Algumas das referências citadas abaixo eu já havia discutido na coluna papo de cinema intitulada "Nada se cria...", mas após assistir o magnífico filme sueco, "A Carruagem Fantasma", resolvi fazer uma lista específica de referências de grandes cineastas a clássicos do cinema mudo.
TOP 5 - Grandes cenas de filmes modernos copiadas do cinema mudo.
5º Lugar - Cruzadas (2005) e Intolerância (1916)
Embora muitos lembrem de O Senhor dos Anéis quando assistem a qualquer filme posterior com batalhas medievais, em Cruzadas, Ridley Scott se inspirou muito mais fortemente nas cenas da babilônia do gigantesco Intolerância de D.W. Griffith.
4º Lugar - Projeto China (1983) e O Homem Mosca (1923)
Jackie Chan bebe muito do cinema mudo para compor seu humor físico, não é a toa que ele é considerado por muitos uma inusitada mistura entre Chaplin, Gene Kelly e Bruce Lee. Em Projeto China, um dos filmes de sua fase mais criativa ainda nos anos 80, ele recria a famosa cena do relógio de outro comediante do cinema mudo, Harold Lloyd.
3º Lugar - Os Bons Companheiros (1990) e O Grande Roubo do Trem (1903)
Scorsese é profundo conhecedor da história do cinema e observando qualquer um de seus filmes, é fácil encontrar referências a clássicos. Em Os Bons Companheiros, o personagem de Joe Pesci atira em direção a câmera igualmente o final de O Grande Roubo de Trem considerado por muitos, o primeiro western, ou por tabela, o primeiro de gângster.
2º Lugar - Os Intocáveis (1987) e O Encouraçado Potenkim (1925)
Brian De Palma utilizou o carrinho de bebê como recurso dramático, além de vários enquadramentos idênticos ao clássico soviético de Sergei Eisentein, a cena também foi recriada por Terry Gillian em "Brazil, O Filme", e o trio ZAZ fez a "paródia da paródia" em Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3.
1º Lugar - O Iluminado (1980) e A Carruagem Fantasma (1921)
A cena mais famosa de O Iluminado é na verdade uma recriação praticamente quadro a quadro de uma sequência de A Carruagem Fantasma. Aliás, qualquer filme ou desenho que mostre a alma saindo do corpo como uma versão transparente do personagem morto, deve a esse mesmo filme. O primeiro a utilizar esse artificio.
Adorei a lista!
ResponderExcluirVisite também: http://peliculacriativa.blogspot.com/
Muito boa a lista! Fiquei curioso de conhecer o filme sueco.
ResponderExcluirO começo do cinema era uma era de herois, gente que inventou as imagens em movimento que mudaram nossa forma de ver o mundo.
Parabéns pela ótima ideia!
Desses aí, só conferi os filmes mais recentes "O Iluminado" e "Os Intocáveis", maravilhosos, aliás!
ResponderExcluirisso é um pouco teoria da conspiraçao.. ja que é assim, muitos filmes se copiam porque têm explosoes, ou tiros... ridiculas comparaçoes, ás vezes simplesmente tem-se a mesma ideia ;)
ResponderExcluirComo sou fã de cinema mudo, sempre gosto de ver essas cenas retiradas de filmes silenciosos. Em "O Artista", a cena em que Peppy imagina estar sendo abraçada pelo casaco de George é retirada de um filme da Mary Pickford, "Stella Maris".
ResponderExcluirAbraços!