O British Film Institute tem uma lista curiosa de filmes britânicos perdidos, o BFI Most Wanted (referência a lista FBI Most Wanted com os criminosos mais procurados no mundo), nela o instituto apresenta 75 filmes de significativa importância que se encontram perdidos, sem nenhuma cópia disponível.
Além das sinopses dos filmes, a lista ainda explica a importância de encontrar cada um deles, onde eles foram vistos pela última vez e também apresenta pistas sobre o provável paradeiro deles. Não é algo raro encontrar filmes perdidos, recentemente encontraram na Argentina a cópia completa do clássico Metrópolis, que todos julgavam perdida desde a época do lançamento 80 anos atrás.
Vou postar aqui alguns dos que me chamaram mais atenção:
O Diretor Michael Powell famoso por filmes como O Ladrão de Bagdá e A idade da reflexão, é o que mais tem filmes nas lista, ao todo são cinco: Two Crowded Hours (1931), The Star Reporter (1931), The Price of a Song (1935), and The Man Behind the Mask (1936)
Para ver a lista completa, clique aqui.
Vou postar aqui alguns dos que me chamaram mais atenção:
The Cherry Picker, Dir. Peter Curran, 1972.
Uma comédia no estilo "Sexploitation", teve algumas cópias em VHS circulando no ínicio dos anos 80, alguns trechos supostamente do filme, podem ser vistos no Youtube.The First Man on the Moon, Dir. J. L. V. Leigh, 1919.
Primeiro filme baseado numa obra de H. G. Wells, e primeiro exemplar de ficção cientifica feito na Inglaterra, a última informação sobre ele, foi um artigo de 1920 em uma revista que comentava as dificuldades de transpor a obra de Wells para o cinema, mas acredita-se que ele ainda foi exibido posteriormente.A Study in Scarlet, Dir. George Pearson, 1914.
Adaptação da primeira história de Sherlock Holmes escrita por Sir Arthur Conan Doyle, não se tem notícia sobre exibições muito depois de seu lançamento, acredita-se que todas as cópias do filmes, como de muitos outros na época foram destruídos como esforço de guerra para o reaproveitamento dos metais contidos na composição dos filmes.Where is Parsifal?, Dir. Henry Helman, 1983.
Uma comédia satírica sobre um inventor que busca recuperar o seu prestígio com uma nova invenção revolucionária, o filme conta com grandes nomes como Tony Curtis e Orson Welles em uma de suas últimas aparições, mas isso não o impediu de desaparecer, o filme teve sua estréia em Cannes em 1984, e tinha o lançamento comercial previsto para 1985, mas nunca chegou a ser realizado, sabe-se que foi exibidos nos cinemas franceses em 1988, e que chegou a ser distribuido em VHS na Itália, nunca foi lançado nos EUA.The Mountain Eagle, Dir. Alfred Hitchcock, 1926.
Um melodrama dirigido pelo mestre Hitchcock, o único perdido dele que possui 57 filmes no currículo, dizem que o filme foi engavetado por que era muito ruim, mas acredita-se que que foi exibido nos EUA, e sabe-se com certeza que ele foi exibido na Alemanha, embora tenha resenhas muito negativas sobre ele na época, é o número 01 da lista de mais procurados, obviamente por ser de Hitchcock, os historiadores e amantes do cinema adorariam encontrá-lo pois é possível ver neles os primeiros traços característicos do cineasta, famoso pela grande domínio de Câmera.O Diretor Michael Powell famoso por filmes como O Ladrão de Bagdá e A idade da reflexão, é o que mais tem filmes nas lista, ao todo são cinco: Two Crowded Hours (1931), The Star Reporter (1931), The Price of a Song (1935), and The Man Behind the Mask (1936)
Para ver a lista completa, clique aqui.
Nossa quantos filmes perdidos, rs
ResponderExcluirMas como pode isso acontecer. cada coisa, estranha, rs
Claro, fiquei com vontade de ver o de Hitchcock! hehehehe