coisa está errada.

05 de Maio.
Faroeste Caboclo - O Filme
[Brasil, 2012], de René Sampaio.
A música que pedia pra ser filmada.

11 de Maio.

Battleship [EUA, 2011], de Peter Berg.
Mais um filme baseado em um brinquedo da Hasbro, que até agora só nos trouxe bombas.


Dark Shadows [EUA, 2012], de Tim Burton.
Burtom dirigindo Depp como um vampiro. Just fucking awesome.

18 de Maio
.
360 [Reino Unido, 2011], de Fernando Meirelles.
Meirelles dirigindo um grande elenco internacional, mas a crítica lá fora vem massacrando o filme, muito mais que Ensaio sobre a Cegueira.

The Dictator [EUA, 2012], de Larry Charles.
Baseado num conto cuja a autoria é atribuída supostamente a Saddan Hussein. Pelo menos bizarro deve ser.

25 de Maio.

Homens de preto 3 [Men in Black 3, EUA, 2011], de Barry Sonnenfeld.
Adorei o trailer, principalmente por envolver viagens no tempo, tema que muito me agrada.

JUNHO

1º de Junho.

Branca de Neve e o caçador [Snow White and the Huntsman, EUA, 2012], de Rupert Sanders.
O outro filme que reinventa a Branca de Neve, nesse caso, lembra muito o péssimo A garota da capa Vermelha.

Bullet to the Head [EUA, 2012], de Walter Hill.
Stallone se aquecendo para Os Mercenários 2.

Nero Fiddled [Espanha/Itália/EUA, 2012], de Woody Allen.
Allen está em alta e aqui filma um elenco jovem.

Rock of Ages [EUA, 2012], de Adam Shankman.
Saudosistas do velho rock'in roll vibram.

07 de Junho
.

Madagascar 3: Os procurados [Madagascar 3: Europe Most Wanted, EUA, 2012].
Não gostei dos dois primeiros e odeio a musiquinha: "eu me remexo muito".

08 de Junho
.

Na Estrada [Brasil/França, 2011], de Walter Salles.
Salles é especialista em road movies e dirigindo um elenco jovem tem tudo para garantir o sucesso.

Prometheus [EUA, 2012], de Ridley Scott.
Scott dirigindo uma roteiro que antecede o seu Alien escrito por um dos criadores de Lost, fãs da ficção científica estão subindo pelas paredes.

22 de Junho.

Jack the Giant Killer [EUA, 2012], de Bryan Singer.
Singer dirigindo uma fantasia, não consigo conceber o resultado.

29 de Junho.

Carnage [EUA, 2011], de Roman Polanski.
Grande elenco, grande diretor.

A era do gelo 4 [Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012], de Steve Martino e Mike Thurmeier.
Outra série de animação que nunca me agradou muito. Só vale pelas cenas desse criaturinha da foto.


JULHO

03 de Julho.

O Espetacular Homem-Aranha [The Amazing Spider-Man, EUA, 2012], de Marc Webb.
O filme é um tapa-buraco da Sony para não perder os direitos da HQ, e até agora nada revelado me agradou (exceto o boato de que muitas cenas foram realizadas com dublês, e não com CGI). No entanto, ainda é do amigo da vizinhança que estamos falando.

20 de Julho.

Somos tão jovens [Brasil, 2011], de Antonio Carlos Fontoura.
Juventude de Renato Russo. Parece chato.

Valente [Brave, EUA, 2012], de Mark Andrews.
A Pixar já teve como protagonista animais, carros, monstros, brinquedos, homens, faltava uma mulher. Não falta mais.

27 de Julho.

Batman: O cavaleiro das trevas ressurge [The Dark Knight Rises, EUA, 2012], de Christopher Nolan.
Difícil tarefa de Nolan de superar O Cavaleiro das Trevas, mais difícil ainda é esperar para saber se ele foi bem sucedido.


AGOSTO

03 de Agosto.

Abraham Lincoln: Vampire Hunter [EUA, 2012], de Timur Bekmambetov.
Enquanto a versão oficial de Spielberg não tem data para sair, fiquem com a biografia não autorizada.

10 de Agosto.

G.I. Joe 2: Retaliation [EUA, 2012], de Jon M. Chu.
Eu não disse que o "The Rock" vem assumindo a maioria das continuações de ação?

Total Recall [EUA, 2012], de Len Wiseman.
Mais uma da série de remakes desnecessários, no entanto, é óbvio que eu vou querer conferir a prostituta de três seios em 3D.

17 de Agosto.

Cabin in the Woods [EUA, 2010], de Drew Goddard.
O filme vem sendo adiado há tempos, o que nunca é um bom sinal.

Projeto sem título de Terrence Malick [EUA, 2012], de Terrence Malick.
Nem acredito que teremos mais um filme de Malick num intervalo tão curto de tempo.

24 de Agosto.

O Legado Bourne [The Bourne Legacy, EUA, 2012], de Tony Gilroy.
Bourne sem Bourne é algo impensável, pelo menos o vilão é Edward Norton.

31 de Agosto.

Os Mercenários 2 [The Expendables 2, EUA, 2012], de Simon West.
Promete ser o que o primeiro não foi, pelo menos a reunião agora sim está praticamente completa.

SETEMBRO

07 de Setembro.


Argo [EUA, 2011], de Ben Affleck.
Ben Affleck, que vem se mostrando tão bom quanto Clooney atrás das câmeras, dirigindo ele mesmo.

14 de Setembro.

Resident Evil 5 [Resident Evil: Retribution, EUA, 2012], de Paul W.S Anderson.
Já está no quinto?

21 de Setembro.

Dredd [EUA, 2012], de Pete Travis.
Sério que algum produtor endossou mais uma adaptação do Juíz Dredd depois do fiasco de Stallone nos anos 90?

Looper [EUA, 2012], de Rian Johnson.
Outro filme envolvendo viagens no tempo com Willis e Gordon-Levitt aparentemente vivendo o mesmo personagem. Parece bom.

OUTUBRO

05 de Outubro.

Busca Implacável 2 [França, 2012], de Olivier Magaton.
Maggie Grace volta a fazer merda para o seu pai resolver.

26 de Outubro.

Cloud Atlas [Alemanha/EUA, 2012], de Tom Tykwer, Andy Wachowski e Lana Wachowski.
Elenco estelar e ótimos diretores, o alemão Tom Tikwer e os Irmãos Wachowski, ficção científica envolvendo épocas e locais diferentes. Aguardo ansiosamente.

Gangster Squad [EUA, 2011], de Ruben Fleischer.
Elenco fantástico em um filme sobre máfia, é sempre sinal de um bom resultado.

NOVEMBRO
02 de Novembro.


Frankenweenie [EUA, 2012], de Andrew Stanton.
Nova produção stop-motion de Tim Burton, junto com Piratas!, tem tudo pra roubar a cena das animações digitais.

Skyfall [EUA, 2012], de Sam Mendes.
Depois de vários problemas, o novo 007 com direção de Sam Mendes parece promissor.

16 de Novembro.

A saga crepúsculo: Amanhecer parte 2 [Breaking Dawn Part 2, EUA, 2012], de Bill Condon.
Finalmente livres.

23 de Novembro.

Gravity [EUA, 2012], de Alfonso Cuarón.
Com uma sinopse que parece um "Mar Aberto" no espaço, a promessa de um plano sequência inicial de 20 minutos, esse novo filme de Cuarón se tornou um dos filmes mais aguradados do ano.

Rise of the Guardians [EUA, 2012], de William Joyce e Peter Ramsey.
Papai Noel e Coelinho da Páscoa e outros seres do folclore se unem na nova animação da Dreanworks, que mais parece uma tentativa deum novo Shrek ao invés de criar uma história original.

47 Ronin [EUA, 2012], de Carl Erik Rinsch.
Promessa de cenas de lutas estilizadas e com muito sangue.

DEZEMBRO

12 de Dezembro.

Cosmopolis
[EUA, 2012], de David Cronenberg.
Cronemberg sempre tem minha atenção.

14 de Dezembro.

The Hobbit: An Unexpected Journey [EUA, 2012], de Peter Jackson.
O trailer lançado no início de Dezembro levou vários fãs órfãos da Terra-Média as lágrimas, Peter Jackson não decepcionou e as imagens roubaram a cena de Cavaleiro das Trevas Ressurge, Prometheus, MIB 3 e outros filmes que tiveram a infelicidade de divulgar seus trailers na mesma época. A jornada de espera será longa.

21 de Dezembro.

Life of Pi [EUA, 2012], de Ang Lee.
Shyamalan, Cuarón e Jeneut tentaram adaptar a obra sobre um garoto preso em um pequeno barco com um tigre. Mas a sensibilidade de Ang Lee dará a tona do filme que cheira a prêmios.

Filmes de grandes diretores sem data de estréia:
(Boa parte deve ficar para 2013 por aqui).

Wettest County de John Hillcoat
Novo filme do diretor de 'A Estrada' com o que provavelmente será o ator do ano, Tom Hardy.

The Great Gatsby
de Baz Luhrmann.
Depois do fiasco de Austrália, Luhrmann busca a recuperação em uma nova adaptação da obra de Fitzgerald.

Django Unchained
de Quentin Tarantino.
Faroeste de Tarantino, milhões de referências.

World War Z
de Marc Foster.
O eclético Foster dirigindo Pitt contra zumbis. Todos Morre!

Lincoln
de Steven Spielberg.
Espero que não seja um novo Amistad.

The Master (título provisório) de Paul Thomas Anderson.
PTA promete criticar a cientologia, sem dúvida um dos filmes mais aguardados do ano que pode finalmente dar o Oscar para o diretor e o segundo de ator para Philip Seymour Hoffman.

19 comentários:

  1. Faltou falar do bem elogiado Killer Joe do William Friedkin e do vindouro The Master do mestre PTA.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente algúem concorda comigo que Jason Reitman é superestimado.

    ResponderExcluir
  3. Nelson não falta mais, é que como esse filmes não tem ainda data de estréia, fica dificl lmebrar, mas foi imperdoável esquecer do PTA. Já inclui os dois e mais The Artist que tbm está sem data de estréia.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post.
    Bah, sobre Busca Implacável 2, parece que o plot é que o pai de um dos 'sequestradores' do primeiro filme vai se vingar do Bryan.

    ResponderExcluir
  5. Acho que 2011 foi um ano relativamente bom para o cinema. Mas os lançamentos de 2012 vão ser fodas. com todas essas promessas, eu estou até com medo de ficar com expectativa demais e me decepcionar. Destaco nessa lista: O Hobbit, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Django, Os Vingadores e Um Método Perigoso. Com certeza não espero nada do próximo Sherlock Holmes e de todas essas adaptações de contos de fadas. Virou moda né?

    ResponderExcluir
  6. Como se diz por aqui em Minas, post bão d+ da conta! Ps.: Versão Americana de "Os homens que não amavam as mulheres." http://www.imdb.com/title/tt1132620/ Ótima trilogia do autor Stieg Larsson.

    ResponderExcluir
  7. Papel e caneta pra lembrar de tantos filmes bons pra ver esse ano. Mas o bom mesmo vai ser rever titanic no cinema, cansei de ver dublado na TNT e Fox. hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Critica ruim, apesar de que bons filmes, a maioria os críticos não dizem do tal...
    Mas gosto é gosto e respeito o seu por filmes ruins, e outros nem tanto....

    ResponderExcluir
  9. "Os homens que não amavam as mulheres." trilogia Millennium do autor Stieg Larsson, devia ler um pouco...

    ResponderExcluir
  10. Herculano, só porque eu não coloquei que "Os Homens que não amavam as Mulheres" é a primeira parte da trilogia de Stieg Larsson, não significa que eu não saiba disso, apenas acho que qualquer cinéfilo que se preze já sabe, então citei outro fato que pessoalmente me atrai na adaptação a direção e o fato dele manter a história pesada como deveria ser.
    Eu não fiz crítica alguma, afinal ainda nçao vi os filmes, como posso critica-los? Como eu disse no inicio, dei "pitacos pessoais".

    ResponderExcluir
  11. Sobre "Os Homens que não amavam as Mulheres", o que acham da versão européia desta adaptação?

    ResponderExcluir
  12. Haydney, ainda não assisti, mas estou doido pra ver.

    ResponderExcluir
  13. Eu recomendo, gostei muito.Agora é esperar a versão yankee, tomara que não decepcione!

    ResponderExcluir
  14. já aproveitei pra fazer a lista do desafio dos 50 filmes para o ano de 2012!!! Excelente post!

    ResponderExcluir
  15. Parei de ler quando vc disse que o motoqueiro fantasma foi bem raquinho ... uma das melhores se não a melhor e mais fiel adaptação dos quadrinhos para o cinema , seguindo sua origem a risca ( fato muito dificil quando passam o gibi pras telonas) e para completar uma puta atuação do Cage fechando com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, eu não vou sair do cinema nesse 2012!

    ResponderExcluir
  17. parece que vc começou a fazer posts ontem
    esse foi seu primeiro????
    seja imparcial por pior que sejam os filmes não coloque sua opiniao
    não seja um muleque usando a internet!!!!

    ResponderExcluir
  18. "seja imparcial por pior que sejam os filmes não coloque sua opiniao"

    WTF?!??!!?!!?

    Quer dizer que ser imparcial pra você é não falar mal de alguma coisa mesmo não gostando dela? voc~e descobriu essa palavra ontem?

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, em especial as tuas opiniões, concordo com todas...menos Madagascar e A era do gelo, mas deixa pra lá eu que gosto de animação mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...