sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Crítica de Cinema - Avatar

Avatar, Iden, EUA, 2009
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron

Assisti Avatar em um cinema convencional em 2d, portanto, é difícil dizer se ele é realmente a revolução que estava sendo aguardada, por outro lado, isso é bom, porque é possível analisá-lo como narrativa e não pelo seu aspecto tecnológico, e além do mais, a maioria da população brasileira verá o filme em 2d. Mas é possível adiantar que este filme tem as mais fantásticas cenas de ação desde a batalha campal de Pelenor em O Retorno do Rei, falando assim, até parece que 2003 é uma passado longínquo, mas se analisarmos a velocidade com que os efeitos especiais evoluem, podemos dizer que o filme de Peter Jackson se manteve insuperável por muito tempo.
Não preciso entrar em detalhes sobre a história, porque a esta altura todos já sabem, e o roteiro de James Cameron é universal, um jovem recebe a missão de se infiltrar entre os inimigos, mas acaba descobrindo o amor e encontrando a redenção entre os adversários, todos sabem que o diretor nunca foi inovador nesse quesito, no entanto, ele é a pessoa mais hábil no mercado para usar clichês de maneira inteligente e sem achar que o espectador é idiota, Titanic por exemplo, também tem uma história de amor convencional, mas nunca deixa de ser verdadeira e de uma energia contagiante, sendo merecido todo o sucesso que obteve (e que dificilmente será superado).
E mesmo depois de 12 anos longe das câmeras, ele não perdeu a mão, a narrativa é desenvolvida na velocidade certa, com os personagens tendo o tempo necessário em tela para que consigamos lembrar de cada um, e o universo criado é fabuloso, a selva de Pandora é maravilhosa e realista, só não gostei da concepção de arte dos seres que habitam o planeta, com exceção dos Na'Vis, logicamente (mas isso também é reflexo da qualidade, os seres são tão diferentes do que estamos acostumados que causam estranhamento). E falando nisso, a megalomania de Cameron em sempre querer utilizar tecnologias nunca antes vistas, em cada novo filme também está a favor de Avatar, os Na'Vi, são belíssimos e a textura da pele é absolutamente real, sem contar que a expressão facial dos atores está totalmente ali, fazendo os trabalhos em "performance-capture" do Robert Zemencks em O Expresso Polar e Bewoulf completamente obsoletos, destaque para a captura das expressões de Zoe Saldana que tem uma atuação digna de prêmios, até esquecemos que é computação gráfica e não ela mesmo que está ali, e na ação, ele ressalta ainda mais como Michael Bay é um imbecil sem talento algum para direção de filmes.
Além de Zoe, Sam Worthington também merece destaque, depois de ter roubado a cena de Cristian Bale em O Exterminador do Futuro 4, ele definitivamente despontou para o estrelato, a cena em que ele caminha pela primeira vez, na pele de seu avatar é emocionante, mesmo acontecendo logo no inicio do filme, antes de dar tempo do espectador criar qualquer vínculo com a história, e todo o resto do elenco é competente, Sigourney Weaver está perfeita como uma dedicada bióloga (relembrando na Montanha dos Gorilas), Giovanni Ribisi está adorável no cinismo de seu personagem e Michelle Rodriguez, pela milésima vez, fazendo o papel de mulher durona também está confortavel como sempre, já Stephen Lang como o Coronel Milles Quaritch, começa muito bem, mas se torna um vilão caricato demais a medida que trama avança, culpa do roteiro, por exemplo, somos obrigados a ouvir ele dizer, antes de arrasar com uma comunidade, frases batidas como: "Sejamos rápidos, não quero me atrasar para o jantar".
A mensagem ambiental é ingênua, mas aceitável (no entanto, o fato de Cameron ter tido a idéia das conexões entre os seres vivos do Planeta, faz com que todos sintam com mais intensidade qualquer cena de desmatamento), melhor é a mensagem antibelicista, principalmente na maneira como ele encara o exército americano, Avatar é sem dúvida o filme do ano, e irá abocanhar todos as premiações técnicas da temporada, provavelmente não terá fôlego para prêmios artísticos, mas seria uma grata surpresa se Zoe Saldana conseguisse uma indicação de melhor atriz, espero agora, a oportunidade de ver o filme como Cameron o concebeu, em 3d.

15 comentários:

  1. Agora vc me deu mais vontade ainda de ver o filme. No começo quando ouvi falar dele e vi o trailer torci o nariz q falei que ñ iria ver mais de jeito nenhum, mais depois de ter ouvido falar tão bem do filme, ta me dando uma vontade louca de ver. Cho que tenho uma pouco de preconceito com esses tipos de filme, slah....mais o Cameron merece um credito.
    Vou assistir nesta semana (500) dias com ela e na próxima semana vou assistir AVATAR !

    Bem, é isso auhsuahsua's
    bom findi ! \o/

    ResponderExcluir
  2. assisti ao filme ontem, e a "performance-capture" como você falou chegou a perfeição, aquela cena de cho da Neyriti (acho que é assim que se escreve) é inacreditável, aquilo só pode ser real!!!!
    Ótima crítica.

    ResponderExcluir
  3. Eu tb assisti em 2D e achei o filme mais lindo q eu ja vi, uma qualidade de imagem fora do comum,cada detalhe na mata,nos animais, Cameron tem nome nao é a toa, filmaooooo

    ResponderExcluir
  4. Meu grande amigo Vinicius, td isso q vc contou a respeito do filme é a mais pura verdade e se vc ver 3D essa emoção se multiplica por 3!! fiz tbém uma postagem em meu blog (sem sabar q vc tinha feito tbém) sobre o filme e se vc quiser passar lá pode ir tranquilo pois dessa vez não coloquei spoiler nenhum e acho q estou aprendendo com vc mestre hehehe... taí o endereço:
    http://cinemeirosnews.blogspot.com/2009/12/avatar.html#commentmais
    Se vc quiser passar a vista nas outras postagens q fiz fique a vontade pois mesmo antes de AVATAR estreiar eu aos poucos foi comentando sobre o filme (tem até uma postagem q se chama 3D-a terceira evolução do cinema) e em outra eu até cito seu nome como um colaborador. Então passe lá no cinemeiros tbém e de sua participação.
    Pra finalizar, gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog e dizer q ele serve de inspiração para muitos outros inclusive o meu. E meu amigo, não perca mais tempo e vá ver logo AVATAR em 3D mano!!
    Grande abraço do amigo Érico
    www.cinemeirosnews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Erico, se eu tivesse como assistir em 3d eu já tinha feito, mas a sala em 3d mais próxima de mim neste momento, está a 750 quilômetros de distância.

    ResponderExcluir
  6. Putz, 750km!! é melhor então vir pra Manaus e assistir por aki mesmo hehe...

    ResponderExcluir
  7. Assisti o filme ontem, e realmente fiquei impressionado com cada cena, não conseguia desviar a atenção do filme por nada, muito emocionante. Pra mim o mais importante do filme é a mensagem que é passada para nós quando jake fala sbre nossa terra que não tem mais o "verde" e os humanos querem acabar com o verde daquele planeta também, algo que nos faz refletir sobre nosso presente e futuro pois somos tão consumistas que somos cegos e gananciosos a ponto de não entender que a energia é finita e que só temos o direito de "emprestar" a energia que nos é dada em nosso planeta, algo que vem a calhar muito bem nessa época de crises mundiais e destruição em massa de nosso habitat!, o que mais me cativou neste filme não foi tanto sua impressionante tecnologia, mas, o modo que nos faz refletir como aquilo é tão real e presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Assistam! Além dos ótimos efeitos, também existem as questões de cultura dos Na'vi que te levam para o mundo de pandora, realmente. Religião e língua nativa também chamam muito a atenção!
    Ótima narrativa, roteiro bem elaborado, e pra quem tem preguiça de ler, a dublagem também está ótima!

    ResponderExcluir
  9. gosto é igual cotovelo...

    ACHEI O FILME O LIXO DOS LIXOS.....

    ResponderExcluir
  10. eu vi a versão em 3D
    foi com certeza um dos melhores filmes que já assisti...
    e recomendo a quem não viu, veja!

    abraço a tdos

    ResponderExcluir
  11. Excelente efeitos visuais, história mediocre e batida.

    ResponderExcluir
  12. Esse filme é uma droga. Tanto quanto Transformers, Iron Man, e blá blá blá...

    ResponderExcluir
  13. Povo Loco Meu Falar Que Avatar é Uma droga,cinceramente pega sua televisão é joga fora meu..avatar um dos melhores filems que ja´vi em meu 26 anso di vida.....efeitos visuais e especiais sem noçao..vi em 2d e agora to garrado pra ver em 3 d aqui ....

    ResponderExcluir
  14. Ana só concodo cm vc em relaçao ao james cameron! Ele consegio fazer um filme q só tem efeitos especiais e nõ tem mais nada! Kade o roteiro???? Isso ai é igual a pocahontas... o roteiro é pobre o filme só tem atores, um diretor de nome & efeitos especiais. PQ o q importa ele não tem é pura ilusão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...