Os anos 00 do século XXI estão acabando, e está na hora de começar a recapitular o que de melhor aconteceu no mundo do cinema nesse período, iniciaremos com os melhores filmes nacionais da década, que foi muito boa, por sinal, ganhamos o Urso de Ouro com Tropa de Elite, quatro indicações ao Oscar com Cidade de Deus, e o reconhecimento de nossos cineastas que começaram a fazer trabalhos lá fora, como Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira), Walter Salles com Diários de Motocicleta e Água Negra, Carlos Saldanha (A Era do Gelo 2 e 3), José Padilha que vai comandar "The Sigma Protocol" para a Universal e Andrucha Waddington com dois projetos internacionais "Lope" e "Fools Rush In" com Lian Neeson, Javier Barden e Orlando Bloon no elenco, além dos atores Rodrigo Santoro e Alice Braga que lentamente estão conseguindo seu espaço em produções internacionais.
TOP 10 - Melhores filmes nacionais da década.
Menções Honrosas para Edifício Master (2002), O Homem do Ano (2003), O Céu de Suely (2007), A Máquina (2006) e Mutum (2007). Menção desonrosa para os filmes de Daniel Filho (nem digo os da Xuxa, porque não considero filme as "coisas" que ela costuma fazer todo fim de ano).
10º - Casa de Areia, Dir. Andrucha Waddington, 2005. Tem um sério problema de ritimo, mas as atuações penetrantes da Fernandinha e da Fernandona junto ao visual maravilhoso e fantástico do filme, fazem dele merecedor de um lugar na lista.9º - Nina, Dir. Heitor Dhalia, 2004. Os absurdos sofridos por Nina durante a projeção parecem forçados, mas não passam de metáforas, o filme me lembra o expressionismo alemão e é inovador no cinema nacional ao introduzir ótimas sequências de animação.8º - O Homem que Copiava, Dir. Jorge Furtado, 2003. Um roteiro absurdamente surreal, mas cativante, junto a uma edição maravilhosa e um elenco afinado. Diversão da melhor qualidade.
7º - Cinema, Aspirinas e Urubus, Dir. Marcelo Gomes, 2005. Uma singela homenagem ao cinema nacional, aquele feito com pouco dinheiro, mas com muito amor para falar direto com as emoções do espectador.6º - Ônibus 174, Dir. José Padilha, 2002. Antes de Bruno Barreto fazer o desnecessário Última Parada 174, Padilha já havia feito o definitivo filme sobre o assunto, este documentário, que expõe a origem da violência nas grandes cidades brasileiras através da história de Sandro de Nascimento.
5º - Linha de Passe, Walter Salles, 2009. Com um elenco inspiradíssimo, o filme aparentemente sobre futebol é pura poesia, palmas para Walter Salles, que talvez seja mais requisitado lá fora que Fernando Meirelles, mesmo assim, investe num tipo de cinema que outros cineastas estão esquecendo de fazer.4º - O Cheiro do Ralo, Dir. Heitor Dhalia, 2006. Não tem como descrever os numerosos significados do ralo do título em poucas palavras, assistam essa "comédia depressiva"genial e tirem suas conclusões, só não fica em primeiro na minha lista pela importância inquestionavel dos próximos.3º - Tropa de Elite, Dir. José Padilha, 2007. Tapa na cara de José Padilha na sociedade brasileira, sim porque o filme vai além de mostrar os podres da polícia, o filme atira contra os governantes, ataca a falsidade do movimento estudantil atual e das ongs, até as equivocadas passeatas pela paz não foram poupadas. Uma pena que a maioria dos brasileiros só viram a ação e a truculência do psicótico Capitão Nasicmento (que também é excelente) no entanto, Tropa de Elite é muito mais que isso.2º - Cidade de Deus, Dir. Fernando Meirelles, 2002. Meirelles mostrou que com o pouco dinheiro das produções nacionais é possível fazer filmes tecnicamente perfeitos, maior prova disso foi ter duas indicações técnicas ao Oscar, montagem (que merecia ganhar) e fotografia, além das indicações do brilhante roteiro de Braulio Montovani e da direção segura de Fernando Meirelles. Antes do tapa na cara, de Tropa de Elite (que não existiria sem esse filme), Cidade de Deus deu um soco no estômago dos brasileiros.
1º - Lavoura Arcaica, Dir. Luiz Fernando Carvalho, 2001. Baseado no romance homônimo de Raduam Nassar (que eu tenho na minha estante), a história gira em torno de um escândalo em uma família tradicional envolvendo o filho mais novo, André (Selton Mello tão bom aqui, que rivaliza com Raul Cortez de igual para igual), o filme é belíssimo, com diálogos clássicos, repleto de metáforas visuais e uma das mais belas fotografias de todos os tempos, uma obra de arte inigualável, o maior épico nacional e que nos instiga a reflexão.
Isso de listas é sempre controverso... o gosto e os criterios são muito variados; por exemplo, na minha opinião ficou faltando entre as primeiras posições o filme "O alto da compadecida"
ResponderExcluiròtimo post mesmo o meu preferido dos filmes mencionados é o Cheiro do Ralo e o Homem que copiava uma historia sensacional tenho muita vontade de ver Lavoura Arcaica me falaram que é chocante é isso vamos valorizar o produto nacional
ResponderExcluirGutt, o Auto da Compadecida tbm é um dos meus preferidos mas, não entrou nas lista pq foi exibido pela primeira vez em 1999 no formato de minissérie da globo!
ResponderExcluire a lista é de filmes da década de 00!
Nossa! Preciso me atualizar, n vi 3 filmes da lista! Agora preciso comentar... Lavoura Arcaica é mesmo foda, mas na minha lista ficaria em segundo lugar, com Cidade de Deus, do maravilhoso Fernando Meirelles (meu diretor brasileiro do coração! XD) em primeríssimo lugar!
ResponderExcluirDos 10, quantos tem o selton melo? KKK
ResponderExcluirCinema nacional é lixo pra "esquerdinha" assistir e achar "gêneal". O último bom filme brasileiro foi "o Pagador de Promessas" que fez com que a carreira de Anselmo Duarte fosse detonada pelos invejosos da nossa "intelectualidade esquerdopata", isto é, como se fosse possível ser de esquerda e intelectual ao mesmo tempo.
ResponderExcluirai ai, é cada um... tipico da direita, falar besteira e não assumir....
ResponderExcluirPor incrivel que pareça, Selton Mello está presente em apenas dois filmes,O Cheiro do Ralo e Lavoura Arcaica! rsrsrs
ResponderExcluirAcho que faltou "Muito gelo e 2 dedos dágua" eu achei um dos nacionais mais bacanas dos ultimos tempos. Bobinho, mas bacana.
ResponderExcluircidade de deus e tropa de elite ganham disparados
ResponderExcluirTire O Homem que Copiava, que é filme fraco, e coloque no lugar Abril Despedaçado.
ResponderExcluirBillé, a minha lista é definitiva, a nã se rque daqui pro fim do ano eu assista algum que mereça, mas ao meu ver (listas tbm tem muito de gosto pessoal,não é mesmo?)O Homem que Copiava é um cinemão da melhor qualidade, enquanto que Abril Despedaçado apesar de ser muito bem realizado e interpretado, tem uma histó pouco cativante e muito batida por sinal (aquela velha história de brigas de familia do interior), eu gosoto muito, mas não o suficiente para entrar na minha lista, aliás Walter Salles está muito bem representado com Linha de Passe, vc não acha? ok? Um abraço!
ResponderExcluirMuito boa a lista, Vinicius!
ResponderExcluirVi todos daí e são realmente incríveis. mas meu nacional preferido ficou de fora, "Durval Discos" de 2002 deveria estar por aí...te desculpo por essa...hehehe!
Abraços!
Eu gostei muito de Zuzu Angel, mas num posso falar muito pq dessa lista so assiti 3.... E o Olga tbm e muito interessante... Pois eu adoro filmes e historias sobre a epoca da ditadura militar...
ResponderExcluirTambém acho que filme brasileiro é pra "esquerdista" assistir, mas existe filmes bons, essa lista está muito boa para o nível dos filmes atuais do cinema brasileiro.
ResponderExcluirSobre o zuzu angel e olga do comentário de Rafael, são filmes que manipulam a realidade, quem não conhece a real história daquele tempo pensa que foi daquela forma, esses filmes são ficções, são mentiras das grossas, olga foi uma assassina e espiã, só não foi pior que lamarca e prestes(psicopata) que matavam qualquer um que fosse contra sua ideologia nefasta. A maioria dos filmes do REGIME militar (falar em ditadura é um equívoco que não cabe aqui explicar) são filmes com valores invertidos da realidade, que nem o olga e os "coitados" que acreditam (sem saber da realidade) que che guevara foi um assassino dos mais cruéis da América Latina.
senti falta de estomago, romance, quanto vale ou é por quilo? , o auto da compadecida, a maquina, vidas secas, existem trocentos filmes nacionais melhores que tropa de elite...
ResponderExcluirRebecca, O auto da Compadecida é de 99 e Vidas Secas é da década de 60, se vc não reparou, a lista é de filmes da década de 00, A Máquina está nas menções honrosas, não gostei de Estômago, e infelizmente ainda não assisti Romance e Quanto vale ou é por quilo?
ResponderExcluirespero ter esclarecido.
Concordo com o primeiro comentário, listas são sempre controversas. Eu, por exemplo, acredito que faltaram nessa lista nomes como O Auto da Compadecida, que pra mim é o melhor filme nacional, e Olga, uma produção fantástica.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireh...faltou o Auto da Compadecida mesmo (tipo ganha quem fizer do dono do blog repetir mais vezes q o filme/serie é de 99?)
ResponderExcluirOw...qual é a msg mesmo do cheiro do ralo?
E putz...o comentario dizendo q filme nacional é coisa de esquerda foi foda huahuahuahua fikei sabendo q comentar em blog tambem eh classico da esquerda...e usar relogio tambem...n percebem q sempre usamos na mão esquerda? Cuidado c os comunistas...
e zuzu angel é ruim n pq retrata mal a ditadura/regime militar...mas sim pq eh um filme feito pela globo pra mascarar q na epoca, ela era a que fazia maior apoio aos milicos..
humm...o cheiro do ralo...sinto um prazer estranho qd digo isso...é como se eu me reencontra-se
Gosto vai de pessoa pra pessoa
ResponderExcluirmas eu colocaria aí os filmes ''Estômago'',''Alto da Compadecida'' e ''Meu Nome não é Johnny'' que são excelentes filmes nacionais.
Gostei da sua lista, com exceção de "O homem que copiava",mas com certeza lista é coisa pessoal.Gostaria de citar alguns filmes que tbm achei fantásticos, como "Contra todos", de Roberto Moreira de 2004;"O homem do ano" de José Henrique Fonseca;"Gêmeas" de Andrucha Waddinton, com a genial Fernanda Torres,de 2000;"Os normais" de 2003 de José Alvarenga Jr.;"Amarelo Manga" de Cláudio Assis, com uma magnífica performance de Matheus Nachergale, de 2003;entre outros que não lembro no momento.Quanto ao comentário do cara que diz que cinema nacional é lixo e coisa de esquerda...Ele só faltou dizer que tem vergonha ser brasileiro,e que ser brasileiro é ser inferior. Porque o cinema nacional é o retrato do Brasil e do seu povo!!!! Longa vida ao Cinema Nacional!!!!
ResponderExcluir