Ontem eu entrei na locadora de um Shopping e estavam rodando o dvd do filme Erin Brockovich, uma mulher viu, e provavelmente por ter reconhecido Julia Roberts, se interessou e perguntou se o filme era novo? O atendente disse: "- não, é de 99", o interesse da mulher subitamente ruiu, isso me levou a escrever esse post.
Existe um certo preconceito do público de hoje quanto à filmes antigos, principalmente se for preto e branco, se for mudo então, nem se fala, pois se um filme de uma década atrás como o citado acima já é suficiente para causar desinteresse, acredito que se eu recomendar alguém um filme P&B e mudo, corro o risco de levar um tapa na cara pelo "ultraje".
Em partes, a culpa é de alguns críticos conservadores que insistem em menosprezar os lançamentos e idolatrar os clássicos o que também gera a antipatia do público que geralmente generaliza e considera todo critico um "pé-no-saco".
Ao meu ver não existe filme velho ou filme novo, existem filmes bons e filmes ruins independente de época ou nacionalidade, o que gera esse equívoco de muitos cinéfilos concordarem que os filmes do passado eram melhores que os de hoje, é o fato de apenas filmes bons serem lembrados na posterioridade, você acha que um filme pavoroso como o recente "Matadores de Vampiras Lésbicas" será lembrado daqui a alguns anos? Não, o que dirá daqui a algumas décadas? A produção cinematográfica da primeira parte do século XX é recheada de bombas, filmes ruins, mas esses foram solenemente esquecidos, filmes ruins sobreviveram ao passar dos anos? Sim, mas estes são minorias que por algum motivo encantaram um certo público fiel (se hoje tem público fiel a Michael Bay porque não teria antigamente?). Portanto quando observamos a sessão de clássicos de uma locadora, provavelmente a proporção de filmes bons será maior com relação a sessão de lançamentos.
Outro ponto que o público de hoje destaca na hora de optar por um filme recente é o fato do avanço da técnica, geralmente fazendo comparações como: "por que utilizar um computador 486 (filmes antigos) se você pode ter um Core2Duo (filmes novos)? O equívoco aqui está em considerar apenas o aspecto tecnológico de uma produção, cinema é acima de tudo, antes de ser mainstream, uma forma de arte, e a arte é atemporal, um quadro de Michelangelo, uma peça de Shakespeare ou um livro de Machado de Assis continua tão atual hoje, quanto na época de seus lançamentos justamente por esse aspecto peculiar da arte.
É natural um certo desconforto de quem não está acostumado a assistir filmes preto e branco, mas se você esquecer do "diabo" das cores e se concentrar na história, é quase certo que o filme vai te fisgar. Dito isso, se você gosta de cinema, sugiro fazer o seguinte, quando não tiver nenhuma opção de lançamento interessante, ao invés de desistir de assistir alguma coisa, escolha um filme antigo, além de sair mais barato você não vai se decepcionar, pode ser dos anos noventa, oitenta mas se você for ousar no desafio e optar por filmes anteriores a 60, eu recomendo alguns filmes para começar que certamente não são chatos, e ajudarão você a se adaptar ao estilo "clássico", pois são entretenimento da melhor qualidade, na comédia: Quanto mais quente melhor de Billy Wilder, qualquer filme de Chapiln e A General de Buster Keaton, no suspense os filmes de Alfred Hitchcock Janela Indiscreta, Psicose e Intriga Internacional, no Drama Aurora de F.W. Murnau e Glória Feita de Sangue de Stanley Kubrick, na ficção científica Metropolis de Fritz Lang e os westerns No Tempo das Diligências de John Ford e Matar ou Morrer de Fred Zinnemann. Vocês não vão se arrepender!
Filmes São uma Exelente Pedida,Independente de Seu Ano.Mas Convenhamos que de uns anos pra cá as produções "hollywoodianas" tem deixado muito a desejar.Eu Me Gabo de Ter Na Minha Sala uma Estante com 450 Vhs's Adquiridos a no máximos 3 Reais Cada um.Filmes Clássicos que em momentos de tédio são sacados da minha estante direto para o vhs. Baita Post Véio.Curti Muito o Seu Blog,Bastante coisa boa,bem escrito,sem contar q o layout do Blog eh foda demais.
ResponderExcluirTe Dou meus sinceros parabéns cara.
Se Tu quiser da uma acessadinha lah no café (meu blog):
http://cafeholandes.blogspot.com/
Abração.
Sou cinéfilo e adoro "velharia",clássicos inesquecíveis.Talvez a falta de grandes diretores ou a ambição das produtoras tem levado a filmes tão comuns ultimamente.Falar nisso assisti recentemente um que vai virar clássico BASTARDOS INGLÓRIOS do Tarantino. Valeu Vinicius!
ResponderExcluirAcho que o filme tem se tornado banal. E isso é o que implica. Mas temos que analisar, se a maioria dos filmes atuais são assim, é porque a maior parte do seu público também é.
ResponderExcluirAtualmente é muito comum as pessoas analisarem e classificarem filmes bons como aqueles que todos viram e todos gostaram. E aí vem aquele comentário de que "O filme rendeu 1 bilhão de dólares"... ou "estima-se que 1 milhão de pessoas tenham assistido a esse filme no cinema"... e por aí vai...
Concordo que isso é completamente ignorante por parte dessas pessoas. Mas tem que ver.
Tem que ver o ritmo de vida que temos hoje, porque isso logicamente influencia no filme. A vida de muitos paulistanos é muito corrida, não gostamos de perder tempo. Então a maioria de nós iremos nos fissurar por filmes com muitos efeitos e muita ação. Ou até mesmo por filmes românticos, já que ultimamente as pessoas têm tido abstinência.
Muito legal o seu blog!
Fico por aqui.
Eu adoooooooooooooooro filmeas antigos!!!O conde drácula,entrevista com o vampiro...esses de suspense principalmente!!!Bom postt :D
ResponderExcluirOs melhores filmes são os mais antigos não tem como negar.
ResponderExcluirVocê mencionou psicose que é um bom filme e só para fazer uma observação o remake dos anos 90 apesar de ser colorido e ter uma fotografia melhor, é uma merda
ResponderExcluirÓtimo post, faltou citar Citiezen Kaine, é incrivel ver que técnicas de filmagem e contracenagem usadas hoje foram "roubadas" de um filme com meio século de vida. Em tempo, no hall dos antigos porém nem tanto destaco Blade Runner, Casino, O Povo contra Harry Flint e todos os Star Wars da primeira trilogia...e lógico, A laranja Mecanica.
ResponderExcluirna verdade, falta citar milhares de filmes excelententes, a minha intenção foi citar alguns filmes que são bastante movimentados, para o publico começar a se acostumar aos poucos com os filmes clássicos!
ResponderExcluirÈ verdade concordo com tudo o que vc falou, e quanto as pessoas não gostarem de filmes antigos aconteceu comigo enquanto eu lia esse post
ResponderExcluireu trabalho em uma locadora e estou assistindo 2001 Uma odisséia no espaço (cláááásico) vários me perguntaram que filme eu estava vendo e quando eu dizia que o filme não é lançamento por sinal é bem antigo eles perdiam o interesse e ignoravam o filme, assim acontece todos os dias as pessoas são ignorante burras e "acham" que tem gosto refinado pra filme.
Filmes muitos bons desse novo seculo sao os alemaes Adeus Lenin, Die Welle (A onda) e Baarder Meinhof. Me impressionei com a nova safra de filmes germânicos...
ResponderExcluirBastardos inglorios eh outro filme que sera lembrado. Nao eh um filme pretensioso, como muitos filmes ianques sobre a segunda guerra. Bastardos Inglorios me supreende por nao seguir os paradgmas hollywoodianos como linearidade e coerencia na trama. O filme eh uma grande tragedia, e como imaginariamos q o final da guerra ocorreria num pequeno cinema em Paris?
Paranassus, Anti-cristo são também excelentes filmes feitos nesta nova década, alem das series Senhores dos Aneis e Piratas do Caribe.