segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rodada de Cinema (09) - Outlander, Contato, O Túmulo dos Vagalumes

Mini resenhas de filmes vistos ou revistos recentemente.

Contato, Contact, EUA, 1996.
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: James V. Hart e Michael Godenberg.
Se você quer saber como realmente poderia ser um contato com extra-terrestres, da maneira mais realista possível, esqueça Distrito 9, Contato baseado na obra literária de Carl Sagan, cumpre esse serviço de maneira perfeita, o filme não esqueçe de nada, sejam implicações filosóficas, religiosas ou científicas. Junto com De volta para o Futuro, é o melhor filme de Zemeckis - já ta na hora dele voltar para o live-action - e um dos melhores da década de 90, um jovem clássico (como diria Pablo Villaça), assistam ou revejam o filme e principalmente leiam o maravilhoso livro do saudoso Carl Sagan.

Outlander, iden, EUA, 2009.
Direção: Howard MacCain
Roteiro: Howard MacCain.
Se existe um manual de clichês cinematográficos, é a leitura preferida do diretor/roteirista desse filme, uma história incrivelmente estúpida que envolve a aterrissagem de um homem de outro planeta e de uma besta alienigena gigante em plena época medieval num povoado Viking (Putz!), tudo é previsível e embora tenha cenas violentas, tem uma tentativa de romance totalmente infantil (O casal da apenas um beijinho no final do filme), é inacreditável que atores do calibre de John Hurt e Ron Perlman tenham aceitado participar dessa bomba, ter que pagar as contas é duro.

O Túmulo dos Vagalumes, Hotaru no Haka ou Grave of the Fireflies, Japão, 1989.
Direção: Isao Takahata
Roteiro: Akiyuki Nosaka
Uma obra-prima da animação japonesa sobre os horrores da segunda guerra mundial, baseado nas memórias do próprio roteirista, é impossivel não desabar emocionalmente com a história do jovem Seita e de sua irmanzinha Setsuko lutando pela sobrevivência em meio ao caos. Filme fundamental.



3 comentários:

  1. Desses filmes, eu acho que assistiria ao primeiro e ao segundo por curiosidade. Gosto de filmes que envolvam extra-terrestres, embora muitos deles sejam simplesmente dispensáveis. No entanto, Jodie Foster no elenco deve indicar boa coisa, certo?
    O que você escreveu sobre o segundo filme me lembrou um pouco o filme Presságio, misturado com muitos elementos de Os Esquecidos - dois filmes bem ruinzinhos, que mais incomodam do que entretém.
    A respeito do terceiro, não estou numa fase pra ver animações. Quero filmes com pessoas de verdade e de preferência os mais antigos! Mas tão logo que eu voltar à minha fase de animações, eu certamente verei essa. Afinal, ela ganhou 5 estrelas suas!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. LuEs
    Contato é fabuloso, se vc disse que gosta de filmes que envolvam extra-terrestre, corra agora atrás de Contato!
    Outlander, se quiser ver por curiosidade, ponha a sua conta em risco, é muito ruim...rsrsrs
    Quanto a Túmulo dos Vagalumes, apesar de ser uma animação, é um filme denso e adulto e um clássico indispensável para qualquer cinéfilo, vc não está atrás de filmes antigos? ese é antigo, e tbm existe uma versão em Live-action da história feita recentemente no japão, mas não tive coragem de assistir, pois acho essa animação definitiva...
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Desses só assisti ao 'Outlander', que é realmente uma bosta. Decepção total. Não valeu a pena ter comprado o DVD pirata por R$ 2,00
    Fiquei até com vergonha do filme... kk


    Abçs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...