quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Análise das principais estréias do cinema em 2010!

Para fechar 2009, confiram o que pode (ou não) ser sucesso nas salas de cinema em 2010, vejam os principais filmes a estrear no circuito ano que vem, (40 filmes no total) e minhas expectativas com relação a cada um:

Sherlock Holmes, Guy Ritchie vem dirigindo o mesmo filme desde Jogos, Trapaças e dois canos fumegantes, mas dirigindo Robert Downey Jr. na pele do famoso detetive inglês, e Jude Law como seu inseparável parceiro Watson (escolhas perfeitas) ao que parece fez algo diferente, estreiou muito bem nos EUA, não que isso signifique qualidade do filme (vide Lua Nova e Transformers 2), mas boto fé, ainda tem Rachel McAdams no elenco pra melhorar. Não assisti nenhum trailer, prefiro ver sem criar expectativas. 08/01/10.

Um Olhar no Paraíso, Novo filme de Peter Jackson, longe das câmeras desde King Kong, motivo mais do que suficiente para este ser bastante aguardado, mas teve uma recepção fria da crítica americana, vamos ver no que vai dar, eu espero coisa boa. Assisti o trailer e me lembrou um pouco Amor Além da Vida, o que não é um bom sinal, visto que aquele filme, apesar de ser deslumbrante tem uma história banal. Mesmo assim, Expectativa Alta. 22/01/10.

Invictus - Morgan Freeman é o cara, Matt Damon também e Eastwood é um mestre já consagrado, a história é sobre Nelson Mandela e um time de Rugby, esporte desconhecido pela maioria dos brasileiros, mas a reunião dos três deve ter gerado algo marcante. Expectativa Alta. 29/01/10.

Nine, não gostei do último musical de Rob Marshal, Chicago, mas dessa vez, com um elenco espetacular e uma história baseada no filme de Felini, 8 ¹/2, ele pode ter feito algo interessante, também não assisti a nenhum trailer pelo mesmo motivo de Sherlock Holmes. Expectativa Média. 15/01/10.

Homens que Miravam Cabras, elenco estelar, roteirista de Boa Noite e Boa Sorte, história meio nonsense no estilo Irmãos Cohen, tem tudo pra ser excelente, e como não está sendo muito badalado, tem tudo pra ser uma das maiores surpresas do ano. Expectativa Alta. 12/02/2010.

Amor Sem Escalas, um dos favoritos dessa temporada de premiações, estou ancioso para conferir, mas ando resistindo a trailers também. Expectativa Alta. 05/02/2010.

A Estrada, um filme catástrofe diferente, mais intimista com Viggo Mortensen e Charlize Theron no elenco, eu não sei muita coisa sobre a história e isso é ótimo, também não vi nenhum trailer, e Mortesen não vem decepcionando na escolha de seus filmes depois do fim da trilogia Senhor dos Anéis. Expectativa alta. 05/02/2010.

O Lobisomem, o trailer é ótimo, Benicio Del Toro é a escolha perfeita para o papel principal e o visual está muito parecido com o original da década de 40 (que adoro), mas a produção enfrentou muitos problemas, troca de diretor, refilmagens de cenas, um bom tempo na geladeira até se decidir sobre lançamento, o que nunca é um bom sinal. Expectativa Média. 12/02/2010.

Um Homem Sério, todos os filmes dos Irmãos Cohen geram expectativas altas em mim, também não me preocupei em conhecer mais sobre a história, prefiro me surpreender como em Queime depois de ler e Onde os fracos Não tem Vez. Expectativa Alta. 19/02/2010.

Legion, não sei nada sobre o filme, só vi o cartaz com um anjo segurando uma metralhadora, e na direção está um estreante que saiu do ramo de efeitos visuais, cheiro de bomba no ar. Expectativa Baixa. 26/02/2010.

Criação. Creio que vai ter gente esse ano, confundindo esse filme sobre Darwin e sua esposa com o filme do Chris Nolan que recebeu o nome brasileiro de Origem, mas divago, adoro Paul Bethany e Jennifer Connely e o filme tem tudo para ser bom, e já gerou polêmica em alguns festivais que participou como o de Toronto. Expectativa Alta. 26/03/2010.

Ilha do Medo, Mais um filme de Martin Scorcese com Leonardo Dicaprio, substituto de Robert DeNiro como preferido na filmografia do diretor, não vi o trailer, mas pelo que ouvi falar lembra Cabo do Medo, chances altas de ser bom, a parceria entre os dois só não foi excelente em Gangues de Nova York, e mesmo assim era um filme razoavelmente bom. Expectativa Alta. 05/03/2010.

Edge of Darkness, novo filme com Mel Gibson no elenco, a quase uma década longe da frente das câmeras, não conheço absolutamente nada sobre a história e pretendo continuar assim até a estréia. Expectativa Alta. 05/02/2010.

O Livro de Eli, mais um filme apocalíptico, no entanto tem uma premissa interessante baseada numa HQ do mestre Alan Moore e tem Denzel Washington fazendo um filme em que ele não é um polícial, o que é raro hoje em dia. O único porém são os diretores, os Irmãos Hughes, que já adaptaram uma obra de Moore, Do Inferno, de uma maneira burocrática, mesmo assim, Expectativa Alta. 19/03/2010.

Como treinar o seu dragão, já foi o tempo que as animações em computação gráfica me criavam expectativas, hoje (com exceção dos filmes da Pixar), a maioria são filmes medianos ou simplesmente ruins, esse pode até ser divertido, mas tem tudo para ser esquecível. 26/03/2010.

Amelia, biografia da aviadora Amelia Earhart, vi o trailer e achei meloso demais, e Hilary Swank apesar de 2 Oscars nas mãos, não costuma escolher muito bem seus papéis, com exceção dos dois filmes que lhe renderam o premio de melhor atriz, só me lembro de bombas que ela fez. Expectativa Baixa. 26/03/2010.

Rec 2, é o cinema espanhol copiando o maior vício do cinema americano, fazer continuações desnecessárias, para quê meus Deus? Grandes chances de estragarem as boas lembranças do primeiro filme. Expectativa Baixa. 02/04/2010.

Fúria de Titãs, refilmagem de um dos meus filmes com efeitos especiais em Stop-motion favoritos, agora no lugar da animação de Ray Harryrausen, entra toneladas de CGI, o filme é estrelado pelo astro em ascenção Sam Worthignton e pelo trailer promete muito. Expectativa Alta. 02/04/2010.

Repo Men - Gosto de filmes de ficção que imprimem uma visão negativa do futuro da humanidade, algo me encanta nessas histórias, e gostei muito do trailer sanguinolento dessa produção que conta com Jude Law, Forest Withaker e a brasileira Alice Braga, a história gira em torno de transplante de orgãos que no futuro serão utilizados para quem quiser prolongar o seu tempo de vida, o problema é que os transplantes são caríssimos e se você não paga, os repomens aparecem para pega-los de volta. Expectativa Alta.

O Imaginário do Dr. Parnassus, visual deslumbrante com sempre vistos nos filmes de Terry Gillian, mas a morte de Heath Ledger, porvavelmente deve ter levado o diretor a fazer alterações no roteiro para consegui encaixar os outros astros que completaram as cenas de Ledger, o que deve ter feito o filme ficar mais confuso do que já seria, deve valer muito como uma homengaem ao saudoso jovem e brilhante ator. Expectativa Média. 07/05/2010.

Zona Verde, não entendo, uma parceria que gerou dois filmes de ação excelentes, A Supremacia e o Ultimato Bourne, se reuni novamente para fazer o mesmo filme com outro nome? Greengrass e Damon podiam ter se reunido para fazer algo diferente, certo? E eu creio muito nisso, o problema são os malditos trailers que tentam vender um filme no estilo Bourne, mas Green Zone é um drama baseado em um livro sobre a ocupação americana no Iraque. Gostei muito de Guerra ao Terror, mas já estou apostando que esse será melhor. Expectativa Alta. 16/04/2010.

Eclipse, com toda certeza promete lotar os cinemas de adolescentes histéricas, mas como narrativa, promete ser tão chato, insosso, e o pior, moralista, quanto as duas primeiras partes. Expectativa baixa. 30/06/2010.

Wall Street 2, WTF!?! Oliver Stone enlouqueceu de vez, fujam para as colinas! Expectativa Baixa. 21/05/2010.

Machete, o trailer falso de Machete foi a melhor coisa de Grind House, o filme duplo de Rodrigues e Tarantino que não emplacou, aguardo que seja o Trashzão que Planeta Terror e A Prova de Morte tentaram ser, e eu adoro Danny Trejo. Expectativa Alta. 16/04/2010.

A Hora do Pesadelo, refilmagem do clássico do terror de Wes Craven, seguindo o embalo do novo Sexta-feira 13, é um caça-niquel, portanto é muito fácil ficar com o pé atrás, no entanto escolheram um ator excelente para intrepretar Freddy Kruegger, Jackie Earle Haley, que fez o Roscharsch de Wathcmen e o pedófilo de Pecados Intímos. Expectativa Média. 07/05/2010.

Kick-Ass, uma versão bem humorada de Watchmen, mas com muita violência, promete ser muito divertido. Expectativa Alta. 16/04/2010.

Alice no País das Maravilhas, Tim Burton + Jonnhy Depp = Expectativa altíssima. 16/04/2010.

Robin Hood, O mundo precisa de mais uma refilmagem da história do príncipe dos ladrões? Não gostei de Gladiador, e apesar de gostar de Ridley Scott e de Russel Crowe, não crio muitas expectativas com essa nova parceria entre os dois, eu já imagino uma edição e cenas de ação parecidas com Rei Arthur de Antonie Fucca, ou seja, aborrecidas. Espero estar errado. Expectativa média. 14/05/2010.

O Último mestre do Ar, desisti há muito tempo de acreditar em M. Night Shyamalan, mas o desenho é legal, espero que ele retorne a boa forma dos dois primeiros filmes da carreira, mas não boto fé nenhuma no cara. Expectativa baixa. 23/07/2010.

Jonah Hex, não conheço a HQ, e Megan Fox funciona como um imã para produções ruins, vou conferir só por causa das curvas, da boca, dos olhos e tudo mais da garota, se for bom é lucro. Expectativa Baixa. 25/06/2010.

Prince of Persia, The Sands of Time, o trailer é horroroso, visual sem originalidade e jogando todo o peso possível nas costas dos efeitos especiais, o que nunca é um bom sinal. Além disso, Jake não convence como astro de ação. Expectativa Baixa. 28/05/2010.

Shrek para Sempre, outra franquia que perdeu qualidade, já deviam ter parado no terceiro, mas o ogro é gente fina, vamos ver no que vai dar, também não vi o trailer. Expectativa Média. 09/07/2010.

Toy Story 3, o diretor é estreante, foi co-deiretor na maioria dos produções da Pixar, portanto, mesmo não tendo uma parâmetro de comparação, não acho possível que ele seja capaz de estragar os cativantes personagens (que já considero clássicos) do primeiro longa-metragem de animação computadorizada. Expectativa Alta. 25/06/2010.

Sexy and the City, nunca assisti a série, nem vi o primeiro filme, portanto me abstenho, mas deve fazer um relativo sucesso. 28/05/2010.

As Crônicas de Nárnia, A viagem do peregrino da Alvorada, o primeiro filme é bem fraquinho, sem emoção alguma, o segundo não vi, para o terceiro, a expectativa é baixa. 05/07/2010.

Os Mercenários, Stallone prometeu um filme saudosista, no melhor estilo das produções de ação dos anos 80 e reuniu um grande elenco, então se o Sly estiver com a mesma inspiração que estava em Rambo IV, expectativa baixa, se estiver com a mesma inspiração que estava em Rocky Balboa, Expectativa alta. na média, expectativa média. 20/08/2010.

Salt, Jolie em mais um filme de ação agora no estilo de Bourne, gosto muito do diretor Philip Noyce, mesmo assim, praticamente não vejo inovação alguma nos filmes de ação hoje em dia, espero muito que seja bom. Expectativa Média. 30/07/2010.

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 01: A série melhorou muito com o tempo, mas como será apenas a primeira parte do final, não sei se o resultado será bom, visto que é uma história incompleta. Expectativa Média. 19/11/2010.

Homem de Ferro 2, vi o trailer e o clima está muito parecido com o do original, promete ser muito bom, Expectativa Alta. 30/04/2010.

Origem, o novo filme de Christopher Nolan é o que eu mais aguardo para o ano que vem, o primeiro teaser e o recente primerio trailer são de deixar o queixo caído, e também estou adorando o mistério em cima da trama que o diretor vem fazendo, ao meu ver algo revolucionário vem aí. Expectativa Altíssima. confira o trailer legendado pelo parceiro Getro. 06/08/2010.




Obs. Minha relutância em ver trailers, é que ultimamente eles andam revelando demais sobre o filme, principalmente as superproduções que revelam todos as melhores cenas logo no trailer para chamar a atenção do público (vide 2012), prefiro ver o filme sem conhecer absolutamente nada sobre o visual empregado pelo diretor, mas as vezes é impossível e eu acabo assistindo,principalmente nos cinemas.

Que venha logo 2010! Feliz Ano novo a Todos!

24 comentários:

  1. São tantos filmes aparentemente bons que vou gastar bastante dinheiro indo ao cinema. Muitos desses filmes eu quero ver nas telonas, como os novos de Chris Nolan, Tim Burton e Martin Scorcese. Também quero ver o novo A Hora do Pesadelo - que não deve ser bom - e Sherlock Holmes, já que as estórias do detetive são legais. Gostei bastante de Chicago e acho que Nine será um belo filme. Se não for, possivelmente valerá pelas presenças das interessantes Nicole Kidman, Penélope Cruz, Marion Cottilard e Fergie.

    :D

    ResponderExcluir
  2. Alice e Nine são as minhas maiores expectativas...

    PS: esse blog é muito bom, apesar do blogueiro ser flamenguista...

    :D

    ResponderExcluir
  3. Desses estou à espera de O lobisomem,adoro o genero lobos e vampiros!

    ResponderExcluir
  4. Bom, pelos menos agora sei que se 2010 nãao for tão movimentado, terei ótimos filmes para ver :D

    ResponderExcluir
  5. Sugestão, Vinicius-filmes injustiçados-revi Rush,uma viagem ao inferno e tive a certeza da grandeza do filme e uma atuação absolutamente fantastica do Jason Patric(!!!).Se postar a respeito me avisa,valeu!
    Fabio Zen

    ResponderExcluir
  6. É a primeira vez que visito teu blog colega, gostei da pré-seleção dos filmes, entretanto gostaria de fazer uma crítica (encare como construtiva por favor), vc tentou colocar seus pontos de vista em TODOS eles, porém, a maioria vc disse que não fez questão de se aprofundar melhor no assunto do respectivo filme, sendo assim,como pode dizer se pelo menos acha que vai ser bom ou ruim se baseando apenas no cartaz "lol" ou direção e etc.. eu particularmente discordo de algumas das "expectativas" que o colega listou outros com certeza farão sucesso em locação e não nos cinemas infelizmente mas são fatos da vida.. no mais achei teu blog bem interessante,visitarei novamente :)

    ResponderExcluir
  7. Motumbo, obrigado por gostar da seleção e sentir vontade de acompanhar o meu blog, e críticas são muitíssimos bem-vindas, só que nesse caso eu sou obrigado a discordar, eu não sei se os filmes serão bons ou ruins, dizer que estou com expectativa alta, média ou baixa não implica em dizer que eu sei que os filmes serão bons ou ruins, você não acha?
    quando eu falo que não faço questão de me aprofundar, é justameente pq prefiro o elemento surpresa, muitos trailers hoje em dia revelam praticamente o filme inteiro o que eu acho frustrante, então eu costumo não conhecer muito, justamente sobre aqueles filmes que eu mais quero ver, para não estragar surpresas, portanto eu não sei o resultado dos filmes (pelo menos até assisti-los) mas creio que posso sim, basear minhas expectativas (eu sito no começo que são pessoais, então vc tbm pode sim e deve discordar e criar as suas próprias) no conjunto, se eu considero um diretor ou roteirista medíocre, eu acho que posso dizer que o próximo filme dessa pessoa não me gera expectativa! vc não acha? resumindo dizer que um filme está com expectativa baixa, não significa que eu tenha certeza que vai ser rui, é apenas um filme que não está me atraindo um grande interesse, dizer que é bom ou ruim só depois de assisti-lo! espero ter esclarecido meu ponto de vista!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  8. O dono desse blog é MUITO burro.

    [REC] não é cópia de Quarentena... Quarentena que é cópia de [REC], e o filme será continuação dos fatos logo após o final filme.

    Se vai postar algo em seu blog, aprenda sobre o que vai falar.

    ResponderExcluir
  9. Não me importo se vc me considera burro, até pq acho divertido revidar comentários assim, portanto vou transcrever aqui o que escrevi sobre REC 2: "é o cinema espanhol copiando o maior vício do cinema americano, fazer continuações desnecessárias, para quê meus Deus? Grandes chances de estragarem as boas lembranças do primeiro filme."
    Onde diabos eu falo em Quarentena aqui? eu digo que é uma continuação desnecessária, e até onde eu sei, um filme com o titulo REC 2 só pode ser continuação de um filme chamado REC, e é isso que eu escrevi, que Rec 2 é uma continuação desnecessaria do ótimo Rec, não falo em P... de Quarentena nenhuma! disse que o cinema espanhol está copiando o maior vicio do cinema americano que é fazer continuações caça-niqueis, não disse que o cinema espanhol estava copiando um filme americano! faltou as aulas de interpretação foi? cuidado que reprova.
    Se você diz que para postar algo no meu blog, eu devo aprender sobre o que vou falar. Eu digo pra você, se vai comentar em algum blog, aprenda a ler o que está escrito no post, ao invés de dar uma de espertinho mal educado!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Tbm estou muito anSioso por todos esses filmes.

    ResponderExcluir
  11. Cara assista os trailers se informe depois faça criticas.........


    fica inventando é facil...parece até que julgou os filmes pelo cartaz de divulgação...

    nem em todos os casos é claro mas seria bom falar apenas do que conhece não acha

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo. bela seleção de filmes. Se me permite, gostaria que soubesse que tenho a mesma opinião que o leitor Motumbo. Aí eu me pergunto, se você não conhece nada sobre certos filmes (nem mesmo assistiu aos trailers) como pode qualificá-los e apontar as espectativas?

    Mesmo assim fica meus parabéns por este post e pelo seu blog.

    abraço

    ResponderExcluir
  13. Certo Aldo,
    Eu vou detalhar melhor o que eu expliquei pro Motumbo, antes repito que não qualifiquei nenhum filme, não sei se são bons ou ruins pq ainda não vi, mas expectativas é possivel ter, se eu gosto de um diretor, roteirista ou de um ator envolvido é muito fácil criar expectativas altas sobre o próximo projeto do sujeito mesmo que vc não saiba nada sobre o filme quando ocorre o oposto, e eu tenho antipatia pelos envolvidos, as minhas expectativas podem ser baixas, expectativa não significa achar ruim ou bom e sim reflete o grau de interesse que o filme despertou em mim. dos 40 filmes que postei, são pouquissimos os casos que eu não sei muita coisa, mas ao menos a sinopse e os envolvidos no projeto eu sei, o que ao meu ver é suficiente para criar expectaticas positivas ou negativas! Aliás ver um trailer, nem sempre significa ficar mais informado sobre o resultado do filme, muito trailers enganam completamente o espectador, (vou citar dois exemplos, Separados pelo casamento e Amor é Cego são dois romances, mas foram vendidos pelos trailes como comédias romanticas escrachadas nos estilo quem vai ficar co mary, mas divago)! espero ter esclarecido!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,
    Realmente só pode falar se uma coisa é boa ou ruim que conhece a coisa, no entanto a ressalvas, não inventei absolutamente nada, os que eu não vi trailer, eu admiti que não tinha visto, mas não critiquei, apenas falei que o filme não me despertou interesse suficiente para conhecer mais sobre ele ou no contrário, quando me interessei, não quis assistir justamente para não estragar nenhuma surpresa!

    e outra coisa, assistir um trailer tbm não é suficiente para julgar ou conhecer o produto final de um filme, o trailer é uma peça publicitária que pode muitas vezes enganar o espectador, digamos mostrando as melhores partes do filme logo no trialer, vc poode até achar que o filme vai ser bom, mas qnd vê o filme completo se decepciona!

    ResponderExcluir
  15. Acho que 2010 sera o ano do cinema. Otimas produçoes nos aguardam. A maioria desta lista estou louca para ver, principalmente Alice e Origem.

    Aguardo sua visita ao meu blog. Se vc quiser fazer uma parceria de buttons eu topo. é so me avisar.

    ResponderExcluir
  16. Achei o post muito interessante e bem escrito, tanto que li tudo, até os comentários.
    Porém, ao ler os comentários fiquei impressionada como algumas pessoas se revoltam com as opiniões dos blogueiros. Isso é muito Positivista e comentar agredindo o autor é Terrorista!
    O mais legal mesmo é conhecer opiniões divergentes, pois é graças a elas que podemos mudar. Quando não concordarmos, tudo bem, pensamos diferente, mas se não damos o direito a livre expressão do outro, que direito temos de nos expressar. Thomas Kunh já dizia que o pensamento divergente é tão importante quanto o convergente.
    Pessoalmente espero que o novo Harry Potter não tenha uma fotografia tão escura quanto o último, que foi muito cansativo de ver, no mais o fato de ser dividido em duas partes pode garantir que não se excluam os detalhes do livro.

    ResponderExcluir
  17. Cara...eu dei uma geral na lista, achei fantástica, vários filmes interessantes ( eu fiz uma lista de 7 pro meu blog, bem mais limitada).

    Ai cheguei no REC2... É um dos filmes que eu mais espero ver em 2010!!
    Deu mancada feia cara...assume isso que fica tudo certo. E veja o REC verdadeiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. concordo com vc em relaçao a escpectaiva dos filmes, tava procurando um post desse faz tempo com todas a novidades do cinema, agora eh esperar pra ver neh?! vlw flw!

    ResponderExcluir
  19. Diogo, não entendi quanto a ver o Rec verdadeiro, eu assisti apenas o Rec espanhol, não vi a desnecessérai refilmagem americana, acho Rec um ótimo filme, mas acho que a continuação é desenecessaria, pra mim é um caça niquel, mas espero que seja bom com o original, seria maravilhoso
    um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Peter jackson longe desde King Kong? Recomendo se informar mais das coisas e ver District 9...

    ResponderExcluir
  21. kkkk, tem povo que comenta em blog que é tão engraçado, se acha o sabichão querendo corrigir o blogueiro e só fala merda!

    Distrito 9 foi dirigido por Neil Bloomkamp, um diretor sul-africano, Jackson foi apenas o produtor-executivo, ou seja, consegui a grana pro diretor fazer o filme! que burro dá zero pra ele!
    o mesmo eu falo pro DarkKaos ali em cima, que falou besteira sobre [REC]!

    ResponderExcluir
  22. O blog é muito bom mesmo, mas esses comentarios com expectativas baixas sobre filmes q o autor do blog nao sabe nada a respeito perde um pouco de credibilidade.

    ResponderExcluir
  23. valeu por achar o blog bom, quanto as expectativas, baixas que eu dei, eu desisto de tentar me explicar, leia os cometarios acima e entenda pq! rsrsrsr!
    mas quanto a não saber nada a respeito, é um equivoco, eu posso não ter visto todos os trailers ou todas as sinopses, mas sei o suficiente sobre cada um deles para despertar ou nãi interesse em mim!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...