sábado, 10 de outubro de 2009

Críticas de Cinema - Substitutos

Substitutos, Surrogates, EUA, 2009.
Direção: Jonathan Mostow
Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris

No futuro, os humanos vivem isolados em suas residências, interagindo de forma indireta, através de robôs (uma espécie de avatar). Quando várias máquinas começam a morrer junto com os seus donos, o policial Tom Greer (Bruce Willis,) sai em busca do assassino, primeiramente como o seu robô e depois pela primeira vez pessoalmente enfrentando as dificuldades de uma pessoa comum.
Baseado na graphic novel de Robert Venditti e Brett Weldele,o filme tem até uma premissa interessante, apesar de nada original, quantas vezes não vimos abordagens parecidas? Mas a mesma é mal desenvolvida e mal aproveitada pelos roteiristas John D. Brancato e Michael Ferris, o histórico deles que incluem Mulher-Gato, o novo Triplo XXX e um dos maiores fracassos do ano Exterminador do Futuro 4 - A Salvação, não é muito favorável por sinal.
Aqui eles desperdiçam a chance de fazer uma abordagem mais complexa da situação em que a humanidade se encontra, eles poderiam ter mostrado, por exemplo, as implicações da vida sedentária e isolada em quartos com pouca luminosidade, mostrando seres humanos obesos e pálidos (algo que até a animação Wall-E, soube aproveitar), no entanto todos aparentam ser saudáveis, e a situação piora por que em nenhum momento os "surrogates", os robôs que substituem os seres humanos surgem como algo realmente prático para a sociedade.
O roteiro também falha na construção de seu protagonista, Tom Greer surge como um critico da utilização dos "surrogates", em certo momento ele ironiza uma bela e jovial advogada em sua versão robô, afirmando que por trás dela, pode haver na verdade um velho patético, no entanto, ele mesmo utiliza um "avatar" que o deixa com uma aparência bem mais jovem, além disso, ele sai pessoalmente para a investigação dos crimes, apenas quando o seu robô é destruído, tornando a tentativa de trazer dramaticidade e complexidade ao personagem totalmente artificial.
A trama é tão rasa, que mesmo com uma metragem curta de aproximadamente 01 hora e 30 minutos, o filme parece se arrastar, ao menos Jonathan Mostow consegue empregar agilidade a produção criando boas sequências de ação, ainda que nenhuma memorável. Foi o segundo mega fracasso dos roteiristas esse ano, custou 80 milhões de dólares e até agora não recuperou nem a metade disso. Substitutos é inofensivo, você assistirá e provavelmente o esquecerá rapidamente, mas não chega a ser a bomba que que foi Transformers 2, por exemplo.

10 comentários:

  1. Querido amigo avassalador...Pode ser boa diversão para um dia chuvoso... não é meu tipo de filme mas pode ser que valha o combo da pipoca.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal teu blog, agora to seguindo! rsrs
    e o filme estou pensando seriamente em assistir!
    xeru
    http://culturaeinutilidades.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Rapaz pelo treiller até fikei com vontade de ver o filme! mas depois da sua postagem acho q vou mudar de idéia e economizar meu dinheiro. Pelo jeito é um filme a menos para o cinemeirosnews comentar hehe....

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito legal seu blog...

    Á respeito do filme, fiquei ancioso para ver...

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bom!Vamos aguardar...Sugestão baixei,assisti e gostei de Snow Dead,zumbis nazistas atacam jovens em uma cabana nos alpes!Brrr...

    ResponderExcluir
  6. Depois disso tudo, vou tentar assistir para
    ver se é tão ruim assim.

    ResponderExcluir
  7. Pô cara, sensacional seu blog, parabéns continue assim!! sucesso...

    Blog 10!!

    By: Lucas [ADM] Cyber filmes!!

    ResponderExcluir
  8. esse filme desse ser massa, legal teu blog,
    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não achei q o filme foi toão ruim assim... o Bruce Willis consegue salvar bem o filme. A atuação dele foi impecavel como sempre! A maquiagem do filme tbm esta formidavel, realamente o roteiro não é uma novidade, mas é um otimo fime para um fim de semana chuvoso, akile q vc não qr sair de casa e assiste um filme para passar o tempo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...