sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Jeff Speakman e outros "astros" de ação que não deram certo

Em Hollywood (como em qualquer outro mercado) sempre foi assim, quando alguém "cria" uma fórmula de sucesso, sempre surgem outros que tentam seguir a mesma trilha, alguns conseguem, outros nem tanto, outros passam longe, então quando surgiu nos anos 80, basicamente na pele de Schwarzenegger e Stallone, o herói de ação imbatível que sozinho detona exércitos inteiros, logo apareceram outros candidatos a astros que tentaram sem sucesso repetir a fórmula, vejamos alguns:

Jeff Speakman, além desse nome de efeito, no visual tentava imitar astros como Mel Gibson (em Máquina Mortífera) e Bruce Willis (em Duro de Matar), praticava artes marciais japonesas (seguindo a linha do sucesso de Van Damme, O Grande Dragão Branco) e no nível de destruição tentava se equiparar a "Schwarzza", é lógico que essa salada mista não ia dá certo, e depois de filmes como A Arma Perfeita e The Expert, sumiu sem deixar vestígios. Prestem bem atenção nas hilárias marcantes taglines dos filmes acima: "Juíz, jurí, executor" e "Sem armas, sem facas, sem igual", fortes hein?
.Dolph Lundgren, é um nome mais conhecido, mas porque pegou o embalo no sucesso de Stallone, ao ser convidado para viver o boxeador vilão Draco em Rocky 4, tentou fazer uma espécie de Conan, na ridícula adaptação de He-Man e os Mestres do Universo, e também tentou a fama com O Justiceiro, na adaptação da HQ, mas sua inexpressividade o relegou as locadoras, nenhum filme em que ele é protagonista passou nos cinemas desde então.
Charlie Sheen, Depois de divertir platéias justamente parodiando os filmes de ação nas ótimas comédias "pastelão", Top Gung e Top Gung 2 - A Missão, ele inventou de se tornar astro de ação de verdade em filmes como Rotação Máxima e Velocidade Terminal, não emplacou e voltou para a comédia que é a sua praça, na série de Tv, Two and a Half Man e nas paródias Todo Mundo em Pânico 3 e 4.
Mark Dacascos, outro lutador de artes marciais, substituiu Brandon Lee na continuação de O Corvo, e tentou justamente preencher essa lacuna do herói ao estilo Bruce Lee, em filmes como Lágrimas de um Guerreiro, mas tinham muitas pessoas mais carismáticas na China para assumir, como Jackie Chan e Jet Lee.
Jason Patrick, outro que tentou seguir a linha de Mel Gibson e Bruce Willis de filmes de ação, substituiu Keanu Reeves na pavorosa continuação de Velocidade Máxima, mas embora Keanu Reeves não saiba atuar, ele tem carisma, Patrick é até esforçado na atuação (como mostrou em Narc), mas o carisma passa longe do sujeito, junte a isso, escolhas ruins de papéis, e o resultado foi que ele não emplacou.

Não podemos esquecer que apesar do relativo sucesso de Van-Damme em filmes com O Grande Dragão Branco e o Alvo, ele nunca alcançou realmente o estrelato, assim como Steven Seagal (Nico - Acima da lei e A Força em Alerta), e até mesmo Chuck Norris (Braddock), que tem mais fama hoje na Internet, depois que começou a surgir os virais "Chuck Norris Facts" do quê tinha com seus filmes, sempre de quinta categoria.
Hoje o cinema de ação mudou, os heróis imbatíveis dos anos 80 não tem o mesmo apelo, e heróis mais cerebrais, sem muitos músculos (embora bons de briga) como Jason Bourne fazem mais sucesso, mas ainda existem tentativas de criar um novo mega astro de ação, Dwayne "The Rock" Johnson, está tentando, Vin Diesel foi alardeado como o novo Schwarzenegger, mas está passando longe disso, depois de vários fracassos, teve que voltar a franquia Velozes e Furiosos para fazer algum dinheiro e o continente europeu trouxe o exagerado Jason Stathan.
Mas ano que vem, será bom para os saudosistas, Stallone está voltando com Os Mercenários e trazendo junto, icones da ação do passado e do presente, se reacender uma nova mania por filmes de ação, novos candidatos a heróis irão surgir.

9 comentários:

  1. Nunca imaginaria que o Charlie já protagonizou filmes de ação.

    ResponderExcluir
  2. Que revival.Vinicius naquele rastro do Stallone e do Schwarza veio também o Kurt Russel,em produções boazinhas até como Fuga de NY.Já o Jason Patrick é um caso de talento mal aproveitado na indústria.Sua interpretação em Rush,uma viagem ao inferno merecia uma estatueta.
    Fábio Zen

    ResponderExcluir
  3. Existem muitos outros também,
    Dá para citar o Gary Daniels, Loren Avedon, Michael Dudikoff e o seu substituto como ninja americano David Bradley....

    ResponderExcluir
  4. Boas lembranças João... eles deram tão errado que é dificil de lmembrar deles, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. muito boa matéria, tem que gostar muito para montar algo assim... acompanhe tb nosso blog http://clubedamidia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já eu acho que falou muita baboseira, não entende muito do assunto e é bastante parcial.


    Só pra constar, já que vossa ignorância não citou, além do novo filme de ação do Stallone, teremos também Soldado Universal com Van Damme e Dolph Lungdren.

    ResponderExcluir
  7. "Já eu acho que falou muita baboseira, não entende muito do assunto e é bastante parcial."

    Obrigado, fico feliz por começar a receber comentários me criticando, isso é um sinal que o meu blog tá crescendo!

    Ano que vem teremos também Soldado Universal com Van Damme e Dolph Lungdren? Quem se importa? pode ser um campeão nas locadoras, mas e daí? passo.

    Talvez, daqui a alguns anos eu posso escrever sobre novas tentativas fracassadas de pseudo-astros no cinema.

    ResponderExcluir
  8. opa! só acrescentando que o 1o trabalho do Charlie Sheen em sitcoms, foi com a hialariante Spin City, e não TAAHM.

    ResponderExcluir
  9. discordo quando vc diz que o Van-Damme não alcançou o estrelato, ele eh um ícone dos filmes de ação do inicio dos anos 90. fez varias grandes produções.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...