quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Brasil fora do Oscar... novamente!

Como já era de se esperar, o Brasil está fora da disputa do Oscar. Salve Geral não entrou na lista de semifinalistas, isso significa que a produção cinematográfica brasileira não é boa? De forma alguma, temos filmes totalmente competitivos a premiação (de filme estrangeiro, as cateogrias principais necessitam além da qualidade, pesadas e caras estratégias de marketing), o problema está na falta de noção das pessoas responsáveis pela escolha dos nossos represetantes, se nem filmes elogiadíssimos como Cidade de Deus (aplaudido de pé em Cannes) e Tropa de Elite (vencedor do urso de ouro em Berlim) conseguiram uma indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro, porque continuam insistindo em enviar filmes com a mesma temática, e o pior nos últimos dois anos, enviaram dois filmes que variam entre o mediano e o ruim, Última Parada 174 e agora esse Salve Geral.
Os votantes da academia responsáveis pela escolha do filme estrangeiro, não apreciam filmes com temática violenta, isso já está mais do que claro, portanto não consigo compreender o porque dessas equivocadas escolhas, não estou dizendo que precisamos enviar o filme que achamos que será escolhido, devemos enviar o melhor, não importa qual a sua temática, mas não é o caso das duas últimas escolhas, não assisti muitos filmes brasileiros ano passado, mas com certeza Salve Geral não está entre os melhores, entre os que assisti, indicaria Hotel Atlântico ou A Deriva. essas escolhas esdrúxulas só podem ser resultado de uma espécie de "panelinha", os filmes são escolhidos provavelmente pela amizade.

9 comentários:

  1. Foi o que acabei de falar no blog ! rs
    Já está todo mundo careca de saber, que os " caras " de lá, num gostam de favela movie, e sim de filmes " felizes, musicais, dramáticos " e afins, isso é FATO !

    Agora que me parece um boicote, ah isso parece.
    Agora é torcer para que 2011, um filme de verdade seja selecionado para conseguir uma vaguinha !

    Teh mais

    ResponderExcluir
  2. Algumas correções: Tropa de elite não foi o escolhido do Brasil naquele ano, portanto nem tinha chance de ser indicado. No lugar dele, enviamos O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, que ficou entre os 7 semifinalistas do Oscar. Ficou de fora por bem pouco.

    Quanto à escolha, existe uma inscrição no MinC e À Deriva não foi inscrito pelos produtores, sabe-se lá o porquê. Talvez, se tivesse sido inscrito, seria o escolhido, porque é o melhor nacional do ano passado.

    Mas de fato, a Academia não gosta de favela-movie e o Brasil precisa se atentar para isso, pois já está tarde.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Só para lembrar...

    Apesar de "Tropa de Elite" ser um excelente filme ele não foi o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro. O escolhido foi "O ano em que meus pais saíram de férias". Que é bem fraco. A escolha foi feita baseada nessa ideia que filmes violentos(mesmo que bons) não são escolhidos. E acreditando na panelinha judaica do Oscar, já que um dos temas de fundo do filme é o Judaísmo. O filme não foi levado ao Oscar do mesmo jeito. E dessa vez sem a desculpa de ser violento e possuindo um tema que os jurados do Oscar adoram. Mas ele era um filme muito fraco. Tem que se pensar direito no que escolher, a penela lá também é muito forte. E mais...
    De que vale a honraria do Oscar além de glamour? Premios como Cannes e Berlin são muito técnicos em suas escolhas...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela correção , tinha esquecido que Tropa não foi escolhido naquele ano, e Thomaz, vc levantou outra questão importante que eu apenas citei rapidamente no texto, não é escolhendo filme que agente acha que vai ser bem recebido por ter uma temática no gosoto dos votantes da academia, que vamos conseguir indicações ou o prêmio, Além de O Ano que meus pais... tbm fizeram isso com Olga, que tbm é uma porcaria,
    eu não quis dizer que não era pra eles indicarem Salve Geral simplesmente pq não é um filme que agrada os votantes, eu quis dizer que não deviam escolhe-lo pq é um filme ruim com o agravante de não ser algo agrádavel a academia, toda esse sistema de escolha deve do filme deve ser revisto!
    e sobre a importancia do Oscar, eu pessoalmente acho uma premiação repleta de falha que raramente reflete os melhores do ano, mas um filme brasileiro receber o premio seria mais importante que simplesmente glamour, gostanto ou nãoo oscar é a premiação mais conhecido e importante do cinema mundial, e uma vitória lá traria uma onda de investimentos sem precedentes na produção nacional!
    então um oscar é sim relevante para nós!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, pra mim deveria ser o SEGURANÇA NACIONAL hehe....ei, to zoando tá! mais depois dessa situação só rindo mesmo pra não chorar né?

    ResponderExcluir
  6. rsrsrsrs!
    mas Érico, Segurança Nacional ainda vai estrear esse ano, então, do jeito que essoe povo escolhe mal os candidatos, num duvido muito o filme do Thiago "Jack bauer" Lacerda ser o escolhido! hehehehe! bem lembrado!

    ResponderExcluir
  7. pera lá, cidade de deus não foi indicado a filme estrangeiro, mas teve QUATRO indicações a outros prêmios! (edição, roteiro adaptado, diretor e fotografia)
    só isso cataptou a carreira do Meirelles de forma absurda...

    ResponderExcluir
  8. Lucas, voce está certo, mas não comentei as quatro indicações pq eram irrelevantes ao propósito da discussão, os indicados a filme estrangeiro são selecionados de uma maneira diferente das outras indicações, é ujm numero restrito de votantes, a maioria idosos e conservadores, e são para esses que os países estrengeiros tem que vender o seu peixe, cidade de deus, recebeu as indicações no ano seguinte, depois que o filme estreou em solo americano e teve excelente repercussão da críticas, os distribuidores por lá, a Miramax, que é especialista em conseguir indicações, percebeu o petencial e fez pesada campanha, e conseguiu as indicações!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com o seu comentário sobre o meu comentario, Vinicius. Deu para sacar que você não gostou da indicação do Salve Geral, não por talvez não agradar os jurados, mas por não ser o bom filme. Exatamente como Olga.
    E também concordo plenamente que um Oscar para um filme brasileiro seria bom por trazer investimento financeiro, valorização e incentivo. Todos muito importantes! Apenas quis levantar a questão do real significado de um Oscar.
    Além das suas excelentes observações sobre os outro comentários. Continue com esse excelente Blog. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...